|
| Discos Doentes | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Dylan Moderador
Número de Mensagens : 1901 Idade : 44 Data de inscrição : 16/04/2008
| Assunto: Discos Doentes Qua Set 24, 2008 10:33 am | |
| Amigos, vou relatar algo que está acontecendo no meu aquário: Aparentemente todos os peixes estão saudáveis, há tempos não perco nenhum peixe, porém, a cerca de dez dia no domingo quando me preparava pra sair para almoçar me deparei com um disco deitado de lado se debatendo na superfície do aquário. Não observei nada de anormal na superfície do corpo, nadadeiras normais sem sinais de ataque de bactérias, nada de manchas nem coloração avermelhada em parte alguma do corpo, mas o disco parecia que estava morrendo... rapidamente preparei o aquário hospital e, como não tinha a menor idéia do que estava acontecendo pensei em duas coisas: bactérias atacando os órgãos internos e/ou flagelados intestinais. Resolvi usar o que tinha a mão, coloquei no aqua hospital uma dose de Sera Flagelol que comprei do André alguns meses atrás e, no desespero já que não tinha folhas secas de castanheira e ia demorar pra secar as que eu tinha, o Labcon Bacter. Logo após preparar o aquário hospital e colocar lá o disco percebi outro um pouco "baqueado" e o coloquei lá também. Pois, para minha surpresa e alegria algumas horas depois os dois discos recuperaram o equilíbrio e no dia seguinte já estavam comendo e nadando normalmente. Segui a bula do flagelol que dizia para deixar os peixes lá por 72 horas e ao final do prazo se eles estivessem se alimentando normalmente encerrar o tratamento. Eles voltaram para o tanque e estão perfeitos como se nada tivesse acontecido! Pois bem, passado o susto a mais de uma semana, ontem no trabalho eu recebo uma ligação da minha mulher: "Daniel, corre pra casa senão tu vais perder todos os teus peixes!" Imagina a minha agonia pro expediente acabar e eu correr pra casa! Chegando em casa me deparei com três outros discos em condições semelhantes àqueles que eu salvara na semana anterior porém, devido ao tempo que eles ficaram lá, dois deles pareciam bem piores, um apenas respirava deitado de lado se apoiando em baixo de um galho do troco pra não flutuar e o outro parecia um pião rodando de lado na superfície! Novamente montei o hospital e coloquei os três peixes lá. A única anormalidade que notei ao retirá-los de lá foi que aparentemente eles estavam com as barrigas um pouco inchadas (se bem que todos estão gordos). Resolvi repetir o tratamento que tinha feito da outra vez, mesmo achando que dessa vez a situação estava pior e que só pra um deles iria funcionar... Hoje acordei e quando fui olhar o hospital lá estavam os três nadando normalmente!!! Coloquei ração a pouco e mesmo ainda estando um pouco tímidos começaram a catar a ração no fundo do aquário! Depois de partilhar a minha experiência pergunto? O que pode ser isso? Bactérias? Flagelados? Será que do mesmo jeito que aconteceu antes estou correndo o risco do mesmo acontecer a outros peixes? Como faço pra prevenir? Tenho medo de adicionar medicamentos no aqua principal e acabar com toda a biologia e implodir o meu aquário! Lembrando ainda que o custo seria alto já que é um aqua de 500l... | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Discos Doentes Qua Set 24, 2008 10:43 am | |
| Ia esquecendo, medi os parâmetros do aquário ontem: PH - 6,5 Amônia - 0 Nintrito - 0 KH - 2 GH - 2 | |
| | | Ras Miglio Moderador
Número de Mensagens : 2505 Idade : 41 Data de inscrição : 03/08/2007
| Assunto: Re: Discos Doentes Qua Set 24, 2008 11:32 am | |
| Dylan, a melhor coisa que você faz é adicionar umas 6 a 8 folhas de castanheira secas no seu aquário. Já que as tuas não estão secas, dá uma volta na cidade, vai ali pela federal... lá tem muitas folhas caidas no chão, é só escolher as melhores, dar uma lavada e jogar no aquário. Você pode também dobrá-las e colocar nos filtros, ou dentro daquelas bolsas usadas pra carvão ativado. | |
| | | André Cunha - AQUANORTE Lojista
Número de Mensagens : 638 Idade : 40 Data de inscrição : 23/05/2008
| Assunto: Re: Discos Doentes Qua Set 24, 2008 11:44 am | |
| Daniel, Bom Dia!!
Isso é um típico caso de parasitas intestinas e/ou flagelados intestinas.
É recomendado que pelo menos 1 x a cada 3 meses vc faça um tratamento (como preventivo) em TODOS os seus discos (mesmo os que estiverem aparentemente bem).
Para a sua sorte vc tinha um SERA FLAGELOL, pois acredite este remério é MILAGROSO!!!, já consegui salvar peixes que estavam (na minha opinião) com no máximo 10% de chance de sobreviver.
A probabilidade do problema voltar a ocorrer no seu aquário é muuito grande, portanto, te aconselho fazer um esquema de rodízio com todos os teus peixes no aquário hospital com flagelol, e, tb te aconselho a suspender a ração que vc tiver dando para os seus discos e oferecer somente TETRA SPIRULINA (esta ração ajuda a aumentar a resistência dos peixes).
Agora vem a pior parte. O SERA FLAGELOL está em falta no mercado nacional (devido a grande venda) e só deverá chegar no Brasil dentro dos próximos 30 / 45 dias, portanto meu amigo se vc tem um FLAGELOL economise-o, pois, se o seu FLAGELOL acabar antes do tratamento vc terá grandes problemas.
Prepare o seu hospital e coloque um excelente sistema de filtragem, sem carvão ativado, apenas com lã e esponja e muuuita, mas, muuuita oxigenação e faça um sistema de rodízio com a mesma água c/ remédio (isso ajudará a economizar o FLAGELOL).
Quanto a sua água, ela está muito boa para discos e vc não precisa se preocupar com isso.
Como os meus discos pegaram esse tal de parasita intestinal e/ou flagelados intestinas????
R. Este é um problema muito comum nesse tipo de peixe e na maioria esmagadora das vezes ocorre quando vc coloca um indivíduo JÁ CONTAMINADO no aquário, ou, quando vc oferece sempre o mesmo alimento para o peixe, essa repetição contínua do alimento prejudica muito o peixe, por isso é recomendado que vc SEMPRE ALTERNE os alimentos oferecidos aos peixes, alterne não só de uma ração granulada para outra, mas sim, de uma ração granulada para uma flocada, da flocada para uma pastosa, da pastosa para artemia e assim por diante.
Daniel, se vc precisar de qq informação adicional, conte comigo, me ligue!!
Boa Sorte...
Abraço
André 8149-1110 / 8846-0305 | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Discos Doentes Qua Set 24, 2008 6:30 pm | |
| Miglio vou colocar uma folhas nos filtros pra melhorar a resistencia da galera. André, me tira umas dúvidas: - Citação :
- A probabilidade do problema voltar a ocorrer no seu aquário é muuito grande, portanto, te aconselho fazer um esquema de rodízio com todos os teus peixes no aquário hospital com flagelol, e, tb te aconselho a suspender a ração que vc tiver dando para os seus discos e oferecer somente TETRA SPIRULINA (esta ração ajuda a aumentar a resistência dos peixes).
A Sera Granugreen não tem o mesmo efeito? Senão vou ter que comprar Spirulina de novo, a minha dei pro aqua de ciclídeos da minha mãe. - Citação :
- Prepare o seu hospital e coloque um excelente sistema de filtragem, sem carvão ativado, apenas com lã e esponja e muuuita, mas, muuuita oxigenação e faça um sistema de rodízio com a mesma água c/ remédio (isso ajudará a economizar o FLAGELOL).
Eu troco os peixes mas não a água, é isso? Será que não terei problemas assim? Quanto a alimentação, eu vario bastante, mas uso basicamente rações granuladas (Tetra Color, Sera Color Discus Red, Sera Color Discus Blue, Sera Granugreen), rações pra peixes de fundo (Labcon Botton Fish, Sera Vipachips), larvas de besouro do amendoim e artêmias de vez em quando. Devo incluir umas rações flocadas também? Um abraço! | |
| Assunto: Re: Discos Doentes Sex Set 26, 2008 8:57 am | |
| Daniel, desculpe a demora em responder...
A SERA granugreen tem o mesmo efeito, porém, ela é granulada e é fundamental que vc alterne os "tipos" de alimentos, por isso de a TETRA spirirulina.
O certo seria vc trocar os peixes, a água e o remédio, porém, vc tem pouco remédio e não conseguirá fazer o tratamento em todos os seus discos...
Sim, vc deve incluir ração flocadas, e mais ainda, vc deve pelo menos umas 2 vezes por mês oferecer alimento pastoso.
Abraço. | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Discos Doentes Sex Set 26, 2008 9:37 pm | |
| Oi André, valeu pelas respostas! - Citação :
- A SERA granugreen tem o mesmo efeito, porém, ela é granulada e é fundamental que vc alterne os "tipos" de alimentos, por isso de a TETRA spirirulina.
Ainda bem que estamos no fim do mês, sabe como é assalariado. Se der essa semana assim que a grana sair vou comprar umas flocadas pra dar uma variada... eu costumava dar TetraMin Pro, mas nunca mais comprei... - Citação :
- O certo seria vc trocar os peixes, a água e o remédio, porém, vc tem pouco remédio e não conseguirá fazer o tratamento em todos os seus discos...
Comecei o rodízio, estou fazendo da seguinte maneira: os peixes tratados voltaram para o aqua principal, sifonei o fundo do hospital de forma a retirar todos os restos que sobraram, troque a lã do filtro e fiz uma tpa de 50% no hospital, repondo com água do principal, pra completar coloquei 50% da dose do flagelol. Espero não ter problemas. - Citação :
- ...e mais ainda, vc deve pelo menos umas 2 vezes por mês oferecer alimento pastoso.
Qual seria esse alimento pastoso? Patês ou existe algum industrializado assim? Se existe eu não conheço.... | |
| Assunto: Re: Discos Doentes Sáb Set 27, 2008 10:14 am | |
| Zooplankton freshwater, este é o alimento pastoso.
Abs. | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Discos Doentes Sáb Set 27, 2008 10:21 am | |
| Taí, não conhecia... quem é o fabricante e o mais importante: Quanto custa? | |
| Assunto: Re: Discos Doentes Sáb Set 27, 2008 11:50 am | |
| Fabricante: Sweet Water
Preço: R$ 19,00
Abs. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Discos Doentes | |
| |
| | | | Discos Doentes | |
|