| Micro-nano plantado para Betta | |
|
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Dylan Moderador
Número de Mensagens : 1901 Idade : 44 Data de inscrição : 16/04/2008
| Assunto: Micro-nano plantado para Betta Sex Mar 20, 2009 9:02 am | |
| Amigos, estou com o projeto de um micro-nano plantado para hospedar um betta. Faz tempo que a minha esposa me enche para colocar um betta em um dos meus aquários e eu rebato dizendo que ele não duraria muito ali e que seria maldade fazer. Pois bem, resolvi montar um micro-nano pra satisfazer a vontade dela de possuir um peixe desses. O aquário mede 25x10x20 cm. O substrato será um industrializado de granulação fina que comprei na Aquanorte (é aquela "laterita concentrada" do Glauter ), assim não precisarei de camada isolante. Gostaria de fazer um carpete de hemiantus cuba, mas parece que vai ser um pouco dificil, já que não acho em lugar nenhum por aqui e não tenho como ir até o Alex buscar (se é que ele já tem pra vender, dá última vez só tinha um pouquinho) então acho que vou ter que me virar com as glossos. Gostaria de sugestões sobre que outras espécies de plantas utilizar, a princípio pensei na Mayaca Fluviatis e Hemiantus Micrantemoides, também tenho uma vermelhinha de folhas bem pequenas e finas que não sei o nome. Por fim vou usar uma pequenas rochas para fazer o layout. Gostaria também que me sugerissem qual a melhor forma de fornecer CO2 para as plantas em um aquário dessas dimensões, acho inviável usar a garrafada pois eventualmente a concentração poderia subir rápido demais e causar danos ao betta. O que vocês acham do CO2 em pastilhas? Aguardo sugestões. Um grande abraço. | |
|
| |
Ras Miglio Moderador
Número de Mensagens : 2505 Idade : 41 Data de inscrição : 03/08/2007
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Sex Mar 20, 2009 10:43 am | |
| Só toma cuidado com o PH Dylan, bettas em água ácida costumam definhar!
Abração | |
|
| |
Dylan Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Sex Mar 20, 2009 10:48 am | |
| Sei disso, mas vou procurar controlar para mantê-lo neutro. | |
|
| |
Rubem Dias Moderador
Número de Mensagens : 2112 Idade : 41 Data de inscrição : 22/05/2008
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Sex Mar 20, 2009 1:14 pm | |
| Já criei bastante bettas e pra mim o ideal é 7.2... não sei se o resto da galera concorda... Podes usar só esse substrato e coloca um fertilização liquida com uma seringa de insulina...
Abraço!!! | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Sex Mar 20, 2009 3:49 pm | |
| Daniel,
Coincidentemente também estou projetando um nano cubo para um betta que ganhei do Rubem e no caso do CO2, acho a garrafada inviável, mesmo que tamponado, tenho medo da concentração subir rapidamente forçando o betta a ficar o tempo todo na superficie retirando O2 da atmosfera, o estressando.
Solução: Flourish Excel da Seachem ou pastilhas de CO2. Prefiro o 1º por se diluir mais rápido, é um "CO2 líquido".
Quanto às plantas, essas 4 que citou são muito boas, mas também pode usar a Rotala macrandra comum e a "Narrow", Rotala nanjeshan, Rotala ceylon, Rotala wallichii, Micranthemum umbrosum, Eleocharis minima, Didiplis diandra. Resumindo: plantas de folhas pequenas e também as que não crescem muito ou não tão rápido para não dar muito trabalho com podas.
Com excessão das Eleocharis e Micranthemum, o resto posso te conseguir mudas do meu plantado. É só me mandar pm pra gente combinar.
Abçs |
|
| |
Dylan Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Seg Mar 23, 2009 5:13 pm | |
| Bom, resolvi colocar mãos a obra com o que eu tinha a mão. Seguem as fotos da montagem: Aquário vazio e ainda sem o fundo preto: Substrato utilizado: Colocação das pedras na tentativa de fazer um layout (coisa não muito fácil em um aquário desse tamanho: Resultádo após plantar: Peço desculpas pela qualidade das fotos, culpa do excesso de iluminação do ambiente, do vidro curvo da frente do aquário e da falta de destreza do fotográfo... Abraços! | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Seg Mar 23, 2009 5:34 pm | |
| Ficou muito bonito, Daniel! Parabéns! As Mayacas parecem enormes no nano, hehehe. Ficou interessante o layout em ilha no nano, as 3 pedras juntas acabaram por formar um triangulo, só achei simétrico demais, parece que estão bem centralizadas, seria mais harmônico se a ponta da pedra mais alta coincidisse com o ponto focal. Quando o carpete fechar vai ficar muito show! E não deve demorar muito, já que é um nano. E o plantadão, a quantas anda? Abçs |
|
| |
Ras Miglio Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Seg Mar 23, 2009 8:27 pm | |
| Gostei, pra mim ficou muito bonito, não mexeria mais em nada, só esperaria o carpete desenvolver!
Abração | |
|
| |
crhistianvedder Regular
Número de Mensagens : 382 Idade : 42 Data de inscrição : 07/07/2008
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Seg Mar 23, 2009 10:06 pm | |
| Fala Dylan! =)
Encontrei esse cara lá na Star Pet hoje, já que passei lá para conhecer.
Bem, pelo que você me falou, já tinha dado para imaginar o nano e quando vi as fotos era realmente o que eu tinha pensado.
Eu também não mexeria em nada, curti assim mesmo! As mayacas ficaram show e agora é só esperar as glossos fecharem!
Grande abraço e vá postando fotos dele regularmente! | |
|
| |
Ras Miglio Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Seg Mar 23, 2009 10:21 pm | |
| De quantos W é essa lampada? Tenho uma luminária igualzinha essa.... ehehehe Abraços | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Seg Mar 23, 2009 10:37 pm | |
| Parece a mesma luminaria q uso aqui na escrevaninha, que possui 9W.
Abçs |
|
| |
Rubem Dias Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Seg Mar 23, 2009 11:28 pm | |
| Blz Daniel!!!! E como tão as rotinas de tpa´s???? Abraço!!!! | |
|
| |
Dylan Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 12:15 am | |
| Eeeeeeh! Que bom que gostaram! Hehehehehe, eu sou meio impaciente com essas glossos, todo dia eu olho pra ver se já apareceu alguma folhinha, mas só tem dois dias que eu plantei... quando elas engrenarem o carpete fecha rápido. Lucas, o plantado vai bem, vou ver se amanhã tiro umas fotos novas e posto aqui pra vocês verem, porém não estou conseguindo vencer as petecas que teimam em aparecer, as novas vítmas são as rochas que começam a apresentar uma "barbinha", vou adaptar o UV no canister pra evitar que elas se espalhem mais...Até aqui a única planta afetada é a anúbia nana, hoje eu tirei ela do aquário e esfreguei algumas folhas com as pontas dos dedos sob água corrente, mas não melhorou muito, tenho medo de podar todas as folhas afetadas e acabar perdendo a planta, aliás, seu eu podar ela no rizoma consigo dividir a planta em duas? Venho pensando nisso mais ainda não tive coragem de fazer... Crhistian, muito legal nosso papo hoje lá na Star Pet, nessas horas eu vejo como faz falta alguém que se interessa para conversar sobre esse assunto que tanto amamos que é a aquariofilia, na maior parte das vezes eu fico falando sozinho com os meus amigos que fingem que estão interessados no meu papo... Miglio, é de 9 W mesmo, ainda estou avaliando se mantenho ela ou se troco, pois não sei sua temperatura, comprei na Computer Store por R$ 28,00 e vi uma lãmpada de 6.400 k a venda por menos de 5 reais lá. Vou esperar mais uns dias e ver como as plantas reagem. Rubem, o aquário foi montado sexta, mas só plantei no sábado a tarde, fiz a primeira tpa hoje, retirei 3 copos, cerca de 800 ml, de água e repuz com água do plantado. Regulei o PH em 7.0 com o Seachem Neutral Regulator e depois coloquei uma pitadinha de bicarbonato, o PH ficou em 7.4, amanhã meço de novo pra ver se estabilizou. Uma dúvida: Eu usei água do plantado, medi a amônia lá e deu 0, hoje após três dias de montagem eu medi a amônia do nano e deu 0,5 ppm, o que pode ter causado esse aumento? A única coisa que tem lá é o substrato e as plantas! Ah, estou fertilizando com o Flourish Excel do sugerido pelo Lucas e também essas pastilhas de CO2 que o Marcelo Paredes me indicou, e eu comprei na Aquanorte. Cada pastilha é indicada para 25 l de água. Estou cortando ela em 4 e usanto um pedaço todo dia, acredito ser o suficiente. | |
|
| |
Rubem Dias Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 12:39 am | |
| Não corta o rizoma da anubia... as folhas afetadas pode ate ser...
Cara, acho normal esse aumento da amonia nos primeiros dias... não há biologia nenhuma e as plantas ainda nao estão consumindo perfeitamente os nutrientes... depois estabiliza...
Abraço!!!! | |
|
| |
Dylan Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 12:41 am | |
| Valeu, como faço pra reproduzir a anúbia então? Pensei em usa-la no nano, mas como só tenho uma no meu plantado...ah apesar das folhas terem sido atacadas pelas álgas toda semana ela lança uma nova! | |
|
| |
Rubem Dias Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 12:48 am | |
| Só é recomendado cortar o rizoma quando o mesmo estiver grande... Estava conversando com o Dennis um dia desses sobre isso, e as folhas da anubia depois que nascem não crescem mais como as de outras plantas, então se o rizoma estiver pequeno as folhas vao ficar minusculas e prejudicar o cescimento desse rizoma...
Pra ela crescer bem deixa ela em um só lugar e espera ela lançar aquelas raízes mais grossas para um substrato fértil...
Abraço!!!!! | |
|
| |
Dylan Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 12:52 am | |
| Valeu pela explicação. Ela está lançando muitas raízes então é só esperar engrossar, como eu vivo mexendo ela ainda não conseguiu se fixar. | |
|
| |
Rubem Dias Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 1:13 am | |
| Na verdade aquelas raizes fininhas servem basicamente para fixação... uma vez que a planta se sente fixada, lança umas raizes mais grossas para nutrição, e é nessa hora que vc percebe o crescimento da planta | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 4:19 pm | |
| Mantenho minhas anúbias há mais de 3 anos. O que o Rubem falou está corretíssimo, só depois de fixadas lançam raízes pra captar nutrientes. Cara não se incomode muito com green spots e petecas nas anubias, se virarem praga, só deixar elas num pote num ambiente escuro por 1 semana que sai tudo.
Abçs |
|
| |
Dylan Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 4:28 pm | |
| Lucas, é só colocar em um pote vazio? Sem água nem substrato? Me esclareça melhor que acho que vou fazer essa tentativa. | |
|
| |
Rubem Dias Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 4:47 pm | |
| Pote com água rapa!!!!!![ Como se fosse um apagão... | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 4:50 pm | |
| COM ÁGUA!!!!
sem água seria uma mudança muito radical e poderia matar as anúbias, lhe propus apenas um apagão por uma semana. Se quiser emergí-las, deixa elas num pote com água semi-tampado, assim a água vai evaporando aos poucos e a planta vai se ambientando gradativamente. Lembrando que anúbias não gostam de sol direto e preferem ambientes sombrios e bem úmidos (no caso de emergí-las).
Abçs |
|
| |
Dylan Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 5:30 pm | |
| Aaaahn, mas também vocês não explicam... Calma que um dia quem sabe, com muita dedicação eu chego no nível de vocês vou experimentar o apagão da anúbia. | |
|
| |
Dennis Quaresma Administrador
Número de Mensagens : 1170 Data de inscrição : 01/08/2007
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 9:59 pm | |
| Não acho que seja necessário tentar o apagão.
Anúbias são plantas muito "apreciadas" pelas Green Spots e Petecas porque são plantas de crescimento lento, se tu fizer isso sem resolver o problema no próprio aquário bastará que ela volte para ele para que as algas se alojem de novo.
Resolve o problema pela raiz e extermina as petecas de uma vez.
Usando o Flourish Excel e mais essas pastilhas de CO2 num aquário desse tamanho e sem peixes vai ser fácil, fácil.
Usa as pastilhas normalmente e aplica uma dosagem de Excel de 3 a 5 vezes maior que a recomendada à noite e diretamente no foco das petecas com uma seringa, tu pode ainda diluir o Excel em água pra atingir mais focos.
Controla a circulação de água no aquário e é só esperar os resultados.
Abraço! | |
|
| |
Dylan Moderador
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta Ter Mar 24, 2009 10:05 pm | |
| Chefia, você não entendeu, a anúbia não está no nano e sim no plantado maior, então se eu fizer uma supersdosagem de co2 eu mato todos os peixes lá... A movimentação já é pequena, tenho duas garrafadas de co2 e estou usando o flourish excel na dose recomendada, mas as petecas não recuam. Hoje liguei o UV, vamos ver se muda alguma coisa. De qualquer maneira valeu pelas dicas, vou aplicar o flourish direto nas folhas da anúbia antes de apagar as luzes e observar pra ver se faz efeito. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Micro-nano plantado para Betta | |
| |
|
| |
| Micro-nano plantado para Betta | |
|