Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Iluminação a Led

Ir para baixo 
+14
Ronny Assuncao
Minotto
Ras Miglio
marcelo
Dylan
Leonardo Alcantara
Marcelo Correa
ryuujin
jguilherme
MarceloCaetano
Rubem Dias
Glauter
Diogo Neves
luiz eduardo s. da silva
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera


Número de Mensagens : 1089
Idade : 46
Data de inscrição : 11/04/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyQua Jul 10, 2013 4:36 pm

olá Leonardo.....

o coral que você menciona no outro tópico é o Leather Umbrella(Sarcophyton sp.), pode ser mantido sem problemas.....mais o seu hardscape deve deixar o coral o mais proximo possivel da superficie, dessa forma é perfeitamente possivel mante-lo.....


aqui um exemplo de uma montagem onde é possivel manter corais mais proximos da superficie....evite manter o coral no fundo.....que impossibilitará  um aproveitamento ideal da iluminação, principalmente porque seu aquario é relativamente alto.....exigindo um cuidado ainda mais especial em relação a luz....

Iluminação a Led - Página 6 0zlq




mais um exemplo....

Iluminação a Led - Página 6 Aroe



seguindo estilos de montagem como esses ou parecido, voce conseguirá manter algumas especies de corais sem problemas....principalmente corais com tonalidade beje ou marrom.....como é o caso de muitos leathers.......

grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyQua Jul 10, 2013 9:56 pm

Cetera,
 
  Vc tirou a minha dúvida sobre o leather umbrella, mas não me afirmou se dá para eu colocar os outros corais que vc postou no link. Será que é esses corais que vc postou no link, eu posso manter no aquário com a iluminação que tenho?


Última edição por Leonardo Alcantara em Qua Jul 10, 2013 10:23 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera


Número de Mensagens : 1089
Idade : 46
Data de inscrição : 11/04/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyQua Jul 10, 2013 10:10 pm

olá. ......

voce pode manter daquela lista o carpet brown, cloves coral, zoanthus, o leather (se for mantido proximo a superficie)......os outros infelismente não. ...outras opções. .....sun coral, leather finger, leather spaguetti, fox coral.......

grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyQui Jul 11, 2013 6:19 pm

Cetera, eu não posso colocar as xênias, o yellow polips, o green star polips e o mushroons é isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera


Número de Mensagens : 1089
Idade : 46
Data de inscrição : 11/04/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyQui Jul 11, 2013 8:47 pm

exatamente. .......
esses devem ter uma iluminação minima......e infelismente sua iluminação ainda esta inadequada.....a xenia por exemplo.......apesar de muito resistente....deve ter uma iluminação adequada......de média a forte......sob risco de definhar no aquario......

grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyQui Jul 11, 2013 9:47 pm

Denis Cetera escreveu:
olá Leonardo......

infelismente não é possivel usar uma lampada de 80 watts em uma luminaria com lampadas de 35 watts, entenda que essas luminarias possuem reatores especificos para cada wattagem, então evite a todo custo usar a lampada de 80 watts nessa luminaria.....

a boa noticia é que analizando sua luminaria, podemos encontrar a quantidade de lumens real de suas lampadas, isso significa que o total de lumens que voce tem hoje, corresponde a 15.380 lumens....
lembre-se que a iluminação não pode ser muito fraca....as rochas devem ter luz suficiente aliado a parametros de calcio adequados para o crescimento das importantes algas calcareas, sem esse crescimento nas rochas, a erosão e consequentemente quantidade de pó provenientes das rochas será muito grande......então tenha um cuidado especial em relação a iluminação.....

lampadas frias como as T5 não consomem tanta energia, e existem possibilidades de corais que podem perfeitamente viver em uma iluminação menor, é claro que as opções não são muito grandes.....cito algumas especies de zoanthus e corais com tonalidades marrons , como algumas especies de lether e acnodiscus e mushiroon...........


grande abraço

cetera, vc acabou de falar que eu não posso colocar os outros corais inclusive os mushiroons e nas respostas anteriores vc falou que pode, eu não estou entendendo.
Ir para o topo Ir para baixo
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera


Número de Mensagens : 1089
Idade : 46
Data de inscrição : 11/04/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySex Jul 12, 2013 12:28 am

Olá Leonardo.........
Existem varias especies de muchirons.......uns mais exigentes e outros não. .......se o muchiron tiver a cor vermelha, azul, verde.....significa que podem ser mantidos em iluminação média a forte(que nao e o seu caso)....se ele possuir tonalidade marrom ou beje...........poderá ser mantido en iluminação média a fraca....que corresponde a iluminacao do seu aquario atual.........normalmente mushirons nacionais possuem essa tonalidade.......isso vale tambem para outros corais como o zoanthus.......se ele for beje ou marrom tranquilo........mas se tiverem tonalidades mais chamativas......devem ser evitadas........porque normalmente em sua maioria corais muito coloridos demandam bastante iluminacao...........infelismente quando o assunto  é coral........quase sempre não da pra  generalizar........


Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes


Número de Mensagens : 593
Idade : 57
Data de inscrição : 19/08/2007

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySex Jul 12, 2013 9:42 am


Fala Denis Cetera,

Descupe desvirtuar um pouco o assunto, mas a curiosidasde é maior em saber que casal de poecilídio é esse da sua foto?

Abs

Marcelo Paredes
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySex Jul 12, 2013 12:42 pm

Denis Cetera escreveu:
Olá Leonardo.........
Existem varias especies de muchirons.......uns mais exigentes e outros não. .......se o muchiron tiver a cor vermelha, azul, verde.....significa que podem ser mantidos em iluminação média a forte(que nao e o seu caso)....se ele possuir tonalidade marrom ou beje...........poderá ser mantido en iluminação média a fraca....que corresponde a iluminacao do seu aquario atual.........normalmente mushirons nacionais possuem essa tonalidade.......isso vale tambem para outros corais como o zoanthus.......se ele for beje ou marrom tranquilo........mas se  tiverem tonalidades mais chamativas......devem ser evitadas........porque normalmente em sua maioria corais muito coloridos demandam bastante iluminacao...........infelismente quando o assunto  é coral........quase sempre não da pra  generalizar........


Grande abraço

  Só posso manter corais somente na cor marrom ou bege??? o aquário ficará com cor tão monotona, será que eu não posso colocar os corais mais coloridos no alto da rocha para ficar mais perto da iluminação para aproveitar melhor a luz?


Última edição por Leonardo Alcantara em Sex Jul 12, 2013 8:14 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera


Número de Mensagens : 1089
Idade : 46
Data de inscrição : 11/04/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySex Jul 12, 2013 4:06 pm

olá Leonardo.....

você pode fazer testes colocando o coral proximo a superficie, ou fazer o mais lógico, adequar a iluminação de forma a poder manter os animais que deseja....

Grande Marcelo....
o peixe na foto na verdade é um Micropoecilidio, a especie é micropoecilia picta "red morf", uma aquisição recente......

Iluminação a Led - Página 6 E41t

voce inclusive ja manteve o micropoecilia picta "wild", .....o red foi importado recentemente.....chegou ao brasil a aproximadamente 2 meses....

grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySáb Jul 13, 2013 7:32 am

É Leonardo, o mais indicado e correto é aumentar a sua iluminação caso não queira um aquario "monótono"... Tentar posicionar um coral mais vistoso a fim de receber mais iluminação é meio arriscado...
Massa esses micropoecilias Cetera!!! Então é uma variação daqueles esverdeados que o sr Minori tinha antigamente?!?

Abraço!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySáb Jul 13, 2013 10:34 am

o que eu faço para aumentar o watt da lampada sem trocar de luminária?
Ir para o topo Ir para baixo
marceloparedes
Moderador
Moderador
marceloparedes


Número de Mensagens : 593
Idade : 57
Data de inscrição : 19/08/2007

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySáb Jul 13, 2013 11:29 am

Denis Cetera escreveu:
olá Leonardo.....

você pode fazer testes colocando o coral proximo a superficie, ou fazer o mais lógico, adequar a iluminação de forma a poder manter os animais que deseja....

Grande Marcelo....
o peixe na foto na verdade é um Micropoecilidio, a especie é micropoecilia picta "red morf", uma aquisição recente......

Iluminação a Led - Página 6 E41t

voce inclusive ja manteve o micropoecilia picta "wild", .....o red foi importado recentemente.....chegou ao brasil a aproximadamente 2 meses....

grande abraço

Magníficos,

E possuem a mesma pinta que os wild possuem.

Abs

Marcelo Paredes
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySáb Jul 13, 2013 1:32 pm

Leonardo Alcantara escreveu:
o que eu faço para aumentar o watt da lampada sem trocar de luminária?

Acho que só adicionando mais uma luminária...
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySáb Jul 13, 2013 11:11 pm

Rubem Dias,

eu terei que ter mais uma luminária com mais 4 lampadas? pq uma luminária dessa que tenho já é muito cara.
Ir para o topo Ir para baixo
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan


Número de Mensagens : 1901
Idade : 44
Data de inscrição : 16/04/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySáb Jul 13, 2013 11:55 pm

Léo, acho melhor você abrir um novo tópico lá na sessão de marinhos para tratar a respeito da iluminação do seu aquário, pois esse está ficando totalmente desvirtuado. A sala é sobre aquarismo plantado e o tópico "Iluminação a Led" Wink .

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/Dan_ASampaio
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyDom Jul 21, 2013 6:39 pm

Dylan escreveu:
Léo, acho melhor você abrir um novo tópico lá na sessão de marinhos para tratar a respeito da iluminação do seu aquário, pois esse está ficando totalmente desvirtuado. A sala é sobre aquarismo plantado e o tópico "Iluminação a Led" Wink .

Abraços!

Amigo Daniel,

    eu estou desvirtuando o tópico como? se estou tirando a minha dúvida sobre iluminação que no caso do plantado é a mesma coisa para o reef só que nele é usada a tonalidade azul com brancas e no plantado é usada somente branca ou mistas com vermelhas... e o cetera também é moderador como você se eu tivesse desvirtuando o tópico, ele já tinha me pedido a gentileza para postar na sessão do marinho.... peço desculpas, se ofendi sem intenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Minotto
Regular
Regular
Minotto


Número de Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/04/2013

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyDom Jul 21, 2013 8:04 pm

Leonardo,

Você está se desvirtualizando do tópico no sentido de que esse tópico é para discutir sobre projetos de iluminação à LED e não sobre iluminação de forma geral ou sobre uma luminária não-led de um aquário marinho em específico.

Não me leva a mal, mas se vc quer tirar dúvidas sobre o seu aquário marinho, quanto à qualquer item referente ao mesmo, por favor, abra um tópico para isso.

Aqui é para se falar sobre iluminação de LEDS, parceiro. Só ver as mensagens anteriores. Tudo bem que de vez em quando o pessoal escorrega e posta alguma coisa que não tem a ver com o assunto principal, mas ficar tratando desse assunto diferente por muitos posts acaba desvirtualizando o mesmo.

É de bom tom manter os tópicos e posts organizados para a saúde da comunidade e eficiência das pesquisas.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyDom Jul 21, 2013 8:29 pm

Bom, no caso eu já vi lampadas tubulares T5 de LED agora como a T5 convencional de 35 watts possui uma qte de lúmens menores que uma T5 de LED de 35 watts e tem lampadas T5 de LED acima de 35 watts que tem a mesma potencia de uma T5 convencional, agora eu não sei qtos watts essa lampada Led pode corresponder a uma T5 de 35 watts para não queimar o reator especifico que já vem dentro da luminária. Tanto faz para marinho ou plantados pois o importante é saber a coisa certa.

Vejam:

PL de Led:

Iluminação a Led - Página 6 Native-pc-led-replacement-econlux-1

T5 de Led:

Iluminação a Led - Página 6 LED-tubes
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySeg Jul 22, 2013 7:45 am

Eu mesmo desconhecia a pl e a t5 na forma de leds... Já pesquisou se mandam pelo ebay ou dealextreme?!? Aí era só adaptar na luminária normal, pois deve haver as especificações no site... Com certeza deve consumir menos watts q a convencional e não precisa estar trocando de 6 em 6 meses.
Leonardo em algumas das mensagens anteriores você realmente saiu um pouco do assunto do tópico, mas acabamos entendendo o que você queria saber agora e o tópico voltou ao led.
No seu caso mesmo se você substituísse por essas lâmpadas creio que ainda ficaria pouca iluminação para o seu reef, o amigo Cetera que me corrija...
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptyQui Ago 29, 2013 9:15 pm

é pode ser Rubem Dias,

Vamos esperar o amigo cetera opinar pq existe Leds em todos os formatos de lampadas...
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySex Set 06, 2013 12:47 am

Denis Cetera escreveu:
Olá amigos......
Então Leonardo........vamos analizar seu projeto....
Como o aquario é bem largo....conseqüentemente sua area superficial é bem maior se comparado a medidas mais convencionais......tambem gosto bastande de aquarios largos.........falando a grosso modo....voce possui hoje aproximadamente 10.500 lumens em lampadas brancas.......e mais 960 lumens das 4 actinicas.....totalizando
11.460 lumens......para manter anemonas nesse aquario......voce teria que ter pelo menos 28.000 lumens.......isso é claro se forem anemonas mais resistentes como a Whithe Sebae e a Bubble Tips.......se forem anemonas mais delicadas o minimo seria 32.400 lumens.......como por exemplo a Carpet e a Passiflora (nacional)........no caso dos corais moles voce de ter pelo menos 19.000 lumens.........e se for manter Lps pelo menos 22.000 lumens....então podemos concluir que voce deve adequar sua iluminação que ainda não é suficiente para manter esses animais........

Grande abraço
Cetera,

    Eu estava procurando a respeito do gráfico para ver se a lampada da Dymax perde o tom azulado e já obtive a resposta, só que ela apareceu em um site de venda eu não resisti a curiosidade e mandei bala e qdo vi a configuração, não acreditei que a minha lampada pode ter 20.300 lúmens pois a azul contém 42 lúmens por watt e a branca 103 lúmens por watt. Então cada lampada que tenho são 4 azuis e 4 brancas todas de 35 watts cada lampada, logo fiz um calculo: 140 ( watts ) x 42 ( lúmens ) = 5.880 lúmens no caso da azul já que no caso da branca fica 140 ( watts ) x 103 ( lúmens ) = 14.420 lúmens, ai somando se a branca com a azul dá-se 20.300 lúmens. Olhe na descrição do site:

Lampada azul: http://www.aquaricamp.com.br/detalhesProduto.php?id=2803

Lampada Branca: http://www.aquaricamp.com.br/detalhesProduto.php?id=2804

Será que não dá para manter corais moles e coloridos, conforme vc disse acima que tem que ter no máximo 19000 Lúmens? lembrando-se de que o substrato vai ser alto em torno de 10cm.


Última edição por Leonardo Alcantara em Sex Set 06, 2013 9:17 am, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera


Número de Mensagens : 1089
Idade : 46
Data de inscrição : 11/04/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySex Set 06, 2013 5:01 am

ola Leonardo......

perfeito.....com sua iluminacao atual voce pode manter corais moles sem problemas.......mesmo os mais coloridos......

eu tambem nunca usei essas luminarias hibridas......gostei bastante da ideia......principalmente das compactas leds.....uso somente luminarias convencionais com leds de alta potencia.......quem usa led uma vez......dificilmente consegue mudar por outra iluminação. .....

grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySex Set 06, 2013 9:26 am

Cetera,

    É uma pena que eu não posso colocar anêmonas e LPS porque eu quero colocar uma ou duas anêmonas BBT anã, mas com o substrato em torno de 10 cm mais alto não dá para manter??? Poxa eu fiz o calculo com a lampada de 80 watts e tudo isso dá mais que 40 lúmens... uma pena e agora voltando ao que interessa no tópico os lúmens da T5 de 35 watts é o mesmo da T5 de Led de 35 watts ou é maior??? pq daqui a 1 ano eu pretendo colocar as de Led no formato de T5.


Rubem Dias escreveu:
Eu mesmo desconhecia a pl e a t5 na forma de leds... Já pesquisou se mandam pelo ebay ou dealextreme?!? Aí era só adaptar na luminária normal, pois deve haver as especificações no site... Com certeza deve consumir menos watts q a convencional e não precisa estar trocando de 6 em 6 meses.
    Pois é amigo, a gente não pode aposentar as nossas coisas para gastar comprando outra luminária se podemos reutilizar a nossa somente trocando as lampadas e já fazendo muita gambiarra às vezes não dá certo ai complica muito... Pois tudo é reciclável...
Ir para o topo Ir para baixo
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera


Número de Mensagens : 1089
Idade : 46
Data de inscrição : 11/04/2008

Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 EmptySáb Set 07, 2013 9:11 am

olá Leonardo.......

sua pergunta é um tanto complexa......exatamente porque a resposta depende de muitos fatores.......no caso das T5 ......mesmo comparando lampadas com a mesma quantidade de watts .....como exemplo as de 35 watts.....notamos diferentes indices de fluxo luminoso.....
isso vai de fabricante para fabricante.......ou seja, nunca poderemos afirmar que uma lampada T5 sempre terá a mesma quantidade de lumens.....mesmo tendo a mesma quantidade de watts....

no caso dos Leds......o fluxo luminoso vai depender principalmente do angulo......muitos fabricantes utilizam leds de alto brilho......outros usam leds de alta potencia......então devemos
sempre analisar de forma muito cuidadosa a escolha da iluminação ......normalmente o fabricante disponibiliza esses dados....

eu optei pelo led principalmente devido ao custo beneficio ser muito superior......as T5 proporcionam uma ótima iluminação. .....mais o Led é excepcional ......Voce consegue enxergar detalhes nos animais...plantas e etc.....que são praticamente impercetíveis em outros tipos de iluminação.......

grande abraço

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iluminação a Led - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação a Led   Iluminação a Led - Página 6 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iluminação a Led
Ir para o topo 
Página 6 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Iluminação?
» Iluminação HQI
» Iluminaçao led`s para aquarios plantados
» Iluminação para plantado
» SOBRE ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: