Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Algicidas

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
TiagoCAraujo
Regular
Regular
TiagoCAraujo


Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 01/11/2013

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Algicidas   Algicidas EmptySáb Abr 19, 2014 6:47 pm

Amigos, diminui o foto-periodo do meu aquário para apenas 6h diárias (Das 9:30 as 15:30), tambem já diminui a quantidade de comida que dou aos peixes... Estou fazendo uma TPA semanal com troca de perlon e colocando fertilizante e CO2 para as plantas, mas meu aquário não para de dar algas filamentosas... Não sei mais o que fazer.

Em razão da situação, estou pensando seriamente em partir para um algicida.

Alguém aqui no Fórum utiliza um bom algicida ??? Isso acaba atrapalhando a saúde dos peixes e plantas ou apenas das algas ???
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Re: Algicidas   Algicidas EmptyDom Abr 20, 2014 9:17 am

Nunca usei algicidas, mas ampularias sempre entram no meu aquario quando tenho filamentosas.
Esta recém montado? Pois nesse período e normal isso acontecer.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador
Marcelo Correa


Número de Mensagens : 436
Idade : 49
Data de inscrição : 28/07/2012

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Re: Algicidas   Algicidas EmptyDom Abr 20, 2014 11:10 am

Fale Tiago.
Cara a filamentosa e uma das algas mais fácies de se resolver.
Basta adicionar uma ampularia ou qualquer outro caramujo pra aquário ou se você não quiser um desses bagunceiros você pode usar camarões red cherry ou fantasma mesmo, e em no máximo em 2 dias já eram essas filamentosas.

Outra opção é fazer um apagão de 3 dias, sem nem uma luz.

mais te aconselho a usar o camarão fantasma mesmo são baratos, trabalhadores e alem do mais trazem uma beleza pro aquário.
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoCAraujo
Regular
Regular
TiagoCAraujo


Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 01/11/2013

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Re: Algicidas   Algicidas EmptySeg Abr 21, 2014 11:55 am

Opa, valeu pela dica... Eu tinha muitos caramujos no meu aquário, mas como as algas filamentosas não param de crescer, resolvi por menos comida para os peixes, assim ficam menos dejetos e achei que fosse diminuir as algas... Mas quando diminui a quantidade de comida os caramujos acabaram morrendo... Muitos mesmo, sobrou no máximo 2 ou 3.

Toda TPA eu tento tirar o máximo possível de algas do meu aquário, elas estão crescendo na base das plantas... Acabam matando muitos plantas lindas que tenho... Tambem tomaram conta de 02 troncos que tenho no aquário.

É muito complicado toda semana tirar um monte de algas e no próximo sabado ver que já estão lá novamente.

Eu tinha alga suspensa, diminui o foto período para 6h diárias e nunca mais tive algas suspensas no aquário.

Já as filamentosas... Mantenho o perlon limpo, retiro o máximo que posso das algas e nada.

Para melhorar a informação, estou utilizando CO2 com 1 bolha por segundo, tambem coloco fertilizante líquido da Sachen, Micro e Macro nutrientes... Mas muito antes de eu colocar o fertilizante, já tinham algas filamentosas no meu aqua.

--------------------------------

Parece que as ampulárias são maiores que os caramujos que eu tinha aqui... São todas amareladas ???

Creio que as ampulárias teriam paz no meu aquário, porque os camarões muito provavelmente seriam devorados pelos Black Phantoms ou Coridoras, a não ser que seja o fantasma que é um pouco maior...

Mas os fantasmas não iriam cutucar as coridoras ???

Valeu pela ajuda gente, se mais alguem poder ajudar Very Happy.

Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Re: Algicidas   Algicidas EmptySeg Abr 21, 2014 7:13 pm

Geralmente fantasmas comem peixes bem pequenos... Uma cory adulta só se estivesse morta ou moribunda. Da uma reduzida no fertilizante por enquanto... As algas os aproveitam bem mais rápido que as plantas.
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoCAraujo
Regular
Regular
TiagoCAraujo


Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 01/11/2013

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Re: Algicidas   Algicidas EmptyTer Abr 22, 2014 10:43 pm

Valeu meus amigos, muito obrigado pela ajuda, só me enganei qto ao fertilizante utilizado são dois, micro e macro nutrientes da Mbreda.

Em vez de colocar 1 gota para cada litro, vou diminuir p/ 5 gotas para cada 8 litros, acho que pode ajudar.

Percebi que as algas do tronco estão ficando um pouco fracas e crescendo menos, acho que foi a diminuição na comida Smile.
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoCAraujo
Regular
Regular
TiagoCAraujo


Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 01/11/2013

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Parecem Imbatíveis :(   Algicidas EmptySex Mar 25, 2016 4:07 pm

Amigos, as algas diminuíram bastante, mas ainda continuam surgindo e ainda tenho de tirar manualmente algumas toda a semana...

Para combater as algas, estou usando:

* Phosguard da Seachem (tentando reduzir o phosphato na agua).
* Devo ter hj aproximadamente uns 6 camarões fantasma
* 06 Ottos
* Vários caramujos.

Porém continuo limpando manualmente algas toda semana.

Estou pensando em utilizar água de palha de ações... Parece que é uma excelente fonte de ferro para as plantas e diminui os níveis de phosphato e silicato na água.

Não sei exatamente qual a proporção de água de palha de ações/ litros água aquário...

Alguém já testou utilizar este método??? Se sim... Qual a proporção água palha de ações/Litros aquário???

Desde já grato mais uma vez pela atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoCAraujo
Regular
Regular
TiagoCAraujo


Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 01/11/2013

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Re: Algicidas   Algicidas EmptySex Mar 25, 2016 4:11 pm

Apenas retificando a informação acima... Trata-se de água de palha de aço.

Pelo que li... Se deixa em um recipiente separado, palha de aço enrolada em um perlon, mergulhado em água... Depois de três dias a água fica cheia de "ferrugem"... Daí é só pegar um pouco em um copo e colocar no aquário.

Dizem que reduz bastantes níveis de phosphato e silicato na água, além de ser uma excelente fonte de ferro para as plantas.

Dizem que é excelente para combater algas.
Ir para o topo Ir para baixo
Vagner_Soares
Regular
Regular
Vagner_Soares


Número de Mensagens : 102
Data de inscrição : 15/03/2010

Algicidas Empty
MensagemAssunto: Re: Algicidas   Algicidas EmptyTer Abr 05, 2016 4:16 pm

Nunca ouvi falar sobre esse método. Tome cuidado com a quantidade, pois pode prejudicar o mais importante do seu aquário: os peixes.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Algicidas Empty
MensagemAssunto: Re: Algicidas   Algicidas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Algicidas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: