Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi

Ir para baixo 
+7
gui_gaisller
Leonardo André
Ras Miglio
Rubem Dias
Dennis Quaresma
Dylan
lescanjr
11 participantes
AutorMensagem
lescanjr
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 4

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi Empty
MensagemAssunto: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyTer Ago 19, 2008 11:40 pm

Olá Pessoal

Com esse tópico resolví mostrar a evolução de um dos meus aquários plantados, montado há cerca de 4 meses atrás .

Hoje (20/03/2008) resolví colocar a mão na massa e remontar meu aquário plantado. Ainda não está pronto...talvez eu mude algumas rochas, terei que colocar mais plantas e vou colocar uma areia bem mais branca para encher o riozinho delineado pelas rochas . Por fim, percebí que neste tipo de montagem, só podemos ter uma noção exata do resultado, após o fechamento total do carpete .

Set Up : Aquário Via Aqua 1,53x56x46 vidro curvo .
Iluminação : Luminária e transformadores Atman 110 V. c/ 2 Hqi 150 watts, sendo 1Coralife 10.000 k e outra Current USA. 5.400 K. + 4 PLs. 18 watts 7.500 k.
Canister Sera - Serafill 1300 l/h contendo mídias filtrantes + Sera Siporax e removedor de nitrato Coralife .
UV Supreme Submersible 10 watts
Surface Atman (desnatador de superfície)
C02 Fertilization System Sera - (sistema completo) com teste permanente de CO2 e reator/difusor interligado ao Canister
Termometro Digital Coralife
Alimentador Automático Sera
Limpador magnético Mag Float
Reator de Fosfato Phosban - Two Little Fishes
Mídia para reator - Phosban - Two Little Fishes
Substrato : Sera Floredepot (4 baldes de 4.700 kgs.) misturado com um pouco de eco complete + humus e laterita e 70 kgs. de areia de filtro de piscina - granulação média
Rochas : pedras de mato adquiridas em Atibaia - SP

Flora :
Carpete : Hemianthus calitrichoides - cuba

Fauna :
pretendo colocar pequenos peixes de cardume

Vejam as fotos :

Este é o riozinho . Tomei o cuidado de fazer uma proteção para ele com uma garrafa pet devidamente cortada, a fim de que o substrato fertil não se misturasse coma areia inerte - vejam :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0053

Nessa foto eu estava colocando e ajeitando o substrato :

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0055

Aquí estou fazendo as declividades do substrato para depois iniciar o pedragismo :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0054

Colocando água para a areia ficar mais firme :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0056

Escolhendo as rochas e posicionando-as (quem foi que inventou esse raio de ponto focal, hein ???)
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0059

Rochas "mais ou menos no lugar" ...iniciando o plantio :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0064

Vista geral da montagem :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0065

Vista parcial da montagem :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0069

Resolví fazer esta montagem inspirado nesse belíssimo aquário de
Peter Kirwan - Irlanda :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi Completo1
Peter Kirwan - Irlanda

Sei que ainda tá muito longe da perfeição técnica do original, mas vou continuar tentando...ajeitando uma pedrinha aquí, outra alí...elevando o substrato, etc...aliás, depois dessas fotos já retirei três pedras que estão ao fundo do lado direito do aquário apontadas para a esquerda que estavam me incomodando...achei que melhorou bem o layout . Meu consolo é que até mesmo o aquário do Peter Kirwan passou por isso :

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMG_7362
Peter Kirwan - Irlanda

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMG_7395
Peter Kirwan - Irlanda

Olá Pessoal

Quatro dias depois e com algumas pequenas modificações, seguem fotos atualizadas do meu novo plantado :

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0283

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0271

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0288

Olá Pessoal

Conforme podem ver (15 dias depois da montagem inicial) dei uma pequena remodelada no layout (disposição das pedras e altura do substrato na lateral direita) . Além disso coloquei alguns seixos no "rio" a fim de dar um pouco mais de movimento a montagem . As plantas estão se desenvolvendo bem...em breve posto mais fotos.

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0326

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi PICT0360

Enfim, conseguí fazer fechar o carpete (quatro meses e dez dias após a montagem inicial) e agora já posso colocar peixes. Colocarei pequenos peixes de cardume (neons, rodostomus, tetrinhas,...ainda não decidí bem) . Sei que as garrafas estão meio feias em cima do aqua, mas é que acabou o CO2 dos cilindros e não tive tempo de recarregar. Seguem as fotos atualizadas da montagem :

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0120
Percebam que com uma simples "erguida" de uma pedra que demarca o início do rio (lado esquerdo) conseguí estreita-lo fazendo uma curva para a direita, conferindo uma melhor fluidez ao layout :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0093
Pedra utilizada para "estreitar o rio" na montagem em close :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0094-1
É incrível o poder que essa planta (Hemianthus calitrichoides var. cuba) tem de simplesmente "andar entre as pedras" :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0097-1
Esse é o aquário visto de cima - do alto de uma escada que fica na sala :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0105-1
Vejam a importância de ter isolado à camada fértil no início da montagem. Do contrário, as plantas já teriam invadido totalmente a areia branca que caracteriza o rio no layout :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0109-1
Reparem como algumas pedras já foram totalmente cobertas pela vegetação rasteira :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0110
Ampulárias são sempre bem vindas nesse tipo de montagem, pois evitam o aparecimento de algas nas pedras. É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo ?
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0114
Reparem nos níveis (topografia) da montagem - em uma perspectiva longitudinal :
Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi IMGP0117

Espero que tenham gostado da evolução do aquário. Aproveito o ensejo para solicitar a todos que visitem o Aquablog, onde encontrarão outras montagens como essa e poderão deixar lá seus comentários .

Abraço a todos

Lescanjr

Última edição por lescanjr em Ter Ago 19, 2008 11:59 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lescanjr.blogspot.com
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyTer Ago 19, 2008 11:53 pm

Caramba! Será que é coincidência? Agora a pouco eu indiquei o link do seu blog em um outro tópico e agora você aparece aqui! Bem vindo Lescano, espero que você possa participar bastante do fórum pois com certeza a sua experiência vai ser bastante útil pra todos nós. Rolling Eyes
Quanto ao aquário eu já tinha visto no blog mas agora posso te dizer o que acho: Espetacular! Assim que puder poste fotos de suas outras montagens.
http://twitter.com/Dan_ASampaio
lescanjr
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 4

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyQua Ago 20, 2008 12:05 am

Olá Dylan

Obrigado pela acolhida . O Aquarismo do Pará está de parabéns pelo belo forum que apresenta. Na verdade não foi bem coincidência - rsrsrs - de vez em quando eu dou uma olhada nas visitas do blog (que é super novo) - coloquei no ar domingo retrasado e consigo saber de onde vieram os acessos . Aí, ví o endereço desse forum e vim conhece-lo. Aproveitei a ocasião para colocar uma postagem. Agora, sempre que tiver um tempinho aparecerei por aquí. Obrigado pelo apoio e pelos elogios, saiba que conto com vocês para votarem nas enquetes do Aquablog e deixarem lá seus comentários sobre as postagens .

Abraço do amigo.

Lescanjr
http://www.lescanjr.blogspot.com
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyQua Ago 20, 2008 12:19 am

Bom, quanto ao fórum o mérito é todo dos amigos Dennis Quaresma e Cetera que são os moderadores e conseguiram em pouco tempo e com a ajuda de alguns amigos movimentar bastante e dar contribuições valiosíssimas. Logo, logo eles aparecem por aí e dão um alô pessoalmente pra você.
Gostaria tembém de lhe dar os parabéns pelo blog. Passei um bom tempo navegando nos links e vi muita coisa boa. Já está nos meu favoritos e sei que com certeza os amigos do GPA e a comunidade aquarista em geral vai apreciar bastante, assim como espero que você aprecie o nosso fórum.
Grande abraço.
http://twitter.com/Dan_ASampaio
Dennis Quaresma
Administrador
Dennis Quaresma

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyQua Ago 20, 2008 1:45 am

Seja Muito bem vindo Lescanjr, também visitei algumas vezes o seu Blog e gosto muito principalmente dos Posts sobre o cultivo hidropônico de plantas.

Sobre o aquário, um Layout simples e direto ao ponto, muito bonito. Acho que talvez se as rochas trabalhassem mais em conjunto e o Riozinho fosse um pouco menos reto, ficaria bem melhor.

Grande Abraço.
https://gpaquarismo.forumeiros.com
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyQua Ago 20, 2008 4:52 pm

Seja bem vindo ao fórum e parabéns!!!!!!!
Muito bonito esse carpete!!!!

Abraço!!! Very Happy
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyQui Ago 21, 2008 12:35 am

Cara meus PARABENS!!
Espetacular!!!
Que tetras vc tá pensando em colocar?
A propósito... de onde vc é?
abraços
Leonardo André
Regular
Regular
Leonardo André

Número de Mensagens : 353

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptySáb Ago 23, 2008 12:37 pm

ESPETACULAR...

realmente de ótimo gosto esse seu layout, parabéns.

e seja bem-vindo ao fórum.
gui_gaisller
Peixinho
Peixinho
gui_gaisller

Número de Mensagens : 36

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptySáb Ago 23, 2008 9:34 pm

Shocked
L-I-N-D-O!!!!
Meus parabens!
Muito bom gosto!
Seja muito bem vindo!
Very Happy

Abraço!
Pissau
Regular
Regular
Pissau

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyDom Ago 24, 2008 10:41 pm

Putzzz...

Maravilhoso!!!

Parabéns!
Denis Cetera
Moderador
Moderador
Denis Cetera

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyQui Ago 28, 2008 6:31 pm

ficou muito bonito mesmo, esse carpete ta show, parabens
André Cunha - AQUANORTE
Lojista
Lojista
André Cunha - AQUANORTE

Número de Mensagens : 638

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptyQua Set 17, 2008 6:16 pm

Show de bola esse aquário, parabéns!!
http://www.aquanorte.com.br
RPC
Regular
Regular
RPC

Número de Mensagens : 103

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi EmptySeg Set 07, 2009 10:10 pm

Nossa show de bola Very Happy
Eu sei que a ultima pessoa comentou esse aquário em 2008, mais gostei tanto de iwagumi que vou reviver o topico Laughing
Muito bonito parabéns !
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi   Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi Empty

Evolução - plantado 375 litros - vidro curvo - Iwagumi
Ir para o topo 
Página 1 de 1