Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Meu primeiro aquário plantado

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Chart
Alevino
Alevino



Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/09/2014

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptyTer Set 30, 2014 10:22 pm

Salve pessoal,

Estou começando meu primeiro aquário plantado (a última vez que tive um aquário de peixes tem 15 anos).

As medidas do aquário são: 34L • C45 X A27 X L28cm

Já li muita coisa na internet, já vi vários vídeos e já tenho bastante noção do que devo usar.
Porém, ainda restam algumas dúvidas, se alguém aqui puder ir me ajudando ficarei grato.

quero fazer um aquário praticamente igual a este: http://faao.blogspot.com.br/2008/05/pinheiro-manso-2008.html

Apenas o tronco que seria diferente.

Mas partindo do princípio, não consegui encontrar o substrato e fertilização que ele utilizou:

Substrato: ELOS Bottom mineral, ELOS Terra Zero e ELOS Terra Small
Fertilização: ELOS Fase1, Fase2, K40 e Extra1

Qual vocês poderiam indicar que seja no mesmo nível destes?

Em relação ao carpete, pretendo utilizar esta:
Utricularia graminifolia e Eleocharis parvula
Para o tronco devo utilizar o mini java
(É somente isto, não pretendo utilizar nenhuma outra planta)

Mas a principal dúvida é sobre como começar a montagem.
Sei que devo colocar o substrato fertil + o substrato inerte (é assim que se diz?)
Agora as dúvidas:

1. Como devo preparar a água para encher o aquário?
2. Devo colocar as plantas imediatamente ou aguardar um período?
3. Quais testes devo fazer antes de colocar as plantas?
4. Aqui em Belém é muito quente, minha casa mais ainda, preciso de um resfriador?
5. Um filtro atman 400 serve bem?
6. Preciso de CO2?
7. Preciso de filtro UV?
8. Preciso de bomba?
9. Quantas trocas de água no começo?
10. Como deve ser feita a troca/preparação da nova água?
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptyQui Out 02, 2014 10:27 am

Oi Chart, seja bem vindo depois de 15 anos...rs..rs..
O aquário que vc escolheu como inspiração é fantástico.

Antes vamos conversar sobre seus fertilizantes e sobre o substrato fértil que vc poderá usar:

Substrato Fértil: Amazônia MBREDA (extra fino), 2 pacotes de 1,5kg cada. Recomendo este pois não precisa de camada inerte de isolação, podendo então ficar em contato direto com a coluna de água.
Fertilização líquida: Fertilizante Macronutri, Fertilizante Micronutri, Fertilizante Ferro (todos da MBREDA)

Recomendo vc utilizar o método de fertilização Estimative Index (Tom Barr), eu venho utilizando este esquema:

3x por semana dose o MBREDA MACRO
3x por semana dose o MBREDA MICRO
2x por semana, junto com o MBREDA MICRO, dose o Fe.
Domingo: TPA de 50%
Evite dosar no mesmo dia MACRO e MICRO, sempre faça um dia MACRO e no seguinte MICRO

Como devo preparar a água para encher o aquário?
R: Prepare a água normalmente, retire o cloro com algum produto específico, recomendo o Prime da Seachem. Verifique o pH da água que vc for usar. Se estiver muito alcalina, use um condicionador para deixá-la com pH abaixo de 7.

Devo colocar as plantas imediatamente ou aguardar um período? Preciso de filtro UV?
R:
Sim, imediatamente. O ideal é colocar o máximo de plantas que vc conseguir, pois mesmo usando substrato fértil industrial, ele acaba se dissolvendo um pouco na coluna de água, com muitas plantas, logo este será absorvido e evitará algas oportunistas (filamentosas) deste excesso. Porém, recomendo vc a ter mídias biológicas já cicladas (com colônias de bactérias nitrificantes já estabelecidas) para colocar em seu filtro, pois a filtragem biológica é extremamente importante para evitar excesso de amônia. Aquela famosa água verde só aparece se vc tiver excesso de amônia. Eu já usei muito UV, hoje já não uso mais. Pois aprendi a acabar com a água verde apenas controlando a amônia. Tenho em meus aquários em média 2W/L e não tenho mais problemas com água verde.

Quais testes devo fazer antes de colocar as plantas? Preciso de CO2?
R:
Sim, vc precisa de CO2. Seja ele caseiro ou via cilindro de CO2. Pois será sua fonte de carbono para que as plantas possam fazer fotossíntese. Em relação aos testes, importante vc considerar os testes de: pH; KH, Amônia, teste de fosfato e teste de cloro.
Pq teste de pH e de KH? Vc tendo estes dois parâmetros, pode estipular a quantidade de CO2 dissolvido em seu aquário e chegar em concentrações ideais em relação ao CO2. Há uma calculadora on line no site da AQUAMAZON que faz este cálculo, veja neste link: http://goo.gl/Pjr57U
Pq teste de Amônia? Pq é atravéz deste teste que vc saberá se sua filtragem biológica é eficiente ou não. E quando sua amônia estiver zerada, poderá colocar os peixes.
Pq teste de fosfato? Se a água que vc for usar já vier com excesso de fosfato, é batata que dará algas (filamentosas, etc...) Caso isso aconteça recomendo vc usar na preparação da água um removedor de fosfato.

Aqui em Belém é muito quente, minha casa mais ainda, preciso de um resfriador?
R:
Os musgos crescem bem em temperaturas de até 28 graus celsius. Não significa que não cresçam com temperatura acima de 28 graus, mas...Recomendo no teu caso este cooler: http://goo.gl/0InP9g , chega a reduzir até 4 graus. Pode comprar deste vendedor, é confiável.

Um filtro atman 400 serve bem?
R:
Em relação a circulação de água está excelente, mas este filtro possui pequeno espaço para mídias biológicas. Se vc for usar este, compre um pacotinho de mini siporax. Lembrando que se vc ciclar o mini siporax e colonizá-lo com as famosas bactérias benéficas, vc não terá problemas com algas. Eu recomendaria um canister, mas dá para vc usar este de início sim.

Preciso de bomba?
R:
Não

Quantas trocas de água no começo?
R:
No mínimo 1 vez por semana. Eu utilizo o Estimative Index e faço 50% de TPA aos sábados. Se vc puder, pode fazer no início 2 vezes por semana, com 25% de troca em cada vez.

Como deve ser feita a troca/preparação da nova água?
R:
Primeiro limpe os vidros e equipamentos do aquário, só depois disso vc deverá sifonar e retirar a % de água que vai trocar. A nova água deve estar nos mesmos parâmetros, principalmente pH e KH e temperatura, e claro, também retirar o cloro (Prime) e depois repor o que vc retirou do aquário.

De início, até sua primeira poda, recomendo vc dosar metade da dose recomendada pelo fabricante. Isso dependerá muito de sua observação. Pode começar com metade da dose e ir aumentando aos poucos. Avalie o crescimento e saúde de suas plantas x aparecimento das algas. Caso vc tenha problemas com a água verde, preste atenção na dosagem do MBREDA MACRO, pois é ele que tem o Nitrogênio. Caso seja necessário, diminua a dosagem dele.

Creio que seja isso.
Espero ter ajudado vc amigo.
Desejo boa sorte na montagem.
Não esqueça de abrir um tópico para acompanharmos a montagem de seu aquário.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
MarceloCaetano
Regular
Regular
MarceloCaetano


Número de Mensagens : 183
Data de inscrição : 28/07/2012

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptyQui Out 02, 2014 11:02 am

Ótimas dicas Rodolfo, gostei principalmente do cooler, achei ele bem elegante e prático, você sabe dizer se ele é muito barulhento?
Ir para o topo Ir para baixo
Chart
Alevino
Alevino



Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/09/2014

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptyQui Out 02, 2014 11:19 am

Rodolfo, muito obrigado pela resposta, foi bem mais elaborada que a pergunta hehehe =)

Entendi perfeitamente a parte de fertilização. Obrigado.

Rodolfo_ escreveu:
Como devo preparar a água para encher o aquário?
R: Prepare a água normalmente, retire o cloro com algum produto específico, recomendo o Prime da Seachem. Verifique o pH da água que vc for usar. Se estiver muito alcalina, use um condicionador para deixá-la com pH abaixo de 7.

Err.. que tipo de condicionador?

Rodolfo_ escreveu:
Devo colocar as plantas imediatamente ou aguardar um período? Preciso de filtro UV?
R:
Sim, imediatamente. O ideal é colocar o máximo de plantas que vc conseguir, pois mesmo usando substrato fértil industrial, ele acaba se dissolvendo um pouco na coluna de água, com muitas plantas, logo este será absorvido e evitará algas oportunistas (filamentosas) deste excesso. Porém, recomendo vc a ter mídias biológicas já cicladas (com colônias de bactérias nitrificantes já estabelecidas) para colocar em seu filtro, pois a filtragem biológica é extremamente importante para evitar excesso de amônia. Aquela famosa água verde só aparece se vc tiver excesso de amônia. Eu já usei muito UV, hoje já não uso mais. Pois aprendi a acabar com a água verde apenas controlando a amônia. Tenho em meus aquários em média 2W/L e não tenho mais problemas com água verde.

Como consigo mídias biológicas já cicladas?

Precisaria então de ~60W. Só o que achei até agora foi 18W pra esse tamanho de aquário, veja: http://goo.gl/RhAiuY

Rodolfo_ escreveu:

Um filtro atman 400 serve bem?
R:
Em relação a circulação de água está excelente, mas este filtro possui pequeno espaço para mídias biológicas. Se vc for usar este, compre um pacotinho de mini siporax. Lembrando que se vc ciclar o mini siporax e colonizá-lo com as famosas bactérias benéficas, vc não terá problemas com algas. Eu recomendaria um canister, mas dá para vc usar este de início sim.

Qual seria o canister pra esse tamanho de aquário? Eu sempre só encontro grandes pra lagos.
Se for um atman 800 teria mais espaço?

Rodolfo_ escreveu:
Quantas trocas de água no começo?
R:
No mínimo 1 vez por semana. Eu utilizo o Estimative Index e faço 50% de TPA aos sábados. Se vc puder, pode fazer no início 2 vezes por semana, com 25% de troca em cada vez.

Se eu fizer um sump, ainda precisa trocar água toda semana?

Obrigado de novo.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptyQui Out 02, 2014 1:20 pm

Marcelo escreveu:
Ótimas dicas Rodolfo, gostei principalmente do cooler, achei ele bem elegante e prático, você sabe dizer se ele é muito barulhento?
É silencioso

Chart, vamos lá:

Err.. que tipo de condicionador?
R:
Teu aquário é pequeno, recomendaria como fauna uns 6 Paracheirodon axelrodi (neons), sendo assim, vc pode usar o Discus Buffer da seachem, ele vai te dar pH e KH próprios para neons e vc vai conseguir regular seu CO2 tranquilamente. Lembrando que ele só será necessário se seu pH e KH forem altos demais

Como consigo mídias biológicas já cicladas?
R:
Você pode deixar o mini siporax por uma semana no filtro do aquário já ciclado de algum amigo ou no aquário da loja que vc comprar o mini siporax. Ou, monte todo aquário, deixe-o ciclando com o filtro rodando com as mídias, sem as plantas, sem iluminação, sem co2, até sua amônia zerar, dai vc planta liga luz e CO2. Acho mais fácil ciclar as mídias em outro aquário.

Precisaria então de ~60W?
R:
Não. Como vc não terá plantas vermelhas, pode usar 1W/L. Ou poderia usar dois destes: http://goo.gl/VZKHES . Não use Boyu, as lâmpadas não são das melhores. Use dymax ou Hopar, existem outras mas são mais caras.

Qual seria o canister pra esse tamanho de aquário? Eu sempre só encontro grandes pra lagos.
Se for um atman 800 teria mais espaço?
R:
Cara, qualquer canister que tenha uma circulação com mais de 350 L/h. Pra vc ter idéia, em aquários de concurso, chegam a usar 2 canister ligados em série, cada um com 400 L/h em um aquário de 40 litros. Cara, se vc quiser gastar uma vez só e ter um canister fiel, que resolva teu problema, vá de EHEIM, modelo: CLASSIC 2213. Mas existem outras marcas que podem resolver seu problemas de canister, recomendo: atman / Hopar. Sim, um atman 800 com certeza tem mais espaço para as mídias.

Se eu fizer um sump, ainda precisa trocar água toda semana?
R:
Qualquer método de filtragem que vc utilizar vc terá que fazer as TPA's. A TPA é imortante para vc retirar excesso de tudo que faz mal em um aquário, seja ele plantado, marinho, etc...Não recomendo sump em plantado. a manutenção é mais complicada e a filtragem é mais deficiente.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Chart
Alevino
Alevino



Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/09/2014

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptySáb Out 04, 2014 11:22 am

Rodolfo, muito obrigado novamente.

Eu achei este filtro canister que você falou na Amazon: http://goo.gl/MN4L51

A luminária eu achei esta: http://goo.gl/F1w7UB

Mas não encontrei nenhuma luminária deste tipo na Amazon. Queria essa opção de comprar na amazon por ser bem mais barato e como tô indo no EUA no próximo mês, poderia tentar comprar pela amazon mesmo.
Você saberia indicar alguma luminária que tenha na amazon?
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptySáb Out 04, 2014 11:40 am

Cara, aproveite pra comprar o filtro então pelo AMAZON, o preço está excelente.
A luminária que vc mandou o link dá pro teu projeto tranquilamente.
No amazon não achei nada que eu compraria em relação a iluminação.
Tem muitas luminárias em led no amazon, mas não sei se resolve teu problema.
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Telles
Peixinho
Peixinho
Daniel Telles


Número de Mensagens : 93
Idade : 46
Data de inscrição : 18/01/2013

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptyQua Out 15, 2014 5:17 pm

E ai já montou?
Ir para o topo Ir para baixo
Chart
Alevino
Alevino



Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/09/2014

Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado EmptyQua Out 15, 2014 5:30 pm

Daniel Telles escreveu:
E ai já montou?

Oi Daniel, Ainda não!
Vou comprar tudo o que preciso até fim do ano pra montar. Em janeiro devo ter fotos =)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meu primeiro aquário plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro aquário plantado   Meu primeiro aquário plantado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meu primeiro aquário plantado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Primeiro Aquario Plantado...
» PRIMEIRO AQUARIO PLANTADO
» Meu primeiro Plantado
» Meu Primeiro Nano de 30L Plantado
» Ajuda a Montar meu primeiro plantado

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: