|
| Discos doentes ? | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Renato Arruda Alevino
Número de Mensagens : 5 Data de inscrição : 05/03/2014
| Assunto: Discos doentes ? Qua Mar 05, 2014 11:06 am | |
| Discus doentes! Olá pessoal, estou enfrentando minha primeira crise no Aqua com Discus. Como sei que pode ser um grande problema ou talvez um simples ajuste, peço a ajuda de vocês. Vamos lá.. Ganhei um red turquesa (aprox 6cm) de uma amiga e acabei não quarentenando, até aí tudo bem, não tinha característica de doença, eu Mesmo estava na loja (shopping itaigara) quando ela comprou, dois dias depois ele se alimentava no meu Aqua e já estava "enturmado". Resolvi comprar o excel pra dar um up nas plantas e coloquei a dosagem conforme especificações da embalagem. No dia seguinte notei o disco que ganhei se esfregando nas plantas e troncos, fiquei preocupado pois vi um dos adultos também se coçando e com uns trimiliques estranhos. Por indicação de um vendedor de uma determinada loja, comprei o microbe-lift herbtana da freshwater, suspeita de ser parasitas, baixei o nível da água do Aqua, retirei o purigem e comecei o tratamento conforme as especificações da embalagem. (1ml pra cada 19litros durante 10 dias) Não vi melhoras nos peixes. No 3º dia coloquei mais uma tampinha de excel para as plantas. No 5º dia de tratamento notei o peixe na superfície como se faltasse oxigênio. Fiz uma TPA no dia seguinte, adicionei o de costume, discus trace, Discus Buffer e primer. Hoje pra minha tristeza no 7º dia de tratamento ele não resistiu e morreu, encontrei um dos neons e outro discu na superfície também. O que devo fazer? Pensei em encher novamente o aquário, suspender o excel e o microbe-lift herbtana Minha dúvida é: foram contaminados com o peixe que ganhei ou se é por causa do excel que coloquei na água... O que fazer? Estou desesperado Tenho meus Discus a 8 meses e nunca tive problemas Setup 330litros Filtro jebo 1500 Filtro UV saída do canister 24h PH 6.8 Temperatura 29°/30° Amônia 0 Nitrito 0 Fauna 8 Discus 10 neons 10 Mato Grosso 5 ramirezi 10 rodostomos Flora Amazonenses
| |
| | | Higo Abe Peixinho
Número de Mensagens : 47 Idade : 33 Data de inscrição : 15/02/2011
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qua Mar 05, 2014 3:19 pm | |
| Olá Renato Arruda, aparentemente vc teve todos os cuidados necessários e as variaveis da água estão de acordo com seus peixes. pelo que vc relatou "peixe se esfregando" é tipico de tentativa de se livrar de parasitas, e o tratamento foi de acordo com o manual do produto. No entanto, seu peixe por não passar por uma quarentena, e ter sofrido um estresse excessivo no seu aqua (devido a adaptações a agua e ao grupo) e somado a infestação de parasitas pode ter causado a morte de seu peixe.
Com relação ao resto do aqua, vc deve fazer mais TPA's, colocar um novo peixe no aquario sem passar por uma quarentena pode causar a infestação de todo aquario, e se seus peixes estao o mesmo sintoma do disco que morreu isso confirma a hipotese. Em casos extremos, é bom esterilizar todo o aqua, peça por peça e fazer o tratamento dos peixes em aquarios hospitais.
Mas comece pela tpa, abraço | |
| | | Leonardo Alcantara Regular
Número de Mensagens : 242 Idade : 39 Data de inscrição : 14/10/2009
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qua Mar 05, 2014 4:13 pm | |
| amigo,
Não foi o excel nem a medicação e pelo que estou vendo vc está deixando o filtro UV ligado direto por 24 horas já que vc colocou a medicação no modo de usar conforme o fabricante recomendou, mas vc tinha que desligar o filtro UV pq em certas medicações esse filtro não deixa a medicação agir e não é recomendado esse filtro ficar ligado por 24 hs mesmo em aquários com peixes saudáveis, pois se deixar o filtro ligado direto em 24 horas a água ficará sempre esterilizada e os seus peixes irão se acostumar com essa água esterilizada e se vc resolver vender eles, vai ser difícil conseguir encontrar uma pessoa que tem aquario com esse tipo de água, em qualquer parte de mundo, pois se vc remover eles e colocar em um aquário com água não esterilizada, eles irão morrer. OBS: DURANTE A QUARENTENA VC TEM QUE DESLIGAR O FILTRO UV PARA ELE NÃO REMOVER AS MEDICAÇÕES QUE VC IRÁ REPOR, PQ ELE REMOVE SIM E NÃO ADIANTA VC TIRAR SOMENTE O PURIGEN PARA A MEDICAÇÃO AGIR SE VC DEIXA O UV LIGADO DIRETO, ESSE FILTRO VC TEM QUE USAR TODO DIA NUM PERIODO DE 8 A 12 HORAS ( EM AQUARIO COM PEIXES SAUDÁVEIS ) E NUNCA USE EM UM AQUARIO COM MEDICAÇÃO. Espero que tenha te ajudado. | |
| | | Renato Arruda Alevino
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qua Mar 05, 2014 7:11 pm | |
| @higo fiz uma TPA hoje e farei outra daqui a dois dias. Você conhece essa medicação? Obrigado | |
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qua Mar 05, 2014 7:13 pm | |
| Leonardo, esqueci de comentar, o filtro UV ficou desligado durante todo tratamento. Não estou vendo melhoras com Essa medicação, não seria verme de guelras? Mas os Sintomas são os que relatei, se esfregando e respirando na superfície | |
| | | Higo Abe Peixinho
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qui Mar 06, 2014 12:53 pm | |
| Renato Arruda, conheço esse medicamento sim, mas nunca o usei. Quando enfrento casos de patógenos, procuro descobrir a causa e o agente patogênico no microscopismo, através de raspagem de muco, branquias e caracteristicas do peixe (tenho acessibilidade no Lab de ornamentais da UFPa para utilização de equipamentos nescessarios) só entao começo os tratamentos. Inicialmente tento a fitoterapia, folhas de Catappa e sal, dependendo da gravidade, podendo usar ate quimicos mais fortes como formol, verde malaquita e azul de metileno. este últimos devem ser ministrados com extrema cautela pois são extremamente toxicos e cancerígenos.
A caracteristica de "flash" (nados rapidos e se arrastando no fundo, troncos ou plantas) é tipicamente de tentativa de se livrar de parasitas, o trichodina por exemplo é um parasita que so pode ser visto com microscopio, ele fica raspando a pele e as branquias do animal, causando lesoes, atravessando a proteção mucosa e degradando a os filamentos branquiais, podendo causas ferimentos com hemorragia e hipoxia aos peixes. Outros parasitas tambem tem caracteristicas semelhantes, e todos abrem porta para infecções fungicas e/ou microbiana.
| |
| | | Higo Abe Peixinho
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qui Mar 06, 2014 12:57 pm | |
| Estes parasitas podem ficar instalados nos peixes e ser transmitidos apenas de "peixe para peixe" mas ha outros que ficam em outras formas, cistos, larvas e ate mesmo adultos, que se instalam temporariamente em plantas, troncos, filtros... so esperando um próximo hospedeiro passar, então se vc n conseguir tretamento eficaz a infestação do seu aqua ja foi feita. Ai é so desmontando tudo esterilizar e remontar... | |
| | | Minotto Regular
Número de Mensagens : 123 Data de inscrição : 16/04/2013
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qui Mar 06, 2014 1:08 pm | |
| Sou leigo na área, porém leio periodicamente a coluna do Jack Wattley na revista Tropical Fish Hobbyst, onde ele geralmente relata o uso de extrato de alho para tratamentos terapêuticos de seus discos. Ele afirma que as propriedades do alho são fantásticas para matar parasitas gastro-intestinais, mas acredita que o mesmo também pode auxiliar no tratamento de outros tipos parasitários, além de estimular o apetite dos peixes. Eu agora não me recordo das quantidades que ele usa, mas ele usa um dente de alho esmagado, coloca num copo com água por algumas horas, e usa no aquário essa água, sem colocar o alho. Às vezes ele também faz uso do óleo de alho, que ele retira das cápsulas, dessas que são vendidas em lojas de suprimentos/farmácias. Acredito que você pode jogar no Google algo como "Jack Wattley discus garlic treatment". Coloquei o resultado da pesquisa aqui.
Espero que consiga resolver logo essa bronca com seus peixes.
Abraços | |
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qui Mar 06, 2014 2:22 pm | |
| Renato, Vc pode usar folhas de amendoeira que são aquelas folhas mágicas, elas curam doenças e é um antibiotico natural, pois amolece e acidifica a água, mas a desvantagem dela é que ela contém ácido tânico que escurece a água deixando a água do aquario numa cor de chá, sabes? como nessas fotos abaixo: Agora eu não sei se vc curte, mas é melhor ficar com o aquario nessa cor do que perder os discos ou se vc não quer que a água fique com essa cor providencie um aquario hospital e coloque ela no aquario hospital que vai ficar com a água de cor de chá somente assim que vc pode curar os seus discos, clique aqui para obter maiores informações sobre essas folhas, já que o suplemento de alho ( garlic guard ) da seachem só serve para forçar os seus discos a comerem ração. | |
| | | Higo Abe Peixinho
| Assunto: Re: Discos doentes ? Qui Mar 06, 2014 4:20 pm | |
| Leonardo Alcantara, as folhas de amendoeira são magicas mesmo, mas em estagio avançado de infestação ou infecção elas podem n ser tao eficazes em ação imediata. Eu sempre sugiro o uso delas como preventivo ou em estagios inicias de infecções. o efeito black Water realmente é fantastico!! adoro esse layelt
Minotto, extrato e oleo de alho são otimos fitoterápicos, a "alicina" que é o principio ativo deste é utilizados principalmente incluido na ração pelas suas propriedades bactericidas de acordo com o artigo "extratos vegetais como aditivos para rações de peixes. (Santos, 2009)".
Renato Arruda, mande noticias de como vc tem se saido | |
| Assunto: Re: Discos doentes ? Dom Mar 09, 2014 7:55 pm | |
| Então pessoal, estou iniciando agora no ramo e acredito que o mais natural que possamos usar, sempre vai ser melhor para os peixes. Não gosto muito da água com cor de chá mas se for por um período gosto da idéia. Se puderem me passar o procedimento pra tratar as folhas de amendoeiras agradeço. E o sal grosso? Também já ouvi falar muito bem em um banho que se dar nos peixes mas fiquei com receios... Atualizando as informações; Falei com um criador aqui de salvador e ele achou estranho os peixes irem a superfície, na verdade acabei fazendo uma burrada quando baixei o nível do aquário pra colocar a medicação (pensei na economia) o percentual de oxigênio baixou e acredito que isso tenha agravado a morte do Discu. Coloquei um compressor no dia seguinte e enchi novamente o aquário ( já havia passado os 10 dias de tratamento) hoje eles estão bem, alimentando normalmente mas as vezes uns trimiliques rápidos, talvez tentando se livrar de algum parasita/verme. Nesse caso a folha de amendoeira resolveria? Ou sal grosso? Obrigado abraços | |
| Assunto: Re: Discos doentes ? Dom Mar 09, 2014 10:03 pm | |
| Se vc ficou com receio de usar ou tem medo de exagerar na qte de sal eu acho melhor vc usar a amendoeira, como vc acabou de falar que não curte água escura então não coloque no aquario principal a amendoeira e sim no aquario hospital ok? assim vc ficará com a água escura ( cor de chá ) no aquario hospital e já que para saber mais a respeito sobre a amendoreira, como é que se faz o processo antes de colocar no aquario segue esse link : https://gpaquarismo.forumeiros.com/t192-as-folhas-magicas?highlight=folhas+m%E1gicas.Boa sorte! | |
| | | Higo Abe Peixinho
| Assunto: Re: Discos doentes ? Seg Mar 10, 2014 12:17 am | |
| Peixes se alimentando, significa que ja estão melhores... mas tais "tremiliques" podem ser sinal que seu aqua n esta livre dos benditos parasitas. O livro "guia pratico de doença de peixes" do "Bassleer" sugere um tratamento de sal á 15g/L por um periodo de 15 a 60 mim 2x com 2 dias de intervalo... mas se seu aqua que esta infestado n vai adiantar muita coisa...
Os tratamentos são todos eficientes sim, mas se vc n se livrar das fontes dos parasitas n vai sanar o problema nunca.
abrao, e melhoras ao seus peixes | |
| | | carlinhos Peixinho
Número de Mensagens : 23 Data de inscrição : 25/11/2013
| Assunto: Isso é Ictio Dom Mar 23, 2014 1:10 pm | |
| Já tive esse problema uns dois dias, após adicionar novos peixes. É parasita, mais provável ictio, em todas as vezes que tive esse problema consegui tratar com muito sucesso, apenas usando o Alcon Ictio, siga o tratamento conforme a bula e mantenha 32cº que em poucos dias estarão bem.
Obs.: Assim como informa na bula, ao refazer a dosagem após 48 h, você não precisa fazer TPA, repõe a dosagem em 100% mesmo.
Abraço, | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Discos doentes ? | |
| |
| | | | Discos doentes ? | |
|