Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Cubo 40cm Low-Tech com Arduino

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Yago Gomes
Alevino
Alevino
Yago Gomes


Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/10/2015

Cubo 40cm Low-Tech com Arduino Empty
MensagemAssunto: Cubo 40cm Low-Tech com Arduino   Cubo 40cm Low-Tech com Arduino EmptySáb Out 08, 2016 10:51 am

Eai galera. Já tem um  tempo que entrei aqui do GPA, mas dificilmente tenho tempo sobrando. Da primeira vez, iniciei um aqua nas não cheguei a plantar. Esse novo vai pra frente!

Já tenho algumas coisas feitas, de acordo com que for montando, vou atualizando o post.

AquarIno 1.0

- Dimensões: 40cmx40cmx40cm = 64000 cm^3
- Volume: 64 Litros
- Espessura: 6 mm
- Silicone (colagem): Silicone Silastic 300g RTV Preto (sem fungicida)
- Substrato: Inerte - Areia Preta BlackBlue pote com 6 kg (x2)
- Iluminação: 90 LEDs (Vou verificar as especificações e substituir aqui, mas aproveitei 3 luminárias de emergência (hehe)
- Filtro Externo Maxxi - 600l/h – Hf600 e outro Filtro de 150L/h
- Arduino Uno
- Sensor ds18b20 (Medir Temperatura)
- Módulo Relé (4 relés)
- Display LCD 20x4
- Cooler de 12V (x2)
- Prodibio Bio Digest - 1 Ampola (Acelerar biologia)
- Mídia: Bio Glass Ocean Tech A Grane e Siporax Sachê Sera Mini 35g
- Kit Controle Ph Labcon
- Mangueira Porosa Flexível

Mão na massa:

Primeiro fiz a parte da luminária. O que fiz até agora ta na Figura 01.
Cubo 40cm Low-Tech com Arduino 5a361  Cubo 40cm Low-Tech com Arduino 2gy0jdt
Figura 01 - Montando a Luminária: A alimentação de algumas coisas que vou colocar vai ser pela fonte de computador que aparece na imagem (ainda vou melhorar isso). A tampa da luminária eu achei na universidade e aproveitei (hehe). A parte que fica o cooler ficou um pouco quebrada, mas como o cooler fica por cima isso não aparece.

Vou usar dois troncos, um grande e outro bem pequeno. Eu estava querendo fazer um isolamento nesse tronco, li algumas coisas sobre Resina Epoxi Transparente. O que vocês sabem sobre tal? Posso usar? Como ficaria?
Na outra foto, aparece o aquário já colado. Minha colagem ficou ruim, mas vou tentar melhorar tirando os excessos e ainda vou colocar o fundo preto.
Cubo 40cm Low-Tech com Arduino 29e0ilz        Cubo 40cm Low-Tech com Arduino 2dlougp
Figura 02 - Tronco e Aquário

A parte de cima da luminária, é mostrada na Figura 03. Nessa parte que pretendo fazer uma pequena automação. Vou usar o módulo relé pra ligar ou desligar os cooler de acordo com a temperatura lida pelo sensor, vou usar um dimmer para simular um efeito anoitecer e amanhecer. Ainda falta comprar a fita de led azul para simular a "luz noturna". O display vou usar para mostrar informações simples, como data, hora, temperatura e status das lampadas e do cooler, vou programar um aviso de TPA também. To pensando em colocar uma boia para vizualizar o nível da água no display, só para ficar mais completo. Futuramente posso até pensar em implementar uma TPA Automática com válvula solenoides. Mas em fim, vou atualizando com o tempo, fico aberto para sugestões.
Cubo 40cm Low-Tech com Arduino 2gxphxk
Figura 03 - Luminária vista de cima

Plantas:
Ainda não escolhi as plantas, nessa parte gostaria muito de ouvir as sugestões. Quero plantas no tronco também. Eu ficaria extremamente agradecido se alguém pudesse me doar algumas plantas. santa

Peixes:
Vou deixar isso mais pra frente.

Em fim...
Aguardo a opinião da galera. Segunda-feira vou continuar a montagem e vou atualizar o post.

Abraços
Att.,
Ir para o topo Ir para baixo
MarceloCaetano
Regular
Regular
MarceloCaetano


Número de Mensagens : 183
Data de inscrição : 28/07/2012

Cubo 40cm Low-Tech com Arduino Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 40cm Low-Tech com Arduino   Cubo 40cm Low-Tech com Arduino EmptySeg Out 31, 2016 11:19 am

Show de bola o cubo Yago, quanto às plantas, um low tech sem anúbias não é um low tech Very Happy

Atualize a gente conforme for avançando no projeto, sempre achei automação um tema interessante, principalmente com arduino.

Grande abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Cubo 40cm Low-Tech com Arduino
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Montagem do meu aqua...
» Nano low-tech - Iniciante
» Plantado Low Tech 150 Litros.
» site de plantas para low tech
» Plantado Low Tech [NOVAS FOTOS]

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: