Olá Pessoal
Com esse tópico resolví mostrar a evolução de um dos meus aquários plantados, montado há cerca de 4 meses atrás .
Hoje (20/03/2008) resolví colocar a mão na massa e remontar meu aquário plantado. Ainda não está pronto...talvez eu mude algumas rochas, terei que colocar mais plantas e vou colocar uma areia bem mais branca para encher o riozinho delineado pelas rochas . Por fim, percebí que neste tipo de montagem, só podemos ter uma noção exata do resultado, após o fechamento total do carpete .
Set Up : Aquário Via Aqua 1,53x56x46 vidro curvo .
Iluminação : Luminária e transformadores Atman 110 V. c/ 2 Hqi 150 watts, sendo 1Coralife 10.000 k e outra Current USA. 5.400 K. + 4 PLs. 18 watts 7.500 k.
Canister Sera - Serafill 1300 l/h contendo mídias filtrantes + Sera Siporax e removedor de nitrato Coralife .
UV Supreme Submersible 10 watts
Surface Atman (desnatador de superfície)
C02 Fertilization System Sera - (sistema completo) com teste permanente de CO2 e reator/difusor interligado ao Canister
Termometro Digital Coralife
Alimentador Automático Sera
Limpador magnético Mag Float
Reator de Fosfato Phosban - Two Little Fishes
Mídia para reator - Phosban - Two Little Fishes
Substrato : Sera Floredepot (4 baldes de 4.700 kgs.) misturado com um pouco de eco complete + humus e laterita e 70 kgs. de areia de filtro de piscina - granulação média
Rochas : pedras de mato adquiridas em Atibaia - SP
Flora :
Carpete : Hemianthus calitrichoides - cuba
Fauna :
pretendo colocar pequenos peixes de cardume
Vejam as fotos :
Este é o riozinho . Tomei o cuidado de fazer uma proteção para ele com uma garrafa pet devidamente cortada, a fim de que o substrato fertil não se misturasse coma areia inerte - vejam :
Nessa foto eu estava colocando e ajeitando o substrato :
Aquí estou fazendo as declividades do substrato para depois iniciar o pedragismo :
Colocando água para a areia ficar mais firme :
Escolhendo as rochas e posicionando-as (quem foi que inventou esse raio de ponto focal, hein ???)
Rochas "mais ou menos no lugar" ...iniciando o plantio :
Vista geral da montagem :
Vista parcial da montagem :
Resolví fazer esta montagem inspirado nesse belíssimo aquário de
Peter Kirwan - Irlanda :
Peter Kirwan - Irlanda
Sei que ainda tá muito longe da perfeição técnica do original, mas vou continuar tentando...ajeitando uma pedrinha aquí, outra alí...elevando o substrato, etc...aliás, depois dessas fotos já retirei três pedras que estão ao fundo do lado direito do aquário apontadas para a esquerda que estavam me incomodando...achei que melhorou bem o layout . Meu consolo é que até mesmo o aquário do Peter Kirwan passou por isso :
Peter Kirwan - Irlanda
Peter Kirwan - Irlanda
Olá Pessoal
Quatro dias depois e com algumas pequenas modificações, seguem fotos atualizadas do meu novo plantado :
Olá Pessoal
Conforme podem ver (15 dias depois da montagem inicial) dei uma pequena remodelada no layout (disposição das pedras e altura do substrato na lateral direita) . Além disso coloquei alguns seixos no "rio" a fim de dar um pouco mais de movimento a montagem . As plantas estão se desenvolvendo bem...em breve posto mais fotos.
Enfim, conseguí fazer fechar o carpete (quatro meses e dez dias após a montagem inicial) e agora já posso colocar peixes. Colocarei pequenos peixes de cardume (neons, rodostomus, tetrinhas,...ainda não decidí bem) . Sei que as garrafas estão meio feias em cima do aqua, mas é que acabou o CO2 dos cilindros e não tive tempo de recarregar. Seguem as fotos atualizadas da montagem :
Percebam que com uma simples "erguida" de uma pedra que demarca o início do rio (lado esquerdo) conseguí estreita-lo fazendo uma curva para a direita, conferindo uma melhor fluidez ao layout :
Pedra utilizada para "estreitar o rio" na montagem em close :
É incrível o poder que essa planta (Hemianthus calitrichoides var. cuba) tem de simplesmente "andar entre as pedras" :
Esse é o aquário visto de cima - do alto de uma escada que fica na sala :
Vejam a importância de ter isolado à camada fértil no início da montagem. Do contrário, as plantas já teriam invadido totalmente a areia branca que caracteriza o rio no layout :
Reparem como algumas pedras já foram totalmente cobertas pela vegetação rasteira :
Ampulárias são sempre bem vindas nesse tipo de montagem, pois evitam o aparecimento de algas nas pedras. É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo ?
Reparem nos níveis (topografia) da montagem - em uma perspectiva longitudinal :
Espero que tenham gostado da evolução do aquário. Aproveito o ensejo para solicitar a todos que visitem o
Aquablog, onde encontrarão outras montagens como essa e poderão deixar lá seus comentários .
Abraço a todos
Lescanjr