Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptySex Nov 01, 2013 8:00 am

A 15 dias atrás terminei de montar minha luminária de LED's.
Já tinha 4 refletores que comprei prontos, cada um destes com 10w e 950 lúmens.
Agora tenho estes 4 e mais 9 led's que inseri na luminária, todos com 10w e 950 lúmens.
Dimensões do Aquário: 120 x 60 x 40
Volume Aquário: 288 litros
Total de Watts: 130w
Total em lúmens: 12.350 lúmens
relação Lúmens / litro: 42,88 Lm / litro
Seguem as fotos:

Este é o modelo de refletor pronto que eu já usava:
LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Nxnr



Usei estes drivers específicos. Cada Led utiliza 1 drive.
LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Z4ci



Luminária montada.
Barra de alumínio de 1 metro. Comprei ela em uma loja que vende box de banheiro, ela é fechada, tipo uma barra, mas pedi para cortarem e tirarem uma das laterais:
LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Wjng



"Guardei" os drivers dentro da barra de dissipação, fiz furos com broca para os fios dos drivers passarem através da barra:
LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... 9ctt



Não utilizei soldas e sim engates rápidos. Parafusei os led's na barra e entre os led's e a barra inseri pasta térmica.
LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Y8bp



Luminária instalada na tampa do aquário. Fixei com cantoneiras rebitadas na barra e parafusadas na tampa do aquário. Instalei 5 coolers de computador para resfriamento da barra.
LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... W2yk



Iluminaçào ligada.
Em 15 dias minhas anúbias liberaram folhas novas, em média, 2-3 folhas novas por mudinha.
As plantas vão bem, crescimento muito mais vigoroso do que com outros tipos de iluminaçào que usei.
LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... 0rmt
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptySex Nov 01, 2013 1:04 pm

Ficou bem bacana... Esses drivers vc importou tb?
Notou algum aumento na temperatura? Sei que onde vc ta não influência muito, mas aqui pro norte sim...Rolling Eyes 
Os teus peixes se incomodaram com a adição de mais luz?

Abraço!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptySáb Nov 02, 2013 11:47 pm

Sim Ruben, tb importei (ebay.com).
Na temperatura do aquário não houve aumento, sendo que com outras lampadas com certeza a temperatura teria subido.
Os peixes não apresentaram mudanças comportamentais.
Não sei se consigo te explicar, mas com LED's percebo que a iluminação simula muito o natural, o aquário fica com pontos de sombra e a temperatura de cor destes leds não alteram a cor original das plantas. Realmente estou satisfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptyDom Nov 03, 2013 12:56 pm

Entendo, estou com uns refletores desses aqui, mas não estou usando... Porém fiz um teste e é exatamente o que vc falou, a cor fica diferente e o facho mais concentrado. Daqui pra frente meus projetos só serão leds.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptyDom Nov 03, 2013 1:59 pm

Vc não se arrependerá Rubem
Ir para o topo Ir para baixo
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera


Número de Mensagens : 1089
Idade : 46
Data de inscrição : 11/04/2008

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptyDom Nov 03, 2013 2:44 pm

tambem sou um grande fã dos leds......infelismente nao tenho a habilidade do amigo Rodolfo.......meu diy é fraquissimo.....

parabéns mais uma vez pelo projeto

grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ernani
Regular
Regular
Ernani


Número de Mensagens : 242
Idade : 45
Data de inscrição : 05/04/2013

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptySeg Nov 04, 2013 9:05 am

Muito bom Rodolfo, no meu eu estou usando apenas 4 Leds de 10W também em um perfil de alumínio de box, além de uns metros de fita de led branca e azul. Mas no meu não usei drivers e sim uma fonte ATX.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptySeg Nov 04, 2013 1:46 pm

Ernani, vc esta usando cooler?
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptySeg Nov 04, 2013 1:46 pm

Ernani, vc esta usando cooler?
Ir para o topo Ir para baixo
Ernani
Regular
Regular
Ernani


Número de Mensagens : 242
Idade : 45
Data de inscrição : 05/04/2013

LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... EmptySeg Nov 04, 2013 5:21 pm

Não uso não, mas meu aquário não tem tampa e a quantidade de leds é pequena. Em uma barra de 1 metro tem 2 de 10W mais 2m de fita de led, uma outra barra mais fina tem mais dois metros de fita de led e uma terceira barra de 60cm tem mais dois leds de 10W.

No início tinha colocado um cooler de CPU com o dissipador acoplado ao alumínio, ajuda a dissipar o calor, mas depois não vi necessidade. Mesmo com um único cooler a evaporação do aquário aumentou muito, daí retirei.

No seu caso como os drivers estão dentro da calha e consequentemente na área interna do aquário (sob a tampa) a geração de calor é maior, por isso optei por manter os leds ligados na fonte atx 12v, ela fica do lado de fora e quase não gera calor.

Mas o seu projeto está caprichado, o meu tá tudo jogado por cima do aquário mesmo rsrsrsrs, quando me mudar pretendo fazer uma tampa e ligar o último led que ainda não tive coragem de soldar.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty
MensagemAssunto: Re: LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...   LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
LUMINÁRIA DIY com 09 LED'S..:::COM FOTOS:::...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Iluminação a Led
» Luminária
» Meu aquario
» Luminária de LED 10w DIY! (by Luiz Eduardo)
» Vendo Glutaraldeido + Luminaria

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: