|
| Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. | |
|
+7crhistianvedder Glauter Leonardo André Dusoarez Denis Cetera LucileoMaia Dylan 11 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Dylan Moderador
Número de Mensagens : 1901 Idade : 44 Data de inscrição : 16/04/2008
| Assunto: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 12:26 am | |
| Galera, já a algum tempo eu estava pensando em me arriscar no mundo dos plantados e essa semana resolvi transformar a vontade em realidade, aproveitando a visita feita hoje ao Alex, trouxe algumas mudas e dei por iniciado o meu projeto. Já vou avisando que sou um zero a esquerda em matérias de layout, mas fiz o possível pra fazer alguma coisa apresentável a seguir as fotos: O aquário vazio, pronto para a montagem (medidas 60x40x40 cm): Lavando o Húmus: Na falta da laterita, artigo raro em Belém, misturei o Humus com aquasolo e vou completar a camada fértil usando umas pastilhas a base de ferro, que o Lucas me sugeriu, vendidas na Aquanorte. Abaixo o Húmus misturado com o aquasolo: Colocando o húmus no aquário: Aqui já com a areia e començando o paisagismo com a introdução do tronco: Testando o pedragismo: Vista superior, já com parte da gloss plantada e a anúbia nana: Enchendo para plantar as plantas mais altas: Essas paqueninas são bem chatinhas de plantar, mas depois que eu peguei o jeito até que a coisa andou depressa. Anda bem que o Alex estava com pouca hemiantus cuba e não me vendeu, senão eu estava plantando até agora! Serviço completo! A água turvou e mal se vê as plantas ao fundo assim que ela clarear mais eu posto novas fotos. Estou utilizando uma luminária improvisada do outro aquário, ela é mais larga e um pouco mais estreita que o aquário mas acho que por uns dias quebra o galho, falta eu fazer a instalação elétrica na tampa dele... amanhã o CO2 começa a bombar, vamos ver a evolução das plantas. É a primeira vez que eu faço um projeto desse tipo, então espero as sugestões de vocês para que ele possa ter sucesso ok? Abraços!
Última edição por Dylan em Seg Abr 20, 2009 6:02 pm, editado 4 vez(es) | |
| | | LucileoMaia Regular
Número de Mensagens : 171 Data de inscrição : 13/11/2008
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 10:03 am | |
| Ebaaaaaaa mais um plantado hhihihihihih Blz Dylan. Um belo projeto. Quais sao as plantas de tras? abraços | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 11:23 am | |
| É isso aí, o time dos plantados ganhando mais um jogador.
E a expedição ao Alex e Minori(o) rendeu, o pessoal fez a feira, hehehe.
Muito bem, Daniel! Parabéns!
Agora é só esperar as plantas se adaptarem e crescer para vermos como vai ficar. Fazendo coro com o Leo, quais são as plantas de trás?
Ah, Daniel, só dando um pitaco, aquela pedra da esquerda do tronco que está mais à frente não me agradou muito o formato, achei que ficou muito paralelepipedo, teria outra mais irregular pra trocar com ela? Ah, belo tronco, onde conseguiu?
Continua postando!
Abçs |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 12:21 pm | |
| Obrigado pelos elogias Leo e Lucas . Como ainda estou apanhando no quesito identificação das plantas vou pedir a ajuda de vocês pra dar nome aos bois, são as marcadas nas fotos abaixo: A que está mais no centro nesta foto segundo o Alex é uma espécie Rotala, não sei qual... A da direita é a Rotala Macandra a outra eu não sei... Rotala walichii, Myriophyllum aquaticum...? Preciso da ajuda de vocês... Lucas, ainda tenho um saco com um monte de pedras que sobraram, vou procurar um que caia melhor ali. O tronco eu achei na beira do rio em um passeio que fiz a abaetetuba, aquilo parecia um shopping center pra quem gosta de troncos, o tronco do meu aqua de discos tam bém veio de lá, vocês tinham que ver eu andando pelo centro de Abaetetuba até o hotelzinho onde eu fiquei carregando um sacão cheio de troncos, hehehehehe, todo mundo virava pra olhar! | |
| | | Denis Cetera Moderador
Número de Mensagens : 1089 Idade : 47 Data de inscrição : 11/04/2008
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 4:06 pm | |
| é isso ai meu amigo,tá ficando show, e que tronco é esse?, belissimo, agora é esperar a evolução,to orgulhoso amigão parabéns. | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 5:04 pm | |
| Vamos lá Daniel,
1ª Foto:
Do canto é uma Mayaca fluviatis "Rio Tapajós" (tbm tenho dela) e ao lado me parece ser aquela Bacopa vermelha.
2ª Foto: é um Myriumphilum hippuroides ou matogrossensis.
3º Foto: Da esquerda pra direita temos, Ammania senegalensis, Rotala wallichii e Rotala macrandra.
Abçs |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 8:57 pm | |
| | |
| | | Dusoarez Regular
Número de Mensagens : 290 Data de inscrição : 01/08/2007
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 10:05 pm | |
| Parabéns pelo seu plantado Dylan, aqui em casa somos loucos por plantados, quando o tempo nos ajudar mais um pouoc, também faremos um, é bom que pessoas com experiência pra nos dar dicas, não faltarão. Claro que você nos manterá atualizados sobre essa evolução, vai ficar show. | |
| | | Leonardo André Regular
Número de Mensagens : 353 Idade : 47 Data de inscrição : 01/08/2007
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Dom Fev 01, 2009 10:40 pm | |
| Dylan,
tá ficando bonito o aqua...
vamos esperar a evolução dele! | |
| | | Glauter Colaborador
Número de Mensagens : 692 Idade : 43 Data de inscrição : 29/12/2008
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 12:33 am | |
| É isso ai Daniel tá ficando filé o seu plantado, gostei bastante do Layout! E este tronco tá lindo mesmooo!!!
Nos mantenha informado manooo!!!
A e este difusor onde vc comprou ele estou atrás dele e não acho!!! | |
| | | Glauter Colaborador
Número de Mensagens : 692 Idade : 43 Data de inscrição : 29/12/2008
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 12:39 am | |
| A caso queira ai umas mudas de Hemianthus Micranthemoides, acho que ia ficar legal tb no seu plantadinho e eu tenho umas aki no meu mudário!!! | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 8:33 am | |
| Opa, quero sim Glauter! Só me diz os horários que eu posso te encontrar em casa que eu passo aí pra pegar. O difusor vem em um kit de CO2 da Nutrafin, que eu comprei na Aquanorte, é um pouquinho caro mas eu estava sem saco de ficar preparando garrafada. O kit vem com difusor, mangueira, uma garrafinha com suporte pra pendurar atrás do aquário e uma caixinha com três porções de reagente que segundo rótulo duram aproximadamente 28 dias cada, saiu por R$ 141,00. Mas se você não quiser gastar tanto, basta procurar as opções de difusor que tem a venda tanto na Aquanorte como na Vitória Régia, acho que você encontra a partir de R$ 35,00, aqueles pequenos de vidro. Eu tenho um da Boyu só que, desastrado como sou, quebrei aquele tubinho de vidro que encaixa na mangueirinha... | |
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 9:20 am | |
| Olá Dylan,
Não sei qual foi tua intenção, mas observando um pouco melhor a disposição das pedras achei q elas estão mto dispersas.
Minha sugestão é que elas ficassem mais próximas ao tronco e dessem uma idéia de desmoronamento da esquerda pra direita, fazendo assim um layout triangular.
[]s | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 10:33 am | |
| Daniel,
Se quiser já posso tirar umas mudas da Limnophila hippuroides (vale pro Glauter tbm).
O layout era pra ser triangular? Pensei que fosse em ilha. Se é triangular então tem que mexer em algumas coisas. Puxa o tronco de forma que sua metade coincida com o ponto focal e na base desse tronco coloque a pedra principal (a maior). Após isso comece a fazer triangulações com as pedras menores, lembrando que no aquascaping não se deve usar pedras de alturas iguais, ou seja, as demais pedras devem sempre ter alturas diferentes umas das outras; outra coisa é que o lado maior da pedra deve servir como base e deve-se procurar usar pedras de formatos irregulares para se fugir do uso de paralelepípedos e evitar montar stonehenges, além de ficarem com a base bem enterrada para não parecerem que foram simplesmente jogadas ali; Outro detalhe importante é que a pedra tem que ser mais larga do que alta. Bom Daniel, você tem o livro do Rony explicando sobre os tipos de layouts então creio que seja só dar uma estudadinha besta e ajeitar o que achas importante. Acima de tudo, faça um layout que mais lhe agrade, é só não fugir da regra de plantas altas atrás, médias no meio e pequenas e carpetes mais à frente e cuidar no uso das pedras; o resto é com a imaginação.
Espero ter ajudado.
Abçs |
| | | crhistianvedder Regular
Número de Mensagens : 382 Idade : 42 Data de inscrição : 07/07/2008
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 11:03 am | |
| Aê Dylan!
Parabéns pelo plantado! =)
Olha só, dá mais uma enterrada nessas tuas rochas, pois elas parecem estar "flutuando". Assim você dá mais naturalidade a seu aqua.
Outra dica é: tem uma rocha do lado direito que parece uma plataforma quadradra. Essa rocha tá muito regular, parecendo até cortada. Coloque outra lá mais "disforme".
Abraços e vamos ver esse plantado bombando! =) | |
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 12:16 pm | |
| Sugiro também, acrescentar mais areia abaixo do tronco, deixando ele mais alto e criando assim um desnível bem legal.
abraço | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 12:34 pm | |
| Valeu galera, vou tentar seguir as dicas de vocês, sepois eu mostro como ficou. Lucas, vou aceitar as mudas, é só você me dizer quando posso passar aí que eu vou correndo. Sobre o livro do Rony Suzuki, eu achei ele um pouco vago justamente nesse capítulo sobre paisagismo usando tronco e pedras, ele orienta na colocação dos troncos mas quando chega nas pedras diz apenas para distribui-las de forma a armonizar o layout, e foi o que eu tentei fazer (lógico sem muito sucesso). Quando você fala na "base" do tronco, é na base na frente do tronco ou atrás, se for na frente vai esconder ele... | |
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 1:49 pm | |
| Dylan,
Dá uma olhada nesse artigo: http://sekaiscaping.blogspot.com/2008/11/aquapaisagismo-conceitos.html
Acho q vai esclarecer mais a idéia. | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 1:52 pm | |
| Leo,
era justamente esse artigo que ia passar ao Daniel. Vlw
Daniel,
só me ligar para gente combinar uma hora, as mudas estão aqui.
Abçs |
| | | Ras Miglio Moderador
Número de Mensagens : 2505 Idade : 41 Data de inscrição : 03/08/2007
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 3:17 pm | |
| Isso ae Dylan, é sempre bom explorar outras áreas do aquarismo. Parabéns pela dedicação e vamos aguardar a evolução, pelo visto vai ser mais um forte concorrente pro concurso. Abraços | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 4:51 pm | |
| Quem me dera, mas quem sabe um dia eu chego lá. Leo e Lucas (toda vez que eu escrevo isso eu penso que vocês formariam uma ótima dupla sertaneja ), valeu pelo artigo, está sendo degustado com calma. | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 6:12 pm | |
| | |
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 9:45 pm | |
| Dylan,
Eu achei agora q ficou mto pai dégua!
A meu ver so faltou mais areia abaixo do tronco, fazendo ele ficar um pouco mais alto que as pedras. | |
| | | Dylan Moderador
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 9:57 pm | |
| Valeu Leo, o que está me incomodando é que aquelas pedras mais baixas parecem todas no mesmo nível na foto, gerando uma sensação de que está um pouco arrumadinho, talvez se saisse uma das pedras do centro... vou analizar mais um pouco
Última edição por Dylan em Seg Fev 02, 2009 10:05 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. Seg Fev 02, 2009 10:02 pm | |
| É assim mesmo Daniel,
aquário plantando é paciência + paciência + dedicação. Só eu sei quanto tempo foi investido para montar o layout do meu e ainda sim tem coisas que precisam ser arrumadas.
Boa Sorte! |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. | |
| |
| | | | Plantado 96 litros, atualizado em 20/04/2009. | |
|