Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Água deionizada em aguario plantado

Ir para baixo 
+2
amaralfh
GregoryThom
6 participantes
AutorMensagem
GregoryThom
Peixinho
Peixinho
GregoryThom


Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/02/2013

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptySáb Mar 09, 2013 9:54 am

Olá Pessoal
Sou recém chegado no fórum e gostaria de perguntar o seguinte.
Alguém usa água deionizado em aquário plantado?
Quais produtos utiliza para restaurar os valores de Kh e ph da água para TPA?
Moro em prédio e a água da torneira têm uma concentração gigante de fosfato (+ de 2 ppm). No momento estou utilizando os reguladores de KH e PH da Azoo e também tenho o Sera Ph/Kh plus, contudo gostaria de saber se existe algum produto mais forte principalmente para aumentar o ph, para que este processo fique um pouco mais barato. Não utilizarei este produto diretamente no aquário apenas para restaurar os padrões da água para TPA.
Antes de utilizar os produtos que citei acima, eu utilizava os tampões da Seachen (discus buffer e neutral regulator), que são ótimos para regular o ph, contudo são a base de fosfato e acaba enchendo a água deionizada de fosfato novamente.
Agradeço todas as sugestões
att
Ir para o topo Ir para baixo
amaralfh
Regular
Regular



Número de Mensagens : 254
Data de inscrição : 03/01/2008

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptySáb Mar 09, 2013 10:52 am

Bicarbonato de sodio a venda em qualquer super mercado, já e barato mas se quiser baixar ainda mais o preço vá a uma loja de piscina e compre de kg
Estranho haver tanto fosfato na água, este não e o padrão de água de Belém . Qual tamanho de seu aqua
Ir para o topo Ir para baixo
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes


Número de Mensagens : 593
Idade : 57
Data de inscrição : 19/08/2007

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptySáb Mar 09, 2013 6:08 pm

GregoryThom,

Sua água é de poço artesiano? Vc já mediu a amônia ela dá muito alta? Vc já testou se a água depois de descansada altera com o tempo o Ph e a amônia decai?

Fiz estas perguntas pq eu tenho esse problema o que acontece comigo é o seguinte:

- minha água é de poço artesiano e na coleta ela apresenta um ph baixíssimo, amônia altíssima;
- mesmo com essa medida de amônia os peixes não morrem o que é estranho;
- descansando a água por dois ou três dias ela apresenta um aumento muito grande do Ph e a amônia vai zerando.

Pesquisando em outros fóruns problemas iguais ao meu, cheguei a seguinte conclusão, ainda não definitiva, mas aprendi a trabalhar com ela dessa forma:

- na verdade o que descobri é que a reserva alcalina desta água é muito grande;
- vem da coleta com altíssima concentração de CO2, devido nosso solo ser geologicamente muito novo e ter grande concentração de matéria orgânica;
- de maneira que o CO2 vai se dissipando o Ph aumenta rápidamente.
- o Kh desta água é zero.

O que eu faço no meu caso é esperar para que a água fique alcalina para usar nos meus peixes de água alcalina.

Já nos de água ácida eu tampono e vou acrescentando o tamponador até que meu Kh chegue perto de 4 o que me garante que a água vai permanecer ácida mesmo com essa reserva alcalina alta.

Bem, isso foram minhas conclusões das pesquisas e do estudo que fiz sobre o assunto e hoje, mesmo que tudo isso não seja a absoluta verdade minha receita para o que eu preciso funciona.

Abs

Marcelo Paredes




Última edição por marceloparedes em Dom Mar 10, 2013 12:57 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
GregoryThom
Peixinho
Peixinho
GregoryThom


Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/02/2013

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptySáb Mar 09, 2013 6:30 pm

Olá Marcelo
Então, a água aqui do prédio é de poço, contudo vem sem amônia e com o ph 6.6. O problema é só o fosfato.
Por isso optei de vez pelo deionizador que está funcionando muito bem, eu só gostaria de uma forma mais barata de tamponar a agua.
Gostei muito da dica do Amaralf com bicarbonato de sódio. Vocês sabem se o sódio em excesso faz mal pro plantado? Qual a proporção que utilizo na água da TPA?

valeu
Ir para o topo Ir para baixo
jguilherme
Regular
Regular
jguilherme


Número de Mensagens : 263
Idade : 31
Data de inscrição : 15/08/2012

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptySáb Mar 09, 2013 8:46 pm

Pessoal vou aproveitar o topico do GregoryThom p compartilhar o meu problema com agua tbem.

A agua que sai da torneira depois de uns dois ou tres dias descansando fica com o ph acima de 7,5( que e a escala maxima do meu teste) e o kh em 5, no meu aqua consigo baixar o ph para 7,0 com a injeção de co2, como no novo nano q to montando eu não quero injetar co2, estou a procura de uma maneira de manter o ph do aqua em 6,8 o melhor metodo por enquanto me parece cer um deionizador, ou alguem tem p me indicar um acidificante, buffer, tamponador, etc.... que consiga resolver esse meu problema.


Abraços..
Ir para o topo Ir para baixo
amaralfh
Regular
Regular



Número de Mensagens : 254
Data de inscrição : 03/01/2008

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptyDom Mar 10, 2013 4:20 pm

Jguilherme sua agua também é de poço? a agua que sai da torneira abastecida pela cosampa é pobre de tudo.
Gregory, cada 1 grama de bicarbonato de sódio para cada 30 litros aproximadamente de água eleveva o dkh em 1 grau, para ser bem exato 1 grama para cada 33 litros e 333 ml.
Ir para o topo Ir para baixo
jguilherme
Regular
Regular
jguilherme


Número de Mensagens : 263
Idade : 31
Data de inscrição : 15/08/2012

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptyDom Mar 10, 2013 4:59 pm

E sim, aqui na cidade inteira o abastecimento e feito por agua de poço artesiano.

Abraços..
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptyDom Mar 10, 2013 8:34 pm

A água da cosampa só é rica em ferrugem...
Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Geraldo Filho
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 30
Idade : 36
Data de inscrição : 12/08/2012

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptyDom Mar 10, 2013 9:33 pm

Greg, na minha opinião, caso vc utilize a água deionizada, vc poderia usar o Equilibrium da Seachem, que repõe os macroelementos perdidos no processo de deionização... Como a deionização remove quase totalmente os ínos presentes na água (nitratos, Ca, Mg, Al, Ba, Pb, Ra, etc.) adiocionaria também outro fertilizante à base de potássio e assim daria uma animada no metabolismo vegetal. E finalmente, utilizaria o bicarbonato (uma colherzinha de chá para cada 100L de água para aumentar o KH em ~1) "travando"o pH.

Bom essa é a minha opinião...
[ ]ços.
Ir para o topo Ir para baixo
Geraldo Filho
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 30
Idade : 36
Data de inscrição : 12/08/2012

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptyDom Mar 10, 2013 9:43 pm

Esqueci JGuilherme,

Existe um método bastante simples de tampão ácido caseiro desenvolvido pelo grande aquarista Marcos Matarazzi... A mistura do tampão é composta de fosfato monoácido de sódio (Na2HPO4) e fosfato diácido de sódio (NaH2PO4). Para que o pH do seu aqua fique constante em 6.8 vc necessitaria de 50% de Na2HPO4 e 50% de NaH2PO4. Pronto, feita a mistura, coloque 1g desta para cada 50L de água, e o pH se estabilizará.
Particularmente, nunca experimentei esta técnica, mas eu acho que vale a pena tentar!
[ ]ços.
Ir para o topo Ir para baixo
jguilherme
Regular
Regular
jguilherme


Número de Mensagens : 263
Idade : 31
Data de inscrição : 15/08/2012

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptyDom Mar 10, 2013 9:57 pm

Geraldo esses produtos são faceis de encontrar em farmácias??
Ir para o topo Ir para baixo
amaralfh
Regular
Regular



Número de Mensagens : 254
Data de inscrição : 03/01/2008

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptySeg Mar 11, 2013 4:38 pm

Esta receita libera fosfato na água, pode não ser problema algum se vc estiver considerando este fosfato como fertilização, o q significa q todos os demais parametros estão sendo observado, ou pode ser um problemasso com algas se ele simplesmente for adicionado na água.
Para baixar seu ph vc terá q usar alguma substancia ácida não existe outra forma, vc já experimentou xaxim e afins.
Ir para o topo Ir para baixo
jguilherme
Regular
Regular
jguilherme


Número de Mensagens : 263
Idade : 31
Data de inscrição : 15/08/2012

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptySeg Mar 11, 2013 5:32 pm

No aqua que ja ta montando eu consigo manter o ph em 7,0 injetando co2, a turfa ainda nao tentei por causa da cor q ela deixa a agua.

dando uma pesquisada eu encontrei o searchen acid buffer, alguem ja usou??
Ir para o topo Ir para baixo
GregoryThom
Peixinho
Peixinho
GregoryThom


Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/02/2013

Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado EmptyTer Mar 12, 2013 2:01 pm

Ae galera
Muito obrigado pelas dicas.
Utilizando bicarbonato e um pouquinho de acidificante consegui deixar o ph em 6,6 e o kh entre 3 e 4. è uma alternativa muito mais econômica comparada a utilização de produtos específicos para corrigir o KH e PH.
No momento estou utilizando o Electro right para repor os ions perdidos na deionização e flourish normal, flourish iron da seachen e trace elements da Azoo para fertilização liquida.
Com a água deionizada consegui equilibrar bem a proporção de nitrato e fosfato e ja estou notando uma boa diminuição na quantidade de algas que haviam sido geradas pelo fosfato.
Quanto a tamponadores a base de fosfato, eu só aconselho a utilização se ele for a unica fonte de fosfato do aquário e que acebe servindo como fertilização. No meu caso os tamponadores que utilizei (discus buffer e neutral regulator) ajudaram a encher meu aquário de algas.
abraço

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Água deionizada em aguario plantado Empty
MensagemAssunto: Re: Água deionizada em aguario plantado   Água deionizada em aguario plantado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Água deionizada em aguario plantado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aguário de Ciclídeos e semi plantado (JÁ NEGOCIADO)
» Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?
» Água viva de ÁGUA DOCE, comprovada
» Aguário de Ciclídeos - montagem em 30/10/2007
» agua sanitaria

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: