Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Portal GPAPortal GPA  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Problemas com plantado Algas e Substrato.

Ir para baixo 
+3
Minotto
Rodolfo_
Rodrigo R
7 participantes
AutorMensagem
Rodrigo R
Regular
Regular
Rodrigo R


Número de Mensagens : 346
Idade : 33
Data de inscrição : 01/11/2012

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 8:10 pm

Bom pessoal comecei um projeto de um plantado para saber como era, se era fácil a manutenção, injeção de CO2, Podas, Crescimento das plantas e etc...

Acontece que na hora da montagem eu coloquei bem mais substrato fértil (humus + laterita), do que a camada inerte.

Com esse meu erro aconteceu que toda vez que ia replantar as plantinhas sempre vinha um pouco de humus na pinça, toda vez que ia sinfonar o sifão puxava humus também...

Agora estou com um surto de algas cabelo ou outra semelhante.

Eu quero retirar um pouco do humus+laterita e adicionar mais areia, o que vocês me recomendam?
Ir para o topo Ir para baixo
Rodolfo_
Colaborador
Colaborador
Rodolfo_


Número de Mensagens : 448
Idade : 40
Data de inscrição : 02/09/2012

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 8:23 pm

Opa amigo, se tem mais quantidade de humus do que areia esta complicado, pq com o tempo o humus fermenta e gera bolhas, se tem pouca areia, isso vai começar a se misturar...
Eu remontaria o aquário, tipo, tiraria tudo, faria outras camadas e replantaria as plantas.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo R
Regular
Regular
Rodrigo R


Número de Mensagens : 346
Idade : 33
Data de inscrição : 01/11/2012

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 8:46 pm

Pois é Rodolfo, acho que esse foi meu único erro quando comecei com esse aquário plantado.
De resto as plantas estão bem bonitas, crescendo num nível absurdo.

De fauna eu tenho 7 Barbos Sumatras, quero causar o mínimo de impacto para eles. To pesando em fazer essa "revitalizada" domingo.
Ir para o topo Ir para baixo
Minotto
Regular
Regular
Minotto


Número de Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/04/2013

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 8:51 pm

Cara, desmonta e remonta...ou aumenta a altura da camada inerte...se fosse comigo, remontaria.

1cm de camada fértil é o suficiente...de camada inerte, procure manter no minimo 5cm na parte da frente e uns 7-8cm na parte de trás.

Outra coisa: em se tratando de aquário plantado, jamais sifone o substrato, se tiver muito sujo, apenas agite a regiao para levantar a sujeira e o filtro remover.

Mais uma coisa: quando for replantar ou retirar planta do lugar, enfim, se já tiver um bom tempo da planta no local, provável que ela esteja bem enraizada, nesse caso, não puxe, apenas corte ela bem rente ao substrato. Assim você evita das raízes trazerem restos da camada fértil.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular
luiz eduardo s. da silva


Número de Mensagens : 194
Idade : 57
Data de inscrição : 25/08/2009

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 9:17 pm

Rodrigo uma vez isso aconteceu comigo, porém não desmontei o aqua, apenas aumentei a camada isolante, como fiz, areia de filtro de piscina ou de construção eu ia derramando com o auxilio de um tubo de pvc de 3/4 encostado no fundo do aqua, depois espalhei com uma régua, da um pouco de trabalho, porém bem menos que desmontar.


Última edição por luiz eduardo s. da silva em Sex Abr 26, 2013 9:32 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo R
Regular
Regular
Rodrigo R


Número de Mensagens : 346
Idade : 33
Data de inscrição : 01/11/2012

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 9:27 pm

Pois é Luiz, o problema é que meu aquário só tem 30cm de altura.

Tem 3~4 cm de camda fértil e 2cm de inerte. vai ficar muito apertado se eu colocar mais areia.

E também aprendi bastante coisa com a experiência, vou adicionar uma rocha e uns tronquinhos. Já sei como é o crescimento das plantas, fica bem melhor de administrar .
Ir para o topo Ir para baixo
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular
luiz eduardo s. da silva


Número de Mensagens : 194
Idade : 57
Data de inscrição : 25/08/2009

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 9:31 pm

Realmente vai ficar muito baixo a coluna da água, o problema foi a cama da fértil muito espessa.
Ir para o topo Ir para baixo
Rubem Dias
Moderador
Moderador
Rubem Dias


Número de Mensagens : 2112
Idade : 40
Data de inscrição : 22/05/2008

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 10:27 pm

Se o seu aquário fosse mais alto era so aumentar a camada inerte como os colegas falaram acima... Mas como é baixo melhor remontar...
Nunca sifone um plantado!!
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo R
Regular
Regular
Rodrigo R


Número de Mensagens : 346
Idade : 33
Data de inscrição : 01/11/2012

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySex Abr 26, 2013 11:27 pm

Rubem Dias escreveu:
Se o seu aquário fosse mais alto era so aumentar a camada inerte como os colegas falaram acima... Mas como é baixo melhor remontar...
Nunca sifone um plantado!!

É, eu aprendi isso na prática. quando vi várias plantinhas subindo tive que replantar algumas mudinhas que ainda não tinham enraizado.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Correa
Colaborador
Colaborador
Marcelo Correa


Número de Mensagens : 436
Idade : 49
Data de inscrição : 28/07/2012

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySáb Abr 27, 2013 9:50 am

Cara eu faria dessa forma:
1º Retirava todos os peixes botando eles em outro aquário.
2º Retirava planta por planta todas elas sem perder a sua raiz.
3º Retirava a camada fértil até ficar em 1,5 cm ou 2 cm no maximo.
4º Colocaria a camada inerte até que fique 5 cm na frente e de 8 até 12 cm atrás.
5º Posicionaria troncos e pedras para forma um hardscape.
6º Replantaria planta por planta com suas raízes cortando as raízes até dois dedos ou um pouco menos.
7º Encheria o aquário com água nova e usaria um bom produto para acelera a biologia e usando doses duplas do acelerador de biologia por pelo menos 5 dias.
8º Deixaria os peixes em um aquário reserva, hospital com uma bomba de ar.
9º Por ultimo depois de uns dez dias ou menos botaria novamente os peixes no aquário.
Ir para o topo Ir para baixo
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio


Número de Mensagens : 2505
Idade : 41
Data de inscrição : 03/08/2007

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySeg Abr 29, 2013 9:12 am

Eu também montaria tudo de novo, começando do zero!

Substrato fértil em contato com a coluna d´água é dor de cabeça na certa!

Abçs
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo R
Regular
Regular
Rodrigo R


Número de Mensagens : 346
Idade : 33
Data de inscrição : 01/11/2012

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySeg Abr 29, 2013 10:10 am

É eu ja tinha na minha cabeça que a replantagem era o melhor a se fazer. So queria tirar as duvidas pra saber se ia acontecer tudo certo.

Essa semana vou lá no interior de Curuça, lá tem mais de 8 igarapés pertinhos um dos outros, vou tentar trazer umas plantas, troncos e pedras para formar um bom layout.

O aquario atual ta um matagal só, as plantas estão muito grande e bonitas.


Ps: vou tirar umas fotos dos igarapés de lá.
Ir para o topo Ir para baixo
Ras Miglio
Moderador
Moderador
Ras Miglio


Número de Mensagens : 2505
Idade : 41
Data de inscrição : 03/08/2007

Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. EmptySeg Abr 29, 2013 10:34 am

Rodrigo R escreveu:
Essa semana vou lá no interior de Curuça, lá tem mais de 8 igarapés pertinhos um dos outros, vou tentar trazer umas plantas, troncos e pedras para formar um bom layout.

Massa Rodrigo, tenta capturar algumas espécies também pra gente dar uma conferida na fauna de lá.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty
MensagemAssunto: Re: Problemas com plantado Algas e Substrato.   Problemas com plantado Algas e Substrato. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Problemas com plantado Algas e Substrato.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Algas, algas e mais algas!
» Problema com Algas
» Anti-Algas..
» explosão de algas
» Algas Filamentosas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: