Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  

Cubo 30cm plantado

Ir para baixo 
+6
Dylan
Rubem Dias
Dennis Quaresma
crhistianvedder
Ras Miglio
LucileoMaia
10 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Número de Mensagens : 171

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQua Jan 07, 2009 9:04 pm

Ae pessoal,

Para quem não me conhece ai vai um resumo:
Em 2003 aproximadamente eu adquiri esse aquário, em seguida conheci o Douglas Bastos através do site Aquahobby, ele me incentivou ao aquarismo plantado e entao comecei em 2003 a montagem do meu primeiro plantado. Durante os anos de 2003 a 2005 mantive este mesmo cubo plantado, mas infelizmente pela falta de incentivo, tempo e um ataque de algas petecas acabei deixando de lado. Felizmente reencontrei com ele e ele me falou sobre o fórum e agora resolvi remontá-lo.

Sou péssimo fotógrafo, mas mesmo assim resolvi colocar umas fotos do meu cubo. Very Happy

Sei que ainda não está legal, e ainda estou encontrando alguns probleminhas com ele, mas as plantas parecem ter melhorado nesses ultimos dias.

Como o aquário não está em seu local definitivo não foi possível tirar fotos de outros ângulos. Devido isso algumas plantas não estão visíveis, pois ainda não cresceram por cima do tronco.

Data da Montagem: 02/12/2008.

Dimensões:
30cmX30cmX30cm = 27Lts.

Iluminação:
2 PLs 22W + 11W.

Filtragem:
Não possui. Somente trocas parciais dia sim, dia não.

Substrato:
Camada fértil: camada de 1cm de húmus de minhoca + 2 cm aquasolo.
Camada inerte: 1cm cascalho médio.

CO2: Garrafada caseira com pedra porosa, 1 bolha por segundo.

Fauna: 8 Tetra (Neon) Cardinal (Paracheirodon axelrodi).

Flora:
Valisneria americana
Sagittaria subulata
Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri)
Ludwigia arcuata
Hemianthus micranthemoides
Higrofila Anã (Hygrophila polysperma) ou Higrofila Sunset (Hygrophila polysperma 'Rosanervig')
Bacopa caroliniana
Glossostigma (Glossostigma elatinoides)
Marsilea drummondii (não tenho certeza)

Fotos: 07/01/09

Frontal:
Cubo 30cm plantado Sdc10945cx2

Cubo 30cm plantado Sdc10974xp6

Lateral:
Cubo 30cm plantado Sdc10960rednh7

Frontal cima:
Cubo 30cm plantado Sdc10975ny9

Sugestões são bem vindas. Smile

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQua Jan 07, 2009 11:02 pm

Muito Bom, Leo!

Assim que as hemianthus formarem moitas mais compactas e o tapete fechar vai ficar show. Já pensou em adicionar alguma planta vermelha?

Abçs
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 08, 2009 8:41 am

Aee Lucas,

A idéia agora é retirar a valisnéria e colocar outra planta mais alta que a hemiantus no lugar dela, quem sabe pode ser uma vermelha, talvez uma rotola macandra. Alguma sugestão?

[]s
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Número de Mensagens : 2505

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 08, 2009 9:55 am

Leo, vc não acha esse tronco muito grande pro seu aquário? Acho que uma pedra no lugar dele ficaria bem melhor!

Abraços
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 08, 2009 11:45 am

Também acho Ras, mas a idéia até então é essa, de dar uma ideia de ser tipo uma escultura dentro dele, fugindo um pouco do tradicional.

Minha idéia é que ele seja coberto por completo pelo musgo, se não conseguir isso dentro de alguns meses troco ele. Smile
crhistianvedder
Regular
Regular
crhistianvedder

Número de Mensagens : 382

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 08, 2009 12:11 pm

Boa Léo! Até que enfim postou o cubo! =)

É isso ai! As hemianthus estão bem legais!

E aquela planta da esquerda era aquela pequena que vc me mostrou?? Cresceu tudo isso ja? O.o
Convidad
Convidado

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 08, 2009 2:10 pm

Leo,

Hoje tava vendo com mais calma seu Cubo nas fotos e queria te sugerir que ao invês de usar musgo de java no tronco, opte por outro musgo: Riccia flutains, pois iria dar um efeito muito legal de transição da parte intermediária para o fundo.

Quanto a planta vermelha, estou cultivando a Rotala macrandra "Narrow Leaf", possui folhas menores e mais delicadas que a macrandra normal. Assim que eu tiver mudas posso te conseguir, só vai levar um tempinho (entre 1 e 2 meses), acho que elas ficariam muito boas pra um nano, pois acredito que a inteção de um nano é passar a sensação de ser um aquário muito maior, então quanto menor for as folhas e o hardscape dentro do nano, melhor ele cumprirá com essa missão. Com base nisso, observe se as Sagittarias não ficarão muito grandes para servir de carpete, acredito que Glossos ou HC seriam as mais indicadas e a Sagittaria poderia ocupar a transição da região frontal para a região intermediária. Porém, acredito que seja muito cedo ainda para eu estar opinando sobre isso, vamos ver o desenvolvimento dele.

Abçs
Dennis Quaresma
Administrador
Dennis Quaresma

Número de Mensagens : 1170

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 08, 2009 7:19 pm

Fala Leo, que bom que remontou o Cubo!

Tô muito feliz em ver que o time de plantados do GPA tá crescendo! cheers

Vou dar minhas opniões...

Também achei o tronco grande demais pro aquário, como o Lucas falou, o trunfo de um nano aquário é parecer maior do que realmente é, o tronco grande denuncia facilmente o seu tamanho real.

A Sagittaria dará um bom plano médio, seguido pelas Glossos na frente. Bom.

No plano de fundo, eu iria falar das Valisnérias, mas você já disse que vai tirá-la depois, então Ok.

Nos resta esperar pelo desenvolvimento, mas no seu lugar eu repensaria o Hardscape apenas.

Abraço!
https://gpaquarismo.forumeiros.com
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 08, 2009 9:35 pm

Obrigado pelas opniões pessoal.

Crhistian: É aquela planta mesmo, passei 2 dias em mosqueiro qdo voltei ela tava gigante eheheh, vou esperar ela crescer um pouco mais para podá-la. Acho que se trata de uma Higrofila Sunset mesmo.

Lucas: gostei da opiniao sobre a Narrow Leaf, mas nao esperava encontrá-la aqui em Belém, sendo assim vou aguardar ela se desenvolver ai pego uma muda com vc. Valeu!
Espero que as sagitarias permaneçam do tamanho que estão, pois estao da forma como imaginei, na frente dela tem somente 3 nós de Gloss e de Marsilea drummondii, estou aguardando elas se desenvolverem para formar um carpete, mas está lento demais.
Quanto a riccia achei q o musgo de java me daria menos trabalho, pois ele se fixam normalmente ao tronco, diferente da riccia. Eu tenho umas poucas riccias e elas estão se desenvolvendo, se crescerem primeiro que o musgo eu troco ele.

Dennis: Estou começando a repensar a mudança desse tronco, mas por enquanto vou mantê-lo. Vamos ver como vai se desenvolver. Qto a valisnéria está com os dias contados mesmo Smile

Amanha devo fazer outra garrafa de co2, essa minha ta acabando.

Abraços.
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias

Número de Mensagens : 2112

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyDom Jan 18, 2009 2:49 am

Acho muito legal cubos plantados... o tronco coberto de musgo vai dar um visual bacana!!! Põe uns fantasmas beeem pequenos pra ajudar na limpeza do musgo e faz as podas regulares que rapido vai tomar o tronco!!!

Quando tiver mais denso posta mais fotos!!!

Abraço!!!
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQua Jan 28, 2009 8:54 pm

Aee galera.

Atualização: 28/01/09

O carpete de gloss nao ta pegando, mas a Riccia evoluiu bem, fixei ela no tronco onde tava aparecendo mta alga verde.

Frontal:
Cubo 30cm plantado Sdc11226la6

Cubo 30cm plantado Sdc11237fu6

Superior:
Cubo 30cm plantado Sdc11147tm7

Lateral esquerda:
Cubo 30cm plantado Sdc11201nj7

Lateral direita:
Cubo 30cm plantado Sdc11185pe1

Abraços.
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQua Jan 28, 2009 10:23 pm

Leo, pq vc não enche o cubo até a marca da tampa? Acho que ia ficar bem mais bonito! Smile

Abraços
Convidad
Convidado

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQua Jan 28, 2009 11:05 pm

A riccia tá bacana!

Prefiro a água até a marca superior tbm, fica muito mais bonito. Leo, quanto às glossos, pode ser por causa da granulometria do substrato, achei muito grande. Pq nao tenta por areia de piscina por cima nas áreas onde pretende por glossos?

No mais tá ficando muito bonito. Parabéns!

Boa sorte com a evolução do aqua e continua postando!

Abçs
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQua Jan 28, 2009 11:28 pm

O problema com as glossos concordo com o Lucas... elas enraizam melhor quando estão sobre um substrato de granulação fina... os runners se desenvolvem melhor...

Abraço!!!
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 29, 2009 8:34 pm

Vocês tem razão, vou encher ate a boca! heheh
eu nao enchi todo pq se olharem na foto superior tem uma ventosa presa na parte de tras pra segurar a mangueira do co2, e qdo pega agua ela solta.

vou providenciar essa areia tbm, inclusive ela tava crescendo pra cima nesses ultimos dias. tive que replantar pra ver se ela fica rasteira.

onde consigo essa areia lucas?

como faço para o musgo cobrir o tronco tbm? ele ta crescendo mas nao ta colando ao tronco.

abraços
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 29, 2009 8:59 pm

Tira o tronco e amarra o musgo em todo ele, só uma camada bem fina senão a parte de baixo apodrece... com uma linha preta ou verde escuro... depois a linha apodrece ou vc mesmo tira e o musgo "gruda" no tronco naturalmente... depois é só podar como se estivesse cortando um cabelo...
hehehhee

Abraço!!!!!!
Convidad
Convidado

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 29, 2009 9:20 pm

Leo,

o lugar mais barato que achei a areia foi numa loja que fica na esq. da Tv. 14 de abril com a Av. Gentil, há um mês o saco de 25KG tava saindo R$ 25,00. Por mais que não vá usar tudo é sempre bom ter um pouco de reserva, pois pode pintar uma montagem nova. Vais ver como a granulometria dela é excelente para plantas carpete.

Quanto às ventosas, uso umas que comprei na Aquanorte e não tenho problemas com a aderência delas dentro da água. Costumam descolar esporadicamente em torno de algo entre 10 a 14 dias, ou seja, não são uma dor de cabeça. As suas não grudam mesmo embaixo d´água?

Rubem - só acho que seria melhor amarrar a Riccia com linha de pesca ou linha sintética, pois diferente do musgo de java, a Riccia não costuma "grudar" à troncos facilmente e quando gruda demora muito para fixar-se, não concorda?

Flws
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 29, 2009 9:49 pm

É isso mesmo Lucas, falei isso pensando que eram musgo de java... esqueci que era riccia... Embarassed

Foi mals!!!
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan

Número de Mensagens : 1901

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 29, 2009 10:50 pm

Sobre a areia, na pariquis entre Generalíssimo e Quintino, tem uma loja chamada Naveta, o saco de 25 kg também custa R$ 25,00, mas se você pagar a vista ganha 10% de desconto, então da pra economizar um troco. Wink
http://twitter.com/Dan_ASampaio
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQui Jan 29, 2009 11:02 pm

Mas eu me referi ao musgo mesmo. Smile

Ainda tenho a ideia que o musgo ficará melhor no tronco do que a riccia.

Se vocês perceberem tem musgo preso ao tronco tbm, bem pokinho mas tem ehehe

Achei q qdo ele crescesse iria grudando ao tronco sozinho. Mas como o Rubem falou, ele ta crescendo igual cabelo.

Ainda nao defini o local certo para essa riccia, ela nao está definitiva nest local, mas como começou a evoluir bem to pensando onde posso coloca-la agora.

Puxa, mas como é caro essa areia heim! será q vocês nao tem 2 ou 3 kgs sobrando ae para me vender? lol!

[]s
crhistianvedder
Regular
Regular
crhistianvedder

Número de Mensagens : 382

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptySex Jan 30, 2009 12:06 pm

Rapaz, qq dia que fores em Mosqueiro passear, leva um balde a trás areia de lá! =)

Uso no meu e não tenho problemas! =)
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptySex Jan 30, 2009 5:22 pm

Não esquece do que o Rubem falou, amarra em volta de todo o tronco, porque o musgo não se alastra pelo tronco, ele vai crescendo pra cima, então amarra pequenas camadas em volta dele todo, e é só você ir podando conforme ele for crescendo.

Abraços
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptySex Jan 30, 2009 5:28 pm

Lucas,

Tu ainda tem musgo por ae???

To pensando em colocar a riccia como carpete, ja que a gloss nao ta pegando.
LucileoMaia
Regular
Regular
LucileoMaia

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQua Fev 18, 2009 9:02 pm

Atualizaçao - 15/02/09

Fiz algumas mudanças como:
- Alteração da primeira camada do substrato de aquasolo para areia fina de mosqueiro (valeu Crhistian)
- Montagem do carpete de Riccia.
- Inserção e 2 plantas que não sei o nome atrás à esquerda.
- Inserção na fauna de 4 Matogrossos e limpavidros.

Frontal
Cubo 30cm plantado Sdc11431ks2
Cubo 30cm plantado Sdc11435dl2
Cubo 30cm plantado Sdc11438sf0

Detalhe lado esquerdo
Cubo 30cm plantado Sdc11439mb0

Lateral esquerdo
Cubo 30cm plantado Sdc11442en4

Lateral direito
Cubo 30cm plantado Sdc11447gi4

Abraços Smile
Dennis Quaresma
Administrador
Dennis Quaresma

Número de Mensagens : 1170

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado EmptyQua Fev 18, 2009 9:15 pm

Opa, o aquário tá bonito.

Só falta mesmo reposicionar as Sagittarias, colocando-as na base do tronco.

Lembra dos planos de plantio, nesse aquário ela deve ficar num plano médio, liberando espaço na frente para um carpete ou apenas para deixar o substrato aparente.

Abraço!
https://gpaquarismo.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado

Cubo 30cm plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Cubo 30cm plantado   Cubo 30cm plantado Empty

Cubo 30cm plantado
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte