Olá amigos……
Resolvi fazer esse breve artigo...para os amigos que pretendem manter essa magnífica espécie.....e dizer que o Peixe mandarim....é um dos campeões em mortes no aquario....
Pensando nisso , quero compartilhar o pouco conhecimento que tenho... na manutenção desse fantastico peixe....já os mantive por muitos anos e gostaria de fazer algumas breves observações....
Como sabemos....os mais populares mandarins nas lojas são...
Synchiropus picturatusSynchiropus splendidusSynchiropus ocellatuso principal obstáculo na manutenção desses peixes...é a alimentação....os mandarins se alimentam no aquário de micro crustáceos , e em poucos casos aceitam ração......quando o sistema possui refugio...os mandarins conseguem viver por cerca de 1 a 2 anos....em raros casos , mais tempo.....se o aquário não tiver refugio , a possibilidade de vida será de provavelmente alguns meses... a Ora Farm ja produz mandarins que aceitam ração......sem duvida uma revolução.
conversando com Matthew Wittenrich , que é um dos biólogos responsáveis pelo Florida Institute of Technology marine breeding lab......ele me ensinou uma técnica muito interessante para manter mandarins.....segundo ele...os refúgios de nossos aquários....não conseguem manter esse peixe por muito tempo....
fazemos parte do fórum
MOFIB. The Marine Ornamental Fish and Invertebrate Breeders ….Matthew , é um dos pioneiros na reprodução do mandarim...
fotos da criação de matthew....
como funciona a técnica?para que a técnica de certo , é muito importante possuir uma quarentena....com algumas tocas...para que o mandarim se sinta seguro....inicialmente...vamos alimenta-los com artemias vivas.....essas artemias devem ser enriquecidas com algum produto vitamínico especifico para aquarios.....eu usei com sucesso o IMUVIT da tropic marim...
o Imuvit...é um pó extremamente fino , muito rico em vitaminas...é só espalhar um pouco na água das artemias.....as artemias como sabemos....são animais filtradores...então em pouco tempo...o Imuvit será absorvido por elas....
os mandarins comerão as artemias com muito vigor....nesses primeiros dias...vamos recupera-los....porque normalmente estão um pouco magros nas lojas...devido ao estress provocado pelo manejo e etc....depois da primeira semana....eles vão estar mais gordinhos...e mais adaptados....
nesse momento , vamos colocar junto das artemias vivas , um pouquinho de artemia congelada.....no inicio eles vão estranhar um pouco....mais comerão as congeladas junto com as vivas......vá aumentando gradativamente a quantidade de artemias congeladas....e diminuindo as vivas....”sem forçar muito a barra”...em pouco tempo....seus mandarins estarão totalmente acostumados a comida congelada...
alimente por mais 1 semana com artemia congelada...e a partir daí , coloque um pouquinho de algum tipo de ração granulada de exelente qualidade previamente molhada.....eu indicaria a new life spectrum thera +, mais voce pode escolher a ração de qualidade que achar melhor ...
vc pode também oferecer flocos....uma exelente ração seria a GVG mix da SERA.....o procedimento será exatamente igual ao primeiro....sempre com muita paciência tente acostumar seus peixes a pegar a ração...
no meu caso , consegui acostuma-los a comer ração granulada....mais muitos amigos do forum MOFIB ....conseguiram apenas que eles pegassem comida congelada...o que já é uma grande vitoria....um mandarim pode viver pelo menos 10 anos no aquario....
então vale muito a pena tentar esse procedimento....
Grande abraço