Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Dúvida planta em tronco!

Ir para baixo 
+3
Anderson Almeida
Dylan
mauricio2904
7 participantes
AutorMensagem
mauricio2904
Alevino
Alevino
mauricio2904


Número de Mensagens : 17
Idade : 36
Data de inscrição : 01/05/2013

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptyQua Jan 29, 2014 1:36 pm

Quero saber, se eu colocar o "musgo de java" em um tronco e em algumas rochas (SOMENTE), para que se prolifere vou precisar colocar substrato fértil também no fundo do aquário, antes da camada inerte?

Melhor explicando, eu não estou querendo fazer o carpete do fundo do aquario e nem plantar outra coisa, as plantas (musgo...) só vão ser amarradas ao tronco e em algumas rochas que comprei. O fundo do meu aquario vai permanecer como está - utilizo basalto no fundo.

Se for possível, o que vou precisar para manter este plantado?


Configurações atuais:

Volume: 80 Litros
Medidas: 70x30x40 CxLxA
Filtro: Atman hf400
Substrao: Basalto
Sem iluminação
Ir para o topo Ir para baixo
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan


Número de Mensagens : 1901
Idade : 44
Data de inscrição : 16/04/2008

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptyQua Jan 29, 2014 2:23 pm

Maurício, o musgo de java é uma planta de fácil manutenção e não exige maiores cuidados, não é necessário substrato fértil já que ele não lança raízes, porém você irá precisar providenciar algum tipo de iluminação para o seu aquário ou o musgo não irá se desenvolver, você também pode utilizar CO2, mas não é algo obrigatório seu desenvolvimento apenas será mais lento.
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/Dan_ASampaio
Anderson Almeida
Regular
Regular
Anderson Almeida


Número de Mensagens : 353
Idade : 36
Data de inscrição : 26/06/2012

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptyQua Jan 29, 2014 2:51 pm

Se estiveres nas regiões do Brasil onde o calor é de nos castigar, como na Cidade de Belém/Pa, e em torno, vais precisar montar um sistema de resfriamento da agua para que ela não passe dos 28 graus, para que assim seu musgo de java não se desintegre. A agua deve ser ácida. Se vc montar um sistema de ventoinhas de computados que resfrie a agua do seu aqua, mantendo ela acida e uma iluminãção fraca, para o musgo, a tendencia é ele se desenvolver bem e verdinho.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptyQua Jan 29, 2014 4:44 pm

Realmente o Dylan está certo, não há a necessidade de maiores cuidados....Agora o fator mais importante é a temperatura, se esquentar dá merda
Ir para o topo Ir para baixo
Dylan
Moderador
Moderador
Dylan


Número de Mensagens : 1901
Idade : 44
Data de inscrição : 16/04/2008

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptyQua Jan 29, 2014 8:51 pm

Tinha esquecido desse detalhe importantíssimo! Embarassed Por esse motivo eu não consegui fazer vingar o musgo de java em um aquário uns anos atrás, meu aquário beirava os 30 graus, são poucas as plantas que se dão bem nessas condições...
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/Dan_ASampaio
mauricio2904
Alevino
Alevino
mauricio2904


Número de Mensagens : 17
Idade : 36
Data de inscrição : 01/05/2013

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptySáb Fev 01, 2014 6:26 pm

Gostaria de saber as espécies de plantas que poderia receber no meu aquario para fixar nos troncos. Ou seja, que plantas poderia ter em meu aquario sem a necessidade de fertilizante? musgo de java...
Ir para o topo Ir para baixo
Dennis Quaresma
Administrador
Dennis Quaresma


Número de Mensagens : 1170
Data de inscrição : 01/08/2007

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptyTer Mar 18, 2014 10:35 pm

Mauricio,

Além dos musgos, as plantas do gênero Microssorum se desenvolvem bem sem substrato fértil e com pouca iluminação.
Ir para o topo Ir para baixo
https://gpaquarismo.forumeiros.com
Vagner_Soares
Regular
Regular
Vagner_Soares


Número de Mensagens : 102
Data de inscrição : 15/03/2010

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptyQui Mar 20, 2014 4:34 am

As anúbias também são ótimas opções.
Tenho em meu aquário, anúbias coffefolia e anã, que estão se desenvolvendo muito bem em troncos.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador
Marcelo Correa


Número de Mensagens : 436
Idade : 49
Data de inscrição : 28/07/2012

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptyQui Mar 20, 2014 10:30 am

Verdade as Anubias tanto a nana como a cofefolia são ótimas entre troncos e rochas ou amarradas.
Ir para o topo Ir para baixo
Dennis Quaresma
Administrador
Dennis Quaresma


Número de Mensagens : 1170
Data de inscrição : 01/08/2007

Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! EmptySex Mar 21, 2014 11:54 am

Em relação às plantas do gênero Anubias eu concordo no que diz respeito à amarra-las em troncos e rochas, fazemos isso para não enterrar o rizoma.

No entanto, elas tem um sistema radicular bem desenvolvido. Mesmo sendo plantadas em troncos, estas vão lançar raízes procurando fixação no substrato e crescem bem melhor se encontrarem substrato fértil. À título de curiosidade ainda, elas costumam lançar uma raiz mais grossa e esbranquiçada e várias outras raízes menores e verdes. Depois que elas se fixam no substrato, trocá-las de posição pode desacelerar o seu crescimento.

De qualquer forma são plantas pouco exigentes e podem se desenvolver bem sem substrato fértil, porém talvez mais lentamente e com menos vigor.
Ir para o topo Ir para baixo
https://gpaquarismo.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Dúvida planta em tronco! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida planta em tronco!   Dúvida planta em tronco! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida planta em tronco!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alguém Conhece essa Planta?
» Amônia muito alta
» Que planta é essa?
» Alguem sabe que planta é essa?
» Alguém identifica essa planta??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: