Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 dúvida Aquario para discos.

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
mauricio2904
Alevino
Alevino
mauricio2904


Número de Mensagens : 17
Idade : 36
Data de inscrição : 01/05/2013

dúvida Aquario para discos. Empty
MensagemAssunto: dúvida Aquario para discos.   dúvida Aquario para discos. EmptyDom Fev 02, 2014 3:03 pm

já tenho um aquario pequeno (80 litros), mas estou querendo montar um aquário plantado para discos.
300 litros 120x50x50.

Perguntas:

1-o tamanho está bom para discos? quantos posso colocar neste aquario?
2-qual a filtragem adequada? dicas de filtros pra comprar atman...canister...hang-on;
3-qual a iluminação correta?
4-que substrato é mais indicado?
Ir para o topo Ir para baixo
Minotto
Regular
Regular
Minotto


Número de Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/04/2013

dúvida Aquario para discos. Empty
MensagemAssunto: Re: dúvida Aquario para discos.   dúvida Aquario para discos. EmptyDom Fev 02, 2014 5:25 pm

Olá!

Vou tentar te ajudar:

1 - O tamanho está ótimo. Acredito que entre 10 a 15, até mesmo 20, dependerá do seu sistema de filtragem e frequência de tpa's.

2 - Eu iria de sump dentro do móvel com os discos em mente (indiscutivelmente o melhor sistema de filtragem), mas como quer plantado, talvez um sump lateral (sexto vidro) ou canister (ou 2X canisters)...hang on é meio complicado dar conta da sujeira que os discos fazem, alem do espaço limitado para as mídias.

3 - Depende das plantas que deseja manter. E como vai manter discos, aconselho usar plantas que ofereçam áreas de sombra, pois discos não são grandes fãs de áreas muito iluminadas.

4 - Como quer um plantado, terá de usar solo fértil + camada inerte, ambos vão do seu gosto, se quiser uma camada inerte boa e barata vai de areia de filtro de piscina (de quartzo) ou areia de rio. Camada fértil vc pode usar húmus tratado (se tiver como fazer isso) ou comprar os prontos. Eu uso e aprovei o Nature Soil da Aquamazon. Tem tópicos aqui no fórum que adentram em mais detalhes sobre essa questão de substrato para plantados.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
mauricio2904
Alevino
Alevino
mauricio2904


Número de Mensagens : 17
Idade : 36
Data de inscrição : 01/05/2013

dúvida Aquario para discos. Empty
MensagemAssunto: Re: dúvida Aquario para discos.   dúvida Aquario para discos. EmptyDom Fev 02, 2014 10:45 pm

Vi em outros forums que não é muito bom manter aquário de discos+plantas, ou seja, seria melhor somente discos ou somente plantas com outros tipos de peixe (tetras na maioria). No caso somente discos+casacalho+tronco/enfeites. Sabem me dizer se esta informação procede!

Gostaria de saber que canister e quantos comprar para este tamanho de aquário? Devo observar a vazão de 10X o volume também? é pq no meu aquario só utilizo hang on, e nunca utilizei canister.

outra coisa..., o aquario plantado tem tempo de vida? Tipo, depois de um tempo terei que refazer o substrato ou algo do gênero?

Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Alcantara
Regular
Regular
Leonardo Alcantara


Número de Mensagens : 242
Idade : 39
Data de inscrição : 14/10/2009

dúvida Aquario para discos. Empty
MensagemAssunto: Re: dúvida Aquario para discos.   dúvida Aquario para discos. EmptyDom Fev 02, 2014 11:14 pm

mauricio, o substrato vence sim mesmo dentro do aquário pq com o tempo ele perde a propriedade de suplementos que nutre as plantas, mas não é preciso vc desfazer para remontar com novos substratos, pq a biologia acaba e tem suplementos em capsulas que vc enterra no substrato perto das raizes de cada planta que consumirá esse suplemento em capsula pela raiz.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





dúvida Aquario para discos. Empty
MensagemAssunto: Re: dúvida Aquario para discos.   dúvida Aquario para discos. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
dúvida Aquario para discos.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre aquário plantado
» Discos Para Venda...
» Montagem do meu primeiro aquário
» Vendedores do Pará - Compro Discos
» Meu aquário de discos.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: