Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  

 

 Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado

Ir para baixo 
+3
Dylan
crhistianvedder
Dennis Quaresma
7 participantes
AutorMensagem
Dennis Quaresma
Administrador
Dennis Quaresma


Número de Mensagens : 1170
Data de inscrição : 01/08/2007

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyTer Jun 09, 2009 5:54 pm

Oi pessoal, quero compartilhar algumas coisas interessantes que aprendi ontem sobre o aproveitamento do CO2 pelas plantas aquáticas.

Encontrei meio sem querer um artigo de uma aluna de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá.

É comum entre os adeptos do aquarismo plantado a preocupação com a circulação da água no aquário, já que o CO2 é facilmente perdido para a atmosfera, resultando muitas vezes em aquários com baixíssima movimentação da água (como por exemplo, o meu atualmente).

Porém, talvez não seja tão interessante manter um aquário plantado como um sistema lêntico.

O CO2 é absorvido pelas plantas aquáticas através de difusão por toda a superfície da planta, ou seja, o gás precisa entrar em contato com o tecido da planta para poder ser absorvido. No entanto as forças de atração das moléculas da água e da superfície da planta impedem uma maior circulação de água na superfície de contato entre os dois meios, gerando camadas de água ao redor da planta com fluxos muito lentos, o que prejudica a difusão e/ou transporte de carbono inorgânico (no caso o nosso CO2) para o interior da planta.

Em pouco tempo essa camada se torna pobre em CO2 dissolvido e isso limita a fotossíntese da planta.

Em laboratório foi possível manipular a espessura dessa zona de interface de acordo com a movimentação da água, e constatou-se que águas mais movimentadas geram uma camada mais fina e possibilitam um melhor fluxo de CO2 para a planta e consequentemente um melhor aproveitamento do gás pela planta.

Minha conclusão: Talvez não seja tão interessante manter um sistema tão parado nos aquários plantados, já que se por um lado temos uma menor perda de CO2 para a atmosfera, também temos um menor aproveitamento do CO2 pela planta.

O ideal seria manter um aquário com uma circulação regular de água e injeção de CO2 suficiente para compensar as perdas para a atmosfera, mantendo os níveis de CO2 dentro do recomendado e proporcionando melhores condições de absorção para a planta.

Bom, isso é só uma pequena parte do Artigo, se alguém se interessar pelo artigo na íntegra eu posso enviar por e-mail.

Espero que tenham achado interessante.

Abraços!

Fontes consultadas:

Adaptações de plantas submersas à absorção do carbono inorgânico - Sandra Andréa Pierini e Sidinei Magela Thomaz

www.ufrrj.br

Aquarismo Online - AqOl
Ir para o topo Ir para baixo
https://gpaquarismo.forumeiros.com
crhistianvedder
Regular
Regular
crhistianvedder


Número de Mensagens : 382
Idade : 42
Data de inscrição : 07/07/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQua Jun 10, 2009 10:58 am

Dennis,

isso realmente é muito interessante, pois vai de contra a idéia que temos de ter água "praticamente parada" em aquários plantados.

Agora reforça a idéia que quanto mais próximo da planta você deixar o difusor de CO2, melhor.

Bem, acabei de chegar da Star Pet e comprei o Azoo Cabon Plus, pois era mais barato que o Flourish Excel. Vou testar, e por se tratar de carbono orgânico talvez a absorção seja bem melhor.

Meu nano tá sem garrafada devido às algas e as plantas estão sentindo. Vamos ver como elas vão se comportar.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan


Número de Mensagens : 1901
Idade : 44
Data de inscrição : 16/04/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQua Jun 10, 2009 12:29 pm

Christian eu vi esse Carbon Plus na Star Pet, pra mim a grande diferença entre ele e o Excel da Seachen é o rendimento, se eu não me engano são 10 ml de CP para 100l de água enquanto o Excel são 5 ml para os mesmos 100 litros, o custo benefício é bem melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/Dan_ASampaio
crhistianvedder
Regular
Regular
crhistianvedder


Número de Mensagens : 382
Idade : 42
Data de inscrição : 07/07/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQua Jun 10, 2009 12:36 pm

Dylan, esse Carbon Plus também é 5ml para 100 litros. Até fiz a conta lá com o Cristiano, para meu nano de 25l seria 1,5 ml.

E o preço era bem menor:

Carbon Plus 120ml - R$ 34,00
Flourish Excel 100ml - R$ 55,00

Vou testar e ver se é bom mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan


Número de Mensagens : 1901
Idade : 44
Data de inscrição : 16/04/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQua Jun 10, 2009 12:46 pm

Não tenho como checar agora, estou no trabalho, mas quando chegar em casa vou verificar o rendimento. Tenho quase certeza que o Excel rende mais... Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/Dan_ASampaio
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan


Número de Mensagens : 1901
Idade : 44
Data de inscrição : 16/04/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQua Jun 10, 2009 4:10 pm

Crhistian, passei na Star Pet a caminho de casa e realmente você tem razão, o rendimento é exatamento mesmo dos dois produtos, sendo que no frasco do Carbon Plus vem 20 ml a mais por um preço menor. É realmente um caso a se pensar se o efeito for o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/Dan_ASampaio
Glauter
Colaborador
Colaborador
Glauter


Número de Mensagens : 692
Idade : 43
Data de inscrição : 29/12/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQua Jun 10, 2009 7:26 pm

Caramba pessoa para vocês verem a diferença de preço daki de Belém e dos EUA, eu e o Lucas compramos pelo Ebay 2 Excel de 500ml, 1 para cada um e o nosso custo total foi de R$ 55,00 para cada com frete e tudo!

Sendo que só o preço de cada excel é de R$ 25,00 e o frete que fez ficar mais caro!

É uma grande diferença mesmooooooo!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan


Número de Mensagens : 1901
Idade : 44
Data de inscrição : 16/04/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQua Jun 10, 2009 7:57 pm

Tô precisando desse contato do E-bay... Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/Dan_ASampaio
Convidad
Convidado




Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQua Jun 10, 2009 10:40 pm

hehehe!

Mas Daniel, tu já até aproveitou esse contato para comprar uma Siporax ajudar a rachar o frete comigo, hehehe.

E cara, esse Excel tá me ajudando muito a matar as petecas que tavam dominando meu plantado. O Miglio, quando teve aqui em casa com uns 4 dias de uso do produto, viu o que elas tinham feito na Siporax do sump e no tapete de Eleocharis. Se ele visse o que sobrou de peteca lá hoje, nem acreditaria. Um produto fantástico, sem dúvida, tanto para fertilizar as plantas quando para detonar as petecas.

Voltando ao título do tópico (que muitos já fugiram, rsrsrs):

Dennis, vlw por ter compartilhado esse estudo e:

acho que no meu aquário tenho uma boa circulação de água, apesar de não haver muita movimentação na superfície, a correnteza é bem visivel: basta ver um grão da ração da Sera que dou aos peixes caindo em diagonal na direção da entrada de água do sump; ou então as plantas próximas a flauta de saída de água do sump: sempre se movimentando bastante. Eu cheguei a pensar que isso fizesse mal, mas depois de ver o bom desenvolvimento das plantas + esse estudo, não tenho mais dúvidas. Também uso uma Sarlo Better 1000, mesmo modelo que tu usas no teu plantado com aquela VigoAr, então tenho nele mais ou menos 10X o volume do aquário por hora em circulação.

Aliás, assim que eu conseguir recuperar meu plantado do ataque das petecas, posto fotos atualizadas dele.

Abçs!
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 41
Data de inscrição : 22/05/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptySex Jun 12, 2009 7:42 pm

Realmente faz sentido... O único problema da movimentação são as malditas petecas que adoram também!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptySex Jun 12, 2009 11:00 pm

Rubem,

por experiência própria, digo que petecas dão tanto em água em movimento quanto em água parada. Acho que é relativo seu surgimento. Já vi petecas crescendo numa anúbia que mantinha num pote de sorvete de 2L, água absolutamente parada. Por outro lado, a correnteza que o mini-litwin produz no meu nano de 15L é super forte, e até agora nada delas aparecerem. O surgimento delas continua sendo um mistério para mim. Acredito que seja "sorte" de pegar algum esporo solto no ar, na água e aí então ele encontrar as condições de que precisa e começar a se desenvolver.

Claro que em água movimentada as chances dos esporos soltos dela se espalharem e tomarem o aquário são muito maiores. Mas...anotem a dica:

Dica: sempre que forem começar com um plantado, sempre tenham por perto um frasco de Seachem Flourish Excel. Assim que aparecer um foco de peteca, detone-o com o Excel e seja feliz! O treco funfa, mesmo, e é a única forma que encontrei até hoje de matar essas pragas sem ter de matar ou sacrificar as plantas e peixes.

Abçs!
Ir para o topo Ir para baixo
crhistianvedder
Regular
Regular
crhistianvedder


Número de Mensagens : 382
Idade : 42
Data de inscrição : 07/07/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptySáb Jun 13, 2009 1:56 pm

Bem, até agora estou usando o Carbon Plus e ainda não senti diferença ...

Mas ainda não posso ter parâmentros pois minha lâmpada de 20w queimou e estou só com a de 9w. Não deve estar rolando uma boa fotossíntese ainda.

Ei Lucas, que nano é esse que você tem? Posta umas fotos ai!

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
phpcarneiro
Peixinho
Peixinho
phpcarneiro


Número de Mensagens : 22
Idade : 40
Data de inscrição : 01/07/2009

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQui Jul 02, 2009 9:56 pm

fala galera... alguem aih pode me dar uma dica sobre aplicação de CO2?
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 41
Data de inscrição : 22/05/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptyQui Jul 02, 2009 11:24 pm

crhistianvedder escreveu:
Bem, até agora estou usando o Carbon Plus e ainda não senti diferença ...
Mas ainda não posso ter parâmentros pois minha lâmpada de 20w queimou e estou só com a de 9w. Não deve estar rolando uma boa fotossíntese ainda.

E o carbon plus??? Continuou usando??? Algum resultado??
To usando um negócio meio diferente ae... depois vou dar uma atualizada e posto alguma coisa a respeito!!!

Fala Paulo!!! O básico sobre o CO2 é que ele é indispensável e a fonte de carbono preferida pelas plantas para realizar a fotossintese, onde elas quebram a molecula de co2... ficam com o átomo de carbono e liberam o O2 na água... mas só conseguem fazer isso com eficiencia se houver luz suficiente junto com os micro e macroelementos que regulam as funções da planta... em um aquario nao muito plantado o CO2 se torna até dispensável... pois a pequena quantidade dissolvida na agua é suficiente para as plantas...
Já li que na natureza a principal fonte de co2 vem do substrato... e no aquario vc pode utilizar os sistemas industrializados (ótimos, mas geralmente e infelizmente caros) e os métodos caseiros... se vc tiver interessado a gente pode passar o passo a passo pra montar uma garrafada caseira...

Abração!!!!
Abraço!!!
Ir para o topo Ir para baixo
phpcarneiro
Peixinho
Peixinho
phpcarneiro


Número de Mensagens : 22
Idade : 40
Data de inscrição : 01/07/2009

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptySex Jul 03, 2009 9:21 pm

brigadão mano... so o sr mesmo =D
Ir para o topo Ir para baixo
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes


Número de Mensagens : 593
Idade : 57
Data de inscrição : 19/08/2007

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptySáb Jul 04, 2009 2:39 am

Olá pessoal,

Já que o assunto é co2, hoje chegou para mim um produto que já estava querendo adqurir a algum tempo e tive a oportunidade no mês passado e como sempre não deixei passar. O produto é esse do link abaixo:

http://www.aquasn.com.br/loja/product.asp?store=paulokai&template_id=1250&partner_id=&dept%5Fid=600&pf%5Fid=000889&idInicio=600&categorizado=S&idMaster=&nome=Ista+CO2+Diffuser+Set+%28Kit+de+CO2+com+difusor+e+cilindro+de+CO2+descart%E1vel%29+C%F3digo+I%2D512

Como o preço estava irresistível comprei logo dois conjuntos desses.

Esses produtos são novos no Brasil e surgiram aqui no começo desse ano, sendo que estavam esgotados no mercado, porém nessa loja tinha e o preço estava excelente, pois qdo tinha na loja mais barata, a rsdiscus, estava custanto por volta de R$50,00.

Basicamente é um conjuto de difusor fechado que é alimentado por co2 em tubos de spray de 500cc que dizem servirem até 50 aplicações e servem para aquas de até 100litros.

Ainda vou testar, pq estou querendo mecher em todo o layout do meu aqua principal, porém não sei qdo vou conseguir fazer isso, pois estou com o apto em obras e tb estou dedicado a estudos (concursos) até meados de setembro.

Vou fazer testes preliminares e qualquer coisa posto para vcs.

Tb podem fazer consultas a outros fóruns, que já pesquisei e as respostas de quem está usando no geral me agradaram muito.

Aguardem notícias.

Abs

Marcelo Paredes
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 41
Data de inscrição : 22/05/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptySáb Jul 04, 2009 7:39 am

Fala Marcelo!!! Já tinha visto o produto... pois estava procurando um cilindro de co2 dessa marca... Pelo que vi tem ótimos resultados, e para acompanhar de perto sugiro que você adquira um "drop checker" para medir continuamente os niveis de co2 no aqua... mas se você nao quiser pagar um preço abusivo espera um pouco que essa semana vou fazer um DIY pra mim e passo os resultados pra galera...

Abração!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes


Número de Mensagens : 593
Idade : 57
Data de inscrição : 19/08/2007

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptySáb Jul 04, 2009 11:59 am

Fala Rubem,

Eu já tenho um Drop Checker a algum tempo, inclusive postei aqui avisando a galera sob a compra, pois, foi a um preço justo, lá na Star Pet.

Ele é da Azoo e falei com o Cristian da Star Pet e ele falou que faz para a galera que estiver interessada no produto, uma promoção para o pessoal do fórum a R$30,00 o conjunto e R$24,00 só o refil, preço bem acessível comparado aos preço das outras.

Abs

Marcelo Paredes
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 41
Data de inscrição : 22/05/2008

Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado EmptySáb Jul 04, 2009 10:53 pm

Tá bom o preço mesmo... to fazendo um aqui e pelos meus cálculos acho que vou gastar menos de R$ 10,00... Depois posto em outro tópico...

Abração...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado   Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aproveitamento do CO2 no Aquário Plantado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Meu primeiro aquário plantado
» PRIMEIRO AQUARIO PLANTADO
» Problema com aquário plantado
» Aquário de platys plantado
» Filtro UV em Aquário Plantado!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: