| Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) | |
|
+5marceloparedes Diogo Neves MarceloCaetano Rubem Dias Denis Cetera 9 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Denis Cetera Moderador
Número de Mensagens : 1089 Idade : 47 Data de inscrição : 11/04/2008
| Assunto: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Sáb Mar 16, 2013 3:53 pm | |
| Olá amigos...... Muitos já conhecem essa pequena joia, outros nunca tiveram a possibilidade de manter esse lindo peixe parente próximo do guppy(poecilia reticulata), muitos até acreditam ser a mesma espécie ou mesmo híbridos do Guppy selvagem.....mantenho esse lindo peixe a muitos anos e gostaria de compartilhar um pouco dessa fascinante experiência que é manter e reproduzir o Poecilia wingei...... Exemplar Macho População “Black Bar”São originários da Venezuela e foram identificadas varias populações, são peixes maravilhosos e pra muitos, trata-se de uma espécie distinta do Poecilia reticulata. Vários detalhes apontam pra essa questão, um deles é o fato dos pais não comerem os filhotes, além disso o gonopódio presente nos machos P.wingei tem diferenças significativas em relação a machos P.reticulata...... além do tamanho, machos de P.Wingei chegam a no máximo 1,8 cms, enquanto machos P.reticulata chegam a 4 cms. Exemplar Macho População “Red Chest” Parâmetros ideais e o AquarioÉ muito fácil manter essa linda espécie, são peixes muito resistentes e comem praticamente “tudo”, aceitam todos os tipos de ração de qualidade, para ter um numero superior de filhotes, a alimentação viva é sem duvida um fator determinante......preferem agua com PH entre 6,5 a 7,2 , dureza média, temperatura entre 24 e 29 graus e pouca correnteza. Exemplar Macho População ”White Peacock”Expectativa de VidaNormalmente o Poecilia wingei tem uma vida média de 3 anos, mais em condições especiais podem chegar aos 5 anos... Puros ou Hibridos? , e Agora?Sem duvida nenhuma o grande barato de criar esses peixes, é exatamente manter a linhagem o mais pura possível, assim como acontece com muitas espécies de killies, o habitat desses peixes esta praticamente destruído, então além do hobby, existe a questão primordial em manter a espécie “viva”, já que muitos acreditam que esses peixes se encontram extintos em seu habitat natural......outros afirmam existir ainda populações que não foram descobertas.....de qualquer forma, 90% dos exemplares vendidos em lojas são híbridos (wingei x reticulata), a forma mais segura de conseguir exemplares puros , é comprando de criadores sérios que se preocupam em manter a linhagem dos mesmos e evitar cruzamentos que possam perder a linhagem selvagem do seu P.Wingei. Machos e Femea População Snakecomo funciona a classificação em relação a linhagem e origem do Endler?... o criador deve passar essa informação, se o peixe é classe N, K, ou P....esse é um detalhe vital e normalmente utilizado por criadores sérios como segue abaixo: Classe Nsão Endlers selvagens , ou filhos de peixes selvagens, ou seja, peixes puros do qual se sabe a preocedencia, população e etc.... Classe Ksão peixes cruzados com outro poecilideo , formando Endlers hibridos(mais comuns no mercado) Classe Pqualquer peixe de origem desconhecida , mais que tenha as cacteristicas de um Endler é isso amigos, grande abraço. | |
|
| |
Rubem Dias Moderador
Número de Mensagens : 2112 Idade : 41 Data de inscrição : 22/05/2008
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Sáb Mar 16, 2013 5:36 pm | |
| Muito bacana esse peixinho, principalmente pelo tamanho!!! Nunca tive a oportunidade de ver ao vivo! | |
|
| |
MarceloCaetano Regular
Número de Mensagens : 183 Data de inscrição : 28/07/2012
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Sáb Mar 16, 2013 5:59 pm | |
| Realmente Rubem, um grupo desses pequeninos ficaria muito bem num nano.
Dá pra criar eles com camarão, Denis? | |
|
| |
Denis Cetera Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Sáb Mar 16, 2013 6:35 pm | |
| Olá Marcelo......... É perfetamente possivel mante-los com camarões, um detalhe importante é que voce deve manter somente machos nesse caso.......são muito pequenos e dificilmente vão predar camarões, mesmo sendo filhotes, preferem pastar algas no aquario.......mas as femeas dessa especie ficam com cerca de 4 a 5 cms e costumam ser um pouco agressivas entre si.......e pelo tamanho podem comer camarões filhotes............grande abraço | |
|
| |
Diogo Neves Regular
Número de Mensagens : 352 Idade : 34 Data de inscrição : 20/01/2013
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Dom Mar 17, 2013 1:51 pm | |
| - denis cetera escreveu:
- Olá Marcelo......... É perfetamente possivel mante-los com camarões, um detalhe importante é que voce deve manter somente machos nesse caso.......são muito pequenos e dificilmente vão predar camarões, mesmo sendo filhotes, preferem pastar algas no aquario.......mas as femeas dessa especie ficam com cerca de 4 a 5 cms e costumam ser um pouco agressivas entre si.......e pelo tamanho podem comer camarões filhotes............grande abraço
muito legal cetera...muito bonito tbm | |
|
| |
Denis Cetera Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Dom Mar 17, 2013 2:38 pm | |
| Olá diogo..............realmente são muito bonitos e uma ótima opção para plantados......assim como a maioria dos poecilideos, é muito prolifico.....um pequeno grupo pode virar centenas em pouco tempo rs. Grande abraço | |
|
| |
marceloparedes Moderador
Número de Mensagens : 593 Idade : 58 Data de inscrição : 19/08/2007
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Dom Mar 17, 2013 7:33 pm | |
| Quem tiver interessado para nanos na ecoanimal eles estão a venda.
Realmente a princípio pensamos serem da mesma espécies dos guppies que conhecemos, porém realmente não são.
Em uma oportunidade eu criei uma espécie que chamam erradamente de guppy selvagem, porém em pouco tempo percebi as diferenças.
A corte do macho nas fêmeas diferem muito dos guppies normais e eles perseguem as fêmeas de forma assintosa de tal forma que se elas não conseguem se esconder podem até vir a morrer, outra caracterítica é que os machos na corte ficam o tempo todo mordiscando a fêmea perto da boca, diferente dos guppies que estão sempre se esfregando nas fêmeas.
A fertilidade foi muito pequena e o período da gravidez era mais de 33 dias, acredito que isto era pq criava em pequenos aquarios, acredito que em maiores a fertilidade talvés seja maior, mas no meu caso foi de 5 no máximo, nos aquario dos pais.
Tentei realizar cruzamentos cruzados mas não tive resultado, as fêmeas de guppies não resistiram ao assedio dos machos e morreram e os machos de guppies não eram aceitos pelas fêmeas desses tais selvagens.
Abs
Marcelo Paredes
| |
|
| |
Denis Cetera Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Dom Mar 17, 2013 10:43 pm | |
| Olá Marcelo...............apenas como complemento as informações passadas........na ecoanimal esta a venda o chamado "endler raibown"que na verdade é a forma mais conhecida do cruzamento(wingei x reticulata), infelismente trata-se de um hibrido........apesar de ser um peixe muito bonito, não é um genuino poecilia wingei. Um outro detalhe é em relação ao comportamento dos "guppys selvagens" que voce manteve, infelismente o cruzamento do wingei e do reticulata é perfeitamente possivel, não existe nenhum tipo de recusa ao acasalamento tanto em relação ao macho quanto em relação a femea........então na minha opinião voce manteve uma outra especie..........o comportamento que voce citou do macho morder a femea é comum em especies de micropoecilia sp que inclusive são muito comuns no pará, são peixes belissimos em minha opinião e muito parecidos com guppyes........o cruzamento de um micropoecilia x poecilia é possivel em situações muito especiais....... Grande abraço | |
|
| |
marceloparedes Moderador
Número de Mensagens : 593 Idade : 58 Data de inscrição : 19/08/2007
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 7:14 am | |
| Cetera,
Então acho que é isso mesmo, casa com o que vc descreveu, depois vou procurar fotos dele que eu tenho para postar.
Valeu,
Marcelo Paredes
| |
|
| |
Denis Cetera Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 7:43 am | |
| Beleza Marcelo.........lembro quando fomos a cidade de Tauá eu o Dennis, Rubem e o Miglio(só cachaceiro, menos eu rs.....), fomos até um igarapé proximo, além de toda a diversidade de especies......encontramos lá o micropoecila picta muito comum na região, na época não me ligava em viviparos........saudades dessa diversidade..... Grande abraço | |
|
| |
Rubem Dias Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 8:34 am | |
| - denis cetera escreveu:
- Beleza Marcelo.........lembro quando fomos a cidade de Tauá eu o Dennis, Rubem e o Miglio(só cachaceiro, menos eu rs.....), fomos até um igarapé proximo, além de toda a diversidade de especies......encontramos lá o micropoecila picta muito comum na região, na época não me ligava em viviparos........saudades dessa diversidade..... Grande abraço
Realmente vimos alguns desses poecilideos lá... E varias outras espécies. O Cetera também sente saudades da pracinha à noite, ficou com fama de Giannechini do tauá!!!! Kkkkkkk | |
|
| |
Ras Miglio Moderador
Número de Mensagens : 2505 Idade : 41 Data de inscrição : 03/08/2007
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 9:31 am | |
| Emgraçado quando o Cetera encontrou os peixes no igarapé: "Encontrei poecilídeos raaaaaaros" kkkkkkk | |
|
| |
Rubem Dias Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 10:43 am | |
| Em uma de nossas idas ao Minoro tinha uns 3 aquarios lotados acho que eram micropoecilias, ele até disse que gostavam de agua suja senão morriam!!!! Heuheuheuehe | |
|
| |
Ras Miglio Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 11:14 am | |
| Bora jogar nos canais pra melhorar a genética dos guppies de vala! rs | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 8:11 pm | |
| Cetera,
onde é que a gente encontra essas "raridade" (a lá Minoru) para vender?
Abraço! |
|
| |
Denis Cetera Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 8:43 pm | |
| Olá Lucas..........então amigo, o micropoecilia picta voce encontra em riachos ou igarapés em regiões interioranas do pará..........o poecilia reticulata ou guppy selvagem pode ser coletado em muitas regiões de belém principalmente em baixadas........e devem ser aclimatados de forma muito especial em agua limpa........o poecilia wingei infelismente é um pouco raro......mais existem alguns criadores em são paulo, curitiba e em alguns estados do nordeste.......se eu ainda estivesse em belem concerteza doaria alguns exemplares ao amigo........grande abraço | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 9:08 pm | |
| Cetera, me referia mesmo aos Wingei
Talvez eu reative meu nano plantado (25cm³) e esses peixinhos seriam uma ótima opção (apenas os machos, femeas crescem muito). É uma pena não estarem ainda difundidos aqui pelo Brasil.
Abraços |
|
| |
Dylan Moderador
Número de Mensagens : 1901 Idade : 44 Data de inscrição : 16/04/2008
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 10:07 pm | |
| Lindos peixes, realmente uma bela alternativa para o nanos... | |
|
| |
Denis Cetera Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Seg Mar 18, 2013 10:22 pm | |
| Lucas........ vou verificar com alguns amigos criadores a possibilidade de venda e envio para outras cidades.......e em caso positivo postarei no tópico.......grande abraço | |
|
| |
Marcelo Correa Colaborador
Número de Mensagens : 436 Idade : 49 Data de inscrição : 28/07/2012
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Ter Mar 19, 2013 1:27 pm | |
| Também concordo com os amigos, esses peixinhos cansei de encontrá-los em valas onde acumulava bastante água corrente e em favelas que tinham próximas do conjunto Médici e Itapuã já criei muitos deles na minha juventude e cheguei até ter um tanque dos meus 5 que eu tinha naquela época destinado somente para eles.
O que me chamava bastante à atenção para esses peixinhos sempre foram três coisas:
1º Sua resistência e adaptação ao meio. 2º Procriação rápida. 3º Sua beleza natural (Não tinha um padrão de cores eles eram como se fossem únicos cada um deles).
| |
|
| |
Diogo Neves Regular
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Ter Mar 19, 2013 1:34 pm | |
| onde consigo esses peixinhos ?? hehe | |
|
| |
Ras Miglio Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Ter Mar 19, 2013 2:08 pm | |
| - diogo escreveu:
- onde consigo esses peixinhos ?? hehe
Lá no canal da Bernardo Sayão, próximo ao restaurante Trapiche tem de quilo! rs | |
|
| |
Diogo Neves Regular
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Ter Mar 19, 2013 2:10 pm | |
| - Ras Miglio escreveu:
- diogo escreveu:
- onde consigo esses peixinhos ?? hehe
Lá no canal da Bernardo Sayão, próximo ao restaurante Trapiche tem de quilo! rs he ? sério?! kkkk ...poxa são tão bonitos...e vivem no canal...pow.. | |
|
| |
Ras Miglio Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Ter Mar 19, 2013 2:52 pm | |
| Meu polypterus adora eles! | |
|
| |
Denis Cetera Moderador
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) Ter Mar 19, 2013 4:44 pm | |
| olá amigos..... apenas como complemento as informações passadas..... o peixe que normalmente encontramos em bélem é o poecilia reticulata inclusive morei no bairro Medici, e coletei muitos poecilideos tambem.....saudades desse tempo... Poecilia Reticulatao poecilia wingei é consideravelmente menor, e muito mais colorido, infelismente não temos em nossos corregos....são normalmente criados por pouquisimos criadores... Poecilia Wingeigrande abraço | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) | |
| |
|
| |
| Conhecendo um Pouco o Poecilia Wingei(Endler) | |
|