Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 19/05/2010

Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty
MensagemAssunto: Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.   Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. EmptyQui Ago 20, 2015 8:10 pm

Boa noite pessoal,

Preciso de dicas.

Depois de alguns anos no doce, com aquarinho de beta, com plantados, ciclideos americanos, ciclideos africanos, com a morte do meu auratus (briga), resolvi parti pra marinho.

O orçamento é bem apertado, e o clima quente de belém não ajuda.

Bom, meu aquário é montado embutido no rack da tv. Tem 89x40x32h (114 litros brutos). É bem baixo, mas gosto dessa proporção.

Sump aproveitarei um aquário velho e terá 100x20x39 (78 litros).

A filtragem vai ser primeiro um algae filter.. Nada mais fiz que uma bandeija de 80x20, de maneira que a agua cai por um lado e escorre até o outro lado, e como pegará muita luz indireta do dia deve criar bastante algas. Na sequência cai no compartimento do skimmer aviv-a200, capacidade para 200 litros, depois segue para muita siporax, acho que tem pelo menos 5 litros, depois provavelmente um rdsb, e finalmente bomba de recalque.

A bomba de recalque, depois de muito ler sobre e fazer alguns testes aqui, acredito que usarei uma sb650. Testei com s300, sb650, sb2000... todas funcionam mas acho que ideal é pouca vazão pra dar melhor oportunidade ao filtro de algas de cumprir com o seu papel.

Como o aquário fica em baixo da tv, literalmente, vou manter ele 100% fechado, de maneira que todos os equipamentos ficarão no sump mesmo.. assim não permito evaporação em demasia debaixo da tv. No display só terei uma bomba e a iluminação.

Segue a lista de tudo que já tenho:

1- SAL MARINHO AQUA OCEAN PREMIUM PARA CORAIS DUROS: 10KG, FAZ 300 LITROS. TAVA BEM BARATO ESSE SAL E DIZ SER EQUILIBRADO PARA CORAIS DUROS, LOGO DEVE SER BEM COMPLETINHO.
2- TERMOMETRO DIGITAL CHINA
3- DENSIMETRO SERA
4- SKIMMER AVIV-A200 (MARCA NACIONAL MAS MUITO RECOMENDADA)
5- Kit de teste Amonia, nitrito e PH Alcon (orçamento apertado como falei)
6- Kit teste CA, MG, KH NUTRATEC
7- Teste API nitrato
8- Medido TDS digital (pureza agua deionizada): 53 reais
9- Filtro deionizador com refil extra (DIY DO MERCADO LIVRE)
10- Bombas, tenho varias de montagens anteriores: s300, sb650, sb1000, sb2000 e uma chinesa de circulação interna de 2000l/h. Pretendo usar só a sb650 no recalque e a de circulação no display.
11- Controlador de cooler (termostato tz10)
12- Ventuinha 110v comprada na tip (muito bom quase tão forte quanto meu ventilador kkk
13- Rochas Kenya Rock (15kg)
14- Substrato 9kg aragonita de marca adquirido na aqua norte e 5kg de basalto (vou misturar, foi uma forma de baratear o custo já que o basalto é inerte e não contribui nem prejudica na montagem.

Como tudo praticamente foi comprado no mercado livre, pouca coisa chegou. Somente os testes alcon e o termometro digital. O densimetro comprei na vitória régia. O resto falta chegar.

Sei que ainda falta o teste de fosfato, estou respirando antes de comprar, e também tava atrás de uma marca boa porém barata. Ainda não achei da API que eu considero que seria o ideal.

Tenho algumas dúvidas:

1- Temperatura, com a ventuinha ligado direto, marca entre 27,1 a 27,8. Isso comecei a testar hoje. Marco a temperatura no display, mas todos os equipamentos ficam no sump, inclusive ventuinha. Essa variação é rapida, ou seja, parece que de 10 em 10 minutos fica nessa de ir a 27,1 e voltar a 27,8. Não ta com termostato ainda. Não sei se é falha do termômetro digital ou se essa variação existe mesmo. Essa faixa de temperatura e variação está ok? Ainda não está com o sump de 78 litros mas sim com um aquario de 40 pra testes.. Tenho split na sala, mas estou analisando e acho que não será necessário aquecedor? Até o momento quando ligo o ar não percebo grandes diferenças na temperatura.. nem chega a cair de 27, mas ainda testei pouco isso..

2- Vocês tem alguma dica pra acelarar a biologia quando eu montar a água salgada? Pegar água de algum aqua estabilizado? Qual? Pegar uma rocha viva com biologia? na vitória régia tem mas é muito caro, 50 o kg. Ou espero mesmo? quanto tempo pra ter uma boa biologia e pedras tomadas de calcáreas?

3- Quando eu chegar na parte dos corais, apesar de querer um aquário bem colorido, não pretendo vender a televisão pra comprar algumas mudinhas.. Não vou nem citar o preço que me ofereceram uma pedra com corais aqui em Belém, por que não sei se vale tudo isso mesmo, mas sei que não cabe no meu bolso. O que aconselham pra começar? Tem alguém que forneça mudinhas bem baratas e de fácil cuidado? Como faço pra fixar elas? Não tenho a mínima ideia de como fazer a colocação deles também.

4- Peixes, pretendo ter aquele básico casal de palhaços, e alguns peixes pequenos, como um goby amarelo, talvez um Royal Gramma.. mas isso ainda vou ver quando estiver com tudo estabilizado.

Me sobraram pedras muito bonitas, que coletei em salinas, mas não tive coragem de usar elas pois elas são metade calcáreas metade acredito que laterita pura pois quando se esfrega elas literalmente sangram... São lindas, mas infelizmente preferi optar por comprar as kenya rocks.

Posso coletar paguros em salinas pra colocar aqui? A última vez que fui lá, não conseguia andar na praia sem pisar em um hehehe.

Em breve começo a por fotos...

Aceito sugestões, conselhos, ajudas... O valor da montagem já está ficando bem salgado, mas muito menos do que sugeriram nas lojas.. espero que dê tudo certo.

Abraços,
Rodrigo Lima.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 19/05/2010

Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.   Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. EmptySex Ago 21, 2015 8:10 pm

Alguem saberia me informar onde encontro camarão bailarino. Pretendo ter assim que ciclado.
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo
Regular
Regular
marcelo


Número de Mensagens : 246
Idade : 52
Data de inscrição : 26/04/2011

Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.   Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. EmptySex Ago 21, 2015 11:38 pm

Eu vi 2, semana passada, numa loja aqui de icoaraci.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 19/05/2010

Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.   Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. EmptySeg Ago 24, 2015 3:49 pm

marcelo escreveu:
Eu vi 2, semana passada, numa loja aqui de icoaraci.

Valeu Marcelo, depois de ciclado vou em busca.

Com relação aos outros pontos de dúvida, alguém tenha marinho em Belém pode dar umas dicas?

Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.   Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. EmptySáb Out 10, 2015 4:13 am

Mano, é possivel sim montar um aquário marinho de forma mais barata, mas para isso vc tem muito o que aprender.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 19/05/2010

Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.   Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. EmptyDom Out 11, 2015 6:31 pm

Boa tarde,

De fato tenho muito o que aprender. E gosto de aprender metendo a cara, com certa responsabilidade e bastante leitura claro.

Meu aquário já está montado e ciclado:

Parâmetros:

Densidade: 1025
ph 8.4 (aqui entrou o buffer aqua vitro)
kh 9 (também com ajuda do buffer)
calcio - 475
mg - 1250
temperatura: 27,5 - 28.3 (range máximo controlado via coel e coolers).
amonia 0
nitrito 0
nitrato 0
fosfato - no teste da api 0,25 mg/l que é a primeira escala após o zero.


Iluminação: montei com um kit xenon 10.000k. Ou seja, duas lâmpadas de 35w que são bem semelhantes às HQI + uma t8 10.000k de 20w.

Ainda pretendo mudar a t8 por uma t5 actínica de 40w. Essa t8 está provisória pois estava sobrando.

Quando coloquei essa iluminação nova ficou bem complicado manter a temperatura. Acabei tendo que mudar o foto período da parte da tarde para parte da manhã, iniciando as 5:30 só com a t8, 6 horas com todas acesas até as 15:00 horas, e depois só a t8 acesa até as 7 da noite.

Estou com dois ocelaris, um pseudochromis, friedmani, um camarão stenopus, um mush green e um xênia. Todos respondendo bem.. Passei só um estresse com meu mush quando alterei a iluminação e com ela na parte da tarde o aquario chegou a 29 gaus, ele se fechou e perdeu um pouco a cor.. Agora está se recuperando bem...

A montagem foi a seguinte:

Substrato de aragonita premium não lembro a marca, comprada na aqua norte. Bem baixo, 1 cm apenas.

15 kilos de kenia rock

uma bomba de circulação xing ling de 2500l/h (está provisória pois comprei no ebay uma jebão).

sump: 100cm x 20cm x 40cm, porém ele fica com coluna dágua de 24cm recomendado pelo skimmer.

skimmer aviv a-200

filtro de algas que se trata de uma bandeija por onde cai a agua do retorno, sendo esta bandeija de 80cmx19cm.

bomba de retorno: optei pela técnica do basso do retorno fraco, sendo apenas uma bomba rio 189, de 456l/h. Ainda irei colocar uma bomba para recircular apenas o sump pegando dele e retornando pra cascata de algas..

5 litros de siporax que eu já tinha sobrando por aqui dos meus aquas doces, tendo sido feita a penas a renovação com uma boa lavagem com clore e depois eliminação desse cloro.

dois coolers 110 12cm e um cooler 12v de 20cm

testes variados alcon, sera, api e nutratec.

densimetro sera precision (já pedi um refratômetro no ebay), mas conferi na vitória régia e a salinidade apontada no densimetro está identica a medida no refratômetro.

caneta tds comprada no ebay.

filtro deionizador comprado no ML. Se trata de um filtro caseiro feito por uma loja do ramo de peixes. Muito bom o filtro aprovadissimo.

Estudei bastante o assunto na hora da montagem, mudei muitas coisas e acredito estar indo pelo caminho certo... E sei que com o tempo irei aprender com erros também.

Esqueci de mencionar uma péssima compra de corais no ML. O vendedor mandou um coral a menos, e os que vieram são muito pequenos, sendo que de 5 apenas 2 abriram. Está em mediação no mercado pago.

Atenciosamente,
Rodrigo Lima.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigolima250s
Peixinho
Peixinho



Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 19/05/2010

Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.   Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. EmptyDom Out 11, 2015 6:33 pm

Esqueci de mencionar, teve lojista falando em 4000 mil reais pra montar um cubinho. Estou na metade disso e não se trata de um cubinho, meu aqua tenho 89x32x40 e sump de 100x40x20.

E estou fazendo um chiller diy. Já adquiri compressor, condensador, ventilador e tubulação de cobre à qual foi devidamente encapada com mangueira cristal. Essa semana pretendo chamar um tecnico em refrigeram para montar o projeto.

Very Happy

OBS: Nada contra as lojas, muito pelo contrário.. e entendo o lado do empresário. Porém nem sempre temos condições de pagar por todas as facilidades que são vendidas. Além disso, preço de peixe é imbatível e o coral que comprei na aquanorte, assim como o coral comprado na aquabel são show e foram excelentes de preço.

Esqueci de mencionar. Tive pouquissima alga marrom no período de ciclagem e com a entrada de 3 turbos e dois paguros, tudo ficou branquinho novamente em 3 dias.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.   Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iniciando no marinho - toda ajuda é bem vinda.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Iniciando no marinho....
» qua marinho. 6º e 7º vidro
» agua marinho
» Aquário marinho
» Aquario Marinho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-
Ir para: