Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  

Ictio no nano ...

Ir para baixo 
+4
Denis Cetera
Dylan
Ras Miglio
crhistianvedder
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
crhistianvedder
Regular
Regular
crhistianvedder

Número de Mensagens : 382

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 8:24 pm

Fala pessoal!

Bem, tive um problema com ictio no meu nano, onde estavam os Hypressobrycon sp. Todos eles ficaram com ictio e nesse aqua eu tenho neons, ottos, um rineloricaria e dois peixes-gato.

Quando vi os peixes assim, retirei logo e coloquei 4 litros da água do próprio nano em um balde virgem. Como a única coisa que tinha era Alcon Aqualife, li a bula e pinguei 2 gotas por litro e coloquei um aerador bem fraquinho (já que a bula diz que é bom suspender a filtragem). Isso foi a noite, de manhã eles estavam mortos ...

Todos os outros peixes estão bem, mas reparei no sábado que um dos peixe-gato estava com cinco bolinhas brancas. Fiquei com medo de fazer o mesmo tratamento. Ele continua no aqua e está bem, tá mais parado que o outro mas está bem e as bolinhas não aumentaram, mas continuam.

O que pode ter infectado eles? Qual tratamento ideal? Desconfio desse aqualife ... Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Número de Mensagens : 2505

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 8:29 pm

Fala Crhistian, essa época de chuva é muito comum os peixes pegarem ictio, o ictio aparece quando seu aquário é submetido a bruscas variações de temperatura...

Você deve colocar um termostato no aquário pra manter a temperatura equilibrada, ou você pode usar o anti-ictio da alcon, em um aquário separado.

O ideal mesmo é combinar o uso dos dois. Agora Crhistian, toma muito cuidado, ictio é altamente contagioso, se você não começar o tratamento logo, pode perder todos teus peixes.

Abraços
crhistianvedder
Regular
Regular
crhistianvedder

Número de Mensagens : 382

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 8:35 pm

Putz, nem me fale!

Vou separar então o peixe-gato (alguém descobriu o nome?) e comprar amanhã um anti-ictio.

Com relação ao termostato, onde eu posso comprar um, que não seja muito caro?

Abraços!
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 8:37 pm

Crhistian, a melhor coisa eh comprares um termostato. Só o anti-íctio pode não resolver, mas só o termostato tem 90% de chance de resolver.

Liga pra lojas pra ver, pro teu aquário um de 25w é suficiente, deve ser bem baratinho.

Abraços
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan

Número de Mensagens : 1901

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 8:45 pm

Crhistian, íctio é o resfriado dos peixes, muitas vezes écurando bastando elevar a temperatura do água pra faixa dos 30º. Já ouvi falar em usar sal grosso quando aumentar a temperatura, mas no caso do catfish, se for peixe de couro, não use sal. Se você conseguir o termostato não precisa tirá-lo do aquário, apenas ajuste para 30º, pois nessa temperatura a doença não se propaga, e continue alimentando-o normalmente que ele se recupera, o choque da mudança muitas vezes pode ser pior.
http://twitter.com/Dan_ASampaio
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera

Número de Mensagens : 1089

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 9:33 pm

fala meu amigo, concerteza queda brusca de temperatura, é quase certo que com o choque termico o ictio apareça, uma dica importante sobre os remedios da alcon, NUNCA coloque a quantidade que diz na bula, pois é fatal, principalmente para peixes pequenos,SEMPRE ultilize a metade da dosagem, infelismente alguns produtos nacionais ainda estão longe de serem inofensivos para os nossos aquarios, os produtos da alcon são um exemplo classico do que estou dizendo(salvo o teste de ph e amonia toxica), por isso ultilizando a metade da dosagem SEMPRE vc terá bons resultados, em relação ao peixe gato, não use nenhum tipo de antibiotico, ele morrerá mais rápido com o remédio por exemplo do que pela doença , peixes de couro são muito sensiveis a medicamentos ,no caso dele vc deve subir a temperatura pra 30 a 31 graus e aumentar a circulação de agua, quanto mais quente a agua menos oxigenio lembre-se disso, e como normalmente o ictio ataca principalmente as gueurras dos peixes, se não ouver forte oxigenação no tratamento o peixe acaba morrendo por asfixia,no caso de um termostato vc pode comprar com o jacks na via amazonia ou no centrão, procure pela marca VIGOAR, mas lembre-se, termostados mais baratos são um pouco mais dificeis de calibrar, já que isso é feito manualmente, não existe uma escala, vc tem que ir girando o dispositivo até chegar na temperatura desejada, da um pouco de trabalho, mais funciona, se quiser gastar um pouquinho mais, procure por ATMAN ou VIA AQUA, são bons termostatos digitais menos trabalhosos na hora do funcionamento, grande abraço e boa sorte.
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 9:54 pm

Isso mesmo, esqueci de comentar sobre a metade da dosagem.

Você pode regular a temperatura usando em conjunto com o termostato um termometro digital ou de mercúrio mesmo.

Abraços
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes

Número de Mensagens : 593

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 10:09 pm

Galera,

Tb estou com o mesmo problema, e o que conheço de tratamento já foi repassado acima, mas não vou usar remédios, vou tratar no aquario.

Amanhã vou no Centrão comprar um termostato, lá sem dúvida vai ser mais barato, agora o meu aqua tem aproximadamente 80 a 90 litros, qual a potência indicada para o termostato???

Uma coisa que eu acho que não falaram acima é que o aquario deve permanecer sem iluminação no período do tratamento.

Para ajudar tb estou por via das dúvidas aplicando no meu filtro externo uma folha de castanhola.

Ainda não apliquei o sal, vou esperar um pouco mais, pois só alguns tetras estão apresentando os ptos brancos e a minha Bótia, caso o tratamento da temperatura não minimize a contaminação vou entrar com o sal, pois tenho muitas corydoras e não quero trazer problemas a elas.

Agradeço a ajuda de todos.

Marcelo Paredes
Convidad
Convidado

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 10:45 pm

Caras, vcs exageram muito no ar condicionado à noite?

Pergunto isso pq aqui em casa nunca tive esse problema com íctio e nunca usei termostato aqui em Belém (o meu que usava em Porto Alegre tá guardado desde 2003). A temperatura, por aqui, deve variar no máximo só uns 10 °C entre a noite com meu ar ligado e o pico de temperatura às 14hs e olhe lá. Nem se compara às variações que pegava lá pro sul, quando num belo dia de 34 °C, vinha uma frente fria e derrubava os termômetros pros 15 °C.

Quanto aos remédios, sou mais dar banhos com permanganato de potássio do que essas porcarias da Alcon (já me incomodei muito com essa marca, quero distância). Outra coisa que bactérias dificilmente resistem é um ambiente híper-oxigenado.

Crhistian, acho q no caso do ictio, procure manter a água entre 28-30 °C que deve resolver. Se o seu nano fica em algum quarto que pega arcond à noite é melhor movê-lo para algum cômodo que não sofra essa variação bruca de temperatura.

Abçs e boa sorte!

PS: aparece no msn pra gente conversar.
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 10:48 pm

fala marcelo,amigo que pena que seus peixes tambem apresentam esses sintomas, mais como sei que é um aquarista dedicado logo vai resolver o problema........ como seu aquario tem 80 a 90 litros vc pode usar um termostato de 75w ou 100 w, o ideal é 1 watt por litro, mais acredito que não exista em nosso mercado até então termostatos com 80 ou 90 watts, por isso use qualquer uma das opções que te falei e terá um ótimo resultado, em relação ao sal grosso,acredito que seja um dos melhores tratamentos contra o ictio, mais não aconselho ultilizar sal em aquarios principais principalmente se tiver plantas, elas não vão resistir ao sal, tambem não usaria em peixes sem mucosa ou de couro,como por exemplo,cascudos, itui cavalo ou corydora, sem esquecer da bótia, ja perdi botias palhaço ministrando sal grosso, por isso o conselho que te dou é que não use nesses peixes, acredito que o aumento de temperatura + folhas de castanheira + alimentação intensificada vão resolver o problema, amigo outra coisa, o aquario sem iluminação não se aplica ao tratamento do ictio,na verdade não vai fazer a menor diferença na cura dos animais, normalmente deixamos o aquario no escuro quando se trata do Oodinium, como ele é um parasita fotosintético, mantendo o aquario no escuro sem luz pra fazer fotossintese ele acaba morrendo, bem amigo boa sorte no tratamento, grande abraço.

Última edição por Denis Cetera em Ter Mar 03, 2009 11:00 pm, editado 1 vez(es)
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 10:58 pm

Valeu Cetera,

Vou procurar um termostato de 75 amanhã, acho que o de 100 vai ser muito.

Uma observação, minha água já tem a média em 30 graus, por isso me assustei um pouco, pois com essa média não devia ter aparecido o Ictio, mas de qualquer forma vou aumentar para 31 constantes e ver o resultado.

Qto a questão da iluminação li isso em vários fóruns que tratam do tratamento do Ictio, não vi explicação do por que, porém como pareceram discussões convincentes tomei essa medida que não vai custar tentar, achei melhor tomar essa providência do que usar os produtos da Alcon ou da Atlantys que dizem tb fazer efeito. Já cometi o erro no passado de usar remédio no aquario principal e a biologia foi pro brejo e muitos outros problemas maiores aparecerem depois, então resolvi tentar esse de deixar sem iluminação, e tb pode servir de prevenção, pois é muito comum uma infestação vir seguida de várias outras doenças, então é melhor prevenir do que remediar.

Tb ouvi nessas discussões que em outras cidades tb ocorre esse fenômeno qdo chegam chuvas intensas, mas não acredito que seja somente por variação de temperatura, concordo com alguns colegas de outros fóruns que acusam que essas infestações em épocas chuvosas serem devido a problemas com a companhia de abastecimento de água, onde o tratamento da água fica comprometida com chuvas intensas e devido a poluição a água precipitada já vem contaminada.

É isso ai, obrigado mais uma vez.

Marcelo Paredes
Convidad
Convidado

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 11:03 pm

Marcelo,

será que os condicionadores não removem esses poluentes? Sorte aqui em casa a água ser de poço artesiano.

Minha tese pro íctio dar aqui em Belém é o aquarista manter o aquário em um cômodo que tem arcond funcionando por parte do dia (ou noite) e acabar exagerando no frio (conheço caras que regulam o arcond aqui pra 16 °C só pra dormir com edredon) sem ter o aquecedor no aquário. Aí dá aquela variação brusca na temperatura da água e o resto vcs já sabem.

Boa sorte com o tratamento.

Abçs
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 11:11 pm

|Lucas,

Os condicionadores removem os poluentes mas não as bactérias e podemos constatar isso tb em nossos filhos pequenos, nessa época é comum os problemas com rotavirus e outras viroses. É só começar a chover mais intensamente.

Abs

Marcelo Paredes
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyTer Mar 03, 2009 11:14 pm

Acredito marcelo que essa hipotese da agua chegar até nossas casas mais poluida em algumas épocas é bem provavel,concerteza isso explicaria muita coisa, em relação a iluminação do aquario, o que ocorre é que os sintomas do Ictio e do Oodinium são muito parecidos, e muita das vezes alguns aquaristas não conseguem identicar corretamente a doença,por isso que a maioria dos foruns generaliza o tratamento, então nesse caso acho muito valido manter o aquario apagado, porque sabemos que se for Oodinium vai ajudar a resolver o problema, e se for o Ictio mal não fará,de qualquer forma boa sorte mais uma vez
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyQua Mar 04, 2009 12:05 am

Marcelo, o indicado é 1w/l, mas acho que no seu caso um de 50w já quebrava o galho.

Não indico o uso do sal, corydoras e peixes de pele (como o Cetera já falou) são muito sensíveis quanto ao sal.

Lucas, 10º já é uma variação muito grande... no meu quarto, onde fica o aquário dos primitivos a temperatura normal é de aproximadamente 26/27º e quando ligo o ar-condicionado cai pra 22º, porém meu aquário é grande e os peixes também, nunca tive problema com íctio nele.

Se não quiser usar o anti-íctio, também pode usar azul de metileno, baixa dosagem, também funciona.

Abraços
Convidad
Convidado

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyQua Mar 04, 2009 12:39 am

Miglio, acho q me expressei mal...10 ºC é a variação da temperatura do ar...a do aquário é muito pequena, à noite faz 25-26 e ao dia 28-29.

Abçs
Mauro
Regular
Regular

Número de Mensagens : 420

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptyQua Mar 04, 2009 1:58 am

[/b]CUIDADO COM OS PRODUTOS DA ALCON, PRINCIPALMENTE COM OS PEIXES DE PELE, É ALTAMENTE RECOMENDADO QUE NÃO SE USE EM PEIXES DE PELE, PRINCIPALMENTE EM NEONS, PERDI 13 NA ULTIMA MONÇÃO!
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias

Número de Mensagens : 2112

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptySex Mar 06, 2009 4:45 am

Essa regra de 1w/l com o aquecedor deve servir apenas em lugares mais frios...

Eu tenho um aquecedor de 300w e o colocava ao lado de uma bomba submersa... dava conta e sobrava pro meu aqua que tem 480l...

O segredo é colocar uma bomba de circulação proximo ao aquecedor...
O meu passava a maior parte do tempo desligado de tão eficiente...

Eu aumentaria para 31 graus e reforçava na alimentação... é suficiente...
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptySex Mar 06, 2009 9:17 am

Fala Rubem,

É o que eu estou fazendo, sendo que estou colocando até 32º, pois estou somente com o aquecedor, não vou comprar um aquecedor com termostato que vai me custar muito mais de R$50,00. Comprei dois aquecedores de 40W no Centrão ao preço de R$4,30 é isso mesmo R$4,30 cada um, heheheheh.

Até o momento os peixes estão bem, e os infectados, que são os tetras mais os neos verdes estão bem, se alimentando bem, a Botia apresentou os pontos brancos mas agora sumiram. Acrescentei tb uma folha de amendoeira para prevenir possíveis infecções de bactérias oportunistas. Não fiz a aplicação de Sal, quero manter meus Labeos e minha Botia em bom estado, seria minha última opção, remédios já descartei o uso.

Abs

Marcelo Paredes
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias

Número de Mensagens : 2112

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptySex Mar 06, 2009 9:36 am

Com certeza muito mais em conta!!!! =]

Abraço!!!!
Glauter
Colaborador
Colaborador
Glauter

Número de Mensagens : 692

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptySex Mar 06, 2009 9:32 pm

Centrão é centrão as vezs passo lá só para saber se tem novidades hehehhe! Muito barato as coisas lá!
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptySex Mar 06, 2009 9:44 pm

Me esqueci de avisar,

Vi lampadas Degenbão no Centrão a R$16,50 a de 15w, tem tb as de 20W que não vi o preço mas não deve ser R$ 34,00 (com desconto) como me ofereceram um dia desses em uma das lojas tradicionais, hehehehehehe.

Qdo passarem por lá e souberem de novidades postem e avisem a galera, vamos fazer a campanha "pague um preço justo".

Abs

Marcelo Paredes
Convidad
Convidado

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptySex Mar 06, 2009 10:04 pm

Marcelo,

Você sabe qual a temperatura de cor dessas Degenbao? É que acho caro R$ 34,00 se for as de 6500 ou 6400K, pois você consegue uma Osram ou Philips ali pertinho, na Casa das Lâmpadas, por um preço bem mais em conta, lá tem até a Silvana Gro-Lux. Mês passado fiz uma pesquisa por lá para ver quanto custava montar um kit HQI de 150W 10000K, para minha surpresa, lâmpada (Osram - alemã) + reator + calha + fios, deram menos de R$ 150,00. Se alguém já viu o preço disso das marcas oficiais do aquarismo vai ver que dá uma boa diferença. Só não comprei porque ainda não tenho aplicação para ela (e nem grana Embarassed ), mas se algum dia sair um plantado grande, já sei como vai ser a iluminação.

É isso aí, DIY RULEZ!!!

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptySeg Mar 09, 2009 2:21 am

Opa, campanha preço justo to dentro Very Happy
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... EmptySeg Mar 09, 2009 9:04 am

Lucas B Minotto escreveu:
Marcelo,

Você sabe qual a temperatura de cor dessas Degenbao? É que acho caro R$ 34,00 se for as de 6500 ou 6400K, pois você consegue uma Osram ou Philips ali pertinho, na Casa das Lâmpadas, por um preço bem mais em conta, lá tem até a Silvana Gro-Lux. Mês passado fiz uma pesquisa por lá para ver quanto custava montar um kit HQI de 150W 10000K, para minha surpresa, lâmpada (Osram - alemã) + reator + calha + fios, deram menos de R$ 150,00. Se alguém já viu o preço disso das marcas oficiais do aquarismo vai ver que dá uma boa diferença. Só não comprei porque ainda não tenho aplicação para ela (e nem grana Embarassed ), mas se algum dia sair um plantado grande, já sei como vai ser a iluminação.

É isso aí, DIY RULEZ!!!

Abçs

Lucas,

Vc não entendeu, disse que no Centrão é 16,50 e a mesma lâmpada Degenbão já me ofereceram, em lojas tradicionais de aquarismo, por 34,00.

Abs

Marcelo Paredes
Conteúdo patrocinado

Ictio no nano ... Empty
MensagemAssunto: Re: Ictio no nano ...   Ictio no nano ... Empty

Ictio no nano ...
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte