Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 19/05/2010

Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  Empty
MensagemAssunto: Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?    Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  EmptyQui Jun 13, 2013 1:55 pm

Pessoal, estou montando um aquário de 450 litros, plantado. Humos + tidcat + 7kg de seachem fluorite como substrato fertil.. 300w de iluminação por lampadas compactas, por enquanto.. posso adicionar mais..

Nesse meu aquario tenho ligação direta com a agua do poço.. através de uma tubulação que vem da caixa dágua, passa por um filtro e um registro..

essa agua sai com 5,68 de PH, mas em um ou dois dias passa pra 7,5 sendo que meu aquario só tem substrato inerte e um tronco enorme.. logo não tem nada que alcalinize.. ja testei a agua em repouso fora do aquario também e também alcaliniza.. 

Conclusão: a água vem saturada de CO2.. procede? 

Bom, dai que a minha idéia é a seguinte: deixar o registro de água aberto constantemente, trocando alguns litros de água diariamente, de maneira que o PH se mantenha meio termo, ou seja, em torno de 6,5.. pela lógica, se o ph se manter nesse patamar, é sinal de que ainda vou estar conseguindo manter uma dose alta de co2 dissolvido na água e disponível para as plantas, pois o PH da água, quando perde o CO2 todo é de 7,5. Logo, sequer vou precisar injetar Co2 para as plantas... 

O que acham da idéia? acredito que a troca necessária será de no máximo 4 litros diários, o que dá 10% diário do volume de agua do aquário. já fiz um teste com menos que isso e o ph estabilizou em 6,8 (não são definitivos os testes, foi mais olhometro em relação a quantidade de agua sendo trocada).

Vejam a análise da minha água do poço:

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/5/dsc1790a.jpg/

Pelo que vi da minha água, a quantidade de amônia é plenamente aceitável e a quantidade de nitratos também.. mas e os demais componentes, o que podem me dizer sobre?
Ir para o topo Ir para baixo
Vagner_Soares
Regular
Regular
Vagner_Soares


Número de Mensagens : 102
Data de inscrição : 15/03/2010

Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  Empty
MensagemAssunto: Re: Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?    Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  EmptyQui Jun 13, 2013 3:51 pm

Olá Rodrigo,

Bom... olhando o relatório da análise da água, observei que contém alguns valores de referência, mas a questão é: Será que esses valores são considerados normais p/ os peixes?  Pode ser que esses parâmetros levem em consideração, apenas o organismo humano.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 19/05/2010

Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  Empty
MensagemAssunto: Re: Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?    Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  EmptyQui Jun 13, 2013 4:06 pm

Então, estou desconsiderando os parâmetros de referência (última coluna - valores de referência) e considerando os valores medidos (coluna do meio - resultado).. com certeza os valores de referência levam em consideração a potabilidade, que não interessa pro aquario. 

Por isso a dúvida, se os valores medidos são adequados pra um bom plantado.

Fiquei encucado um pouco com o CL2, mas pelo que entendi seria um gás e não o cloro que normalmente é prejudicial ao aquário.. procede? até pq quando eu testo a água com um teste de cloro, dá zerado.
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  Empty
MensagemAssunto: Re: Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?    Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  EmptyQui Jun 13, 2013 6:31 pm

Acho que pelo volume das trocas da tranquilamente, poderia ser ate mais agua... Nao devera fazer mal a sua fauna.
Ir para o topo Ir para baixo
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes


Número de Mensagens : 593
Idade : 57
Data de inscrição : 19/08/2007

Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  Empty
MensagemAssunto: Re: Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?    Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  EmptySex Jun 14, 2013 7:12 pm

rodrigolima,

Todas as suas observações são as mesmas que já tenho feito a pelo menos 2 anos, desde que passei a morar em prédios onde a água é de poços artesianos e a variação do ph e a concentração de Co2 ocorrem exatamente como vc mencionou.

Nas minhas criações preciso tanto de água alcalina/neutra 7,2/7,0 como ácida, porém meus plantados são de flora que não precisam de Co2, pois na maioria das minhas montagens são com musgos.

Tentei várias formas para manter os valores de ph que preciso, usei métodos naturais (folhas de amendoeira), químicos (vinagre), mas só obtive sucesso, no sentido de ter controlado os valores de ph qdo passei a usar tamponadores. Esses outros métodos até funcionam em casos muito específicos, mas como eu preciso tratar a água em poucos dias, pois preciso trocar a água de meus bettas 2 vezes por semana, os tamponadores são ideiais.

Eu uso o Acid Buffer da Seachem, não são baratos, lá fora, pq aqui em belém são caríssimos, mas foi o que encontrei com o melhor custo benefício, pois ele é muito concentrado pois o uso de uma pitada já é suficiente para chegar nos valores que eu preciso.

Abs

Marcelo Paredes
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 19/05/2010

Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  Empty
MensagemAssunto: Re: Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?    Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  EmptyQua Jul 03, 2013 3:47 pm

Plantado iniciado.. A água parece estar fervendo de tanto pearling.. plantas vermelhas estão se desenvolvendo bem e o carpete de eleocharis, com uma semana de montado, já parece soltar novas folhas do solo...

Por hora parece que a minha teoria estava correta..

Estou apenas tentando controlar as algas... começaram a aparecer cabelinhos nas eleocharis.. reduzi a iluminação de 300w pra 200w e aparentemente tinham sumido e ficado evidentes apenas no tronco.. Agora apareceram novamente e estou vendo a evolução disso...

Água 100% cristalina e por enquanto sem qualquer movimentação ou filtragem, a não ser a troca parcial constante, isso pq ainda não consegui ajeitar meu canister para que não movimente muito a água, pois ele tem bomba de 2 mil litros hora e na montagem anterior a agua era despejada caindo na superficie.. terei de modificar a entrada de agua pra que seja no fundo e bem dispersa... ainda não tive tempo/paciencia pra isso...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  Empty
MensagemAssunto: Re: Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?    Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Agua de poço pra TPA constante.. o que acham dessa água?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Água viva de ÁGUA DOCE, comprovada
» Lentilha D'Água
» Acidificar água
» Reservatório de água
» Uso de Água mineral

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: